Categoria: Física Artigos |
Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira; OLIVEIRA Filho, Kepler de Souza
Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de óptica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Applets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3ª série do Ensino Médio.
Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino de Óptica. Novas tecnologias. Hipermídia.
|
1663 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.267-27. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Utilização da Olimpíada Brasileira de Astronomia como Introdução à Física Moderna no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 15/7/2010 |
Descrição:
MARQUES, Adilio Jorge; SILVA, Cláudio Elias da
É possível utilizar um projeto ou atividade extracurricular, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (hoje também de astronáutica), doravante OBA, para introduzir a física moderna no Ensino Médio? Esta é a proposta deste trabalho a partir da experiência no Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro, RJ, ocorrida no primeiro semestre de 2004. A OBA atinge desde o Ensino Fundamental até alunos do 3° ano do Ensino Médio. Com tal faixa de atuação, durante os meses de março e abril até a prova da Olimpíada, em maio, foram realizadas aulas expositivas aos participantes sobre aspectos da astronomia. A questão inicial era melhor preparar nossos alunos para o exame da V OBA. Porém, com as exposições e discussões, muitos alunos desejaram e foram além do esperado, buscando um maior aprofundamento em questões que estão fora da grade curricular e dentro do que se estabeleceu por física moderna e contemporânea.
|
1683 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Viajando pelo Sistema Solar: um jogo educativo para o ensino de astronomia em um espaço não-formal d |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
BERNARDES, Adriana Oliveira; GIACOMINI, Rosana
Apresentamos neste trabalho o jogo educativo “Viajando pelo Sistema Solar”, desenvolvido com o intuito de estimular o interesse por ciências em alunos do Ensino Fundamental, 1° segmento. O jogo, produzido através de uma parceria entre um clube de astronomia e um colégio estadual, ambos localizados em Itaocara, Rio de Janeiro, priorizou a utilização de materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados no mercado. Sua aplicação ocorreu inicialmente em um espaço não formal de educação (no clube de astronomia), no qual o jogo mostrou-se um excelente recurso para um primeiro contato com o tema por alunos na faixa etária entre seis e 12 anos.
Palavras-chave: Prática docente. Ensino Fundamental. Jogo educativo. Astronomia. Sistema solar.
|
739 0 bytes Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a11.pdf |
|