Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Regiões de segurança em lançamento de projéteis Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Lúcia Resende; BONFIM, Valdair

Nosso principal objetivo neste trabalho é a determinação de regiões de segurança em balística. Por região de segurança entendemos a região do espaço tridimensional que fica livre da ação de projéteis. A determinação da região de segurança será reduzida ao cálculo da envoltória de uma família de trajetórias, indexada segundo o ângulo de tiro.

Palavras-chave: Lançamento de projéteis. Resistência do ar. Envoltória. Região de segurança.

Downloads 1700  1700  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Modelagem Matemática como Metodologia para o Ensino-Aprendizagem de Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de

Neste artigo procuraremos mostrar uma proposta de ensino de Física utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível é necessário que o professor de Física conheça as principais características dessa metodologia, pois é durante a dinâmica da modelagem matemática que os conceitos físicos vão sendo introduzidos na bagagem cognitiva do aluno. Essa proposta de ensino de Física, além de torná-lo significativo, possui um caráter interdisciplinar e contextualizado. Concluímos que a modelagem matemática aplicada ao ensino de Física pode dar mais motivação aos alunos, além de se conseguir um ponto de convergência entre essas duas disciplinas.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Constextualização.

Downloads 953  953  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI EPAEM  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Júri simulado: um uso da história e filosofia da ciência no ensino da óptica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BONIEK, Venceslau da Cruz Silva e MARTINS, André Ferrer Pinto

Este trabalho descreve uma estratégia didática realizada no nível médio de ensino e fundamentada na história e na filosofia da ciência, que teve como objetivo tornar mais atrativo e significativo o ensino da física e, em particular, o ensino da óptica: o júri simulado.

Palavras-chave: Júri simulado. Óptica. Ensino de Física.

Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009. p.17-20

Downloads 646  646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a03.pdf
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Temperatura do universo: uma proposta de conteúdo para estudantes do nível fundamental utilizando ma Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Tamila Marques; MILTÃO, Milton Souza Ribeiro

Temos conhecimento, através das atuais pesquisas na área de Ensino de Física, que não é necessário os docentes se concentrarem em memorizações de fórmulas durante suas aulas, eles devem interagir com seus estudantes de forma criativa, com experimentações, melhores recursos metodológicos e boas estratégias avaliativas, a fim de garantir o possível aprendizado do aluno, fazendo-o associar os assuntos dados em sala de aula com o seu cotidiano. Os mapas conceituais, por exemplo, podem ajudar tanto o docente como o estudante a organizar melhor os conteúdos abordados e facilitar na aprendizagem. Conciliando os mapas com conceitos e curiosidades de Astronomia (especificamente a Temperatura do Universo, que engloba quase todos os conteúdos da Física) pode ser uma forma criativa de atrair os estudantes para as aulas de Física, tornando-as mais interessante. Apesar da complexidade dos assuntos de Astronomia, eles podem ser apresentados para uma turma de nível fundamental com uma linguagem mais apropriada e de forma conceitual. O importante é mostrar analogias/comparações com o cotidiano. Para tanto, nesse trabalho foi criado um esquema conceitual, que serviu como ponta-pé inicial para a construção de mapas conceituais para o ensino fundamental, sendo estes construídos com o auxílio de desenhos e figuras, para despertar o interesse do público alvo pela disciplina. Após todas as construções e re-análises, os mapas foram aplicados em duas escolas do município de Feira de Santana - Bahia, Brasil, possibilitando com que os estudantes da 9º ano, que estavam tendo o primeiro contato com assuntos dessa disciplina, pudessem também construir seus próprios mapas de acordo com os conteúdos abordados pelo docente. Assim, esses estudantes puderam buscar nos mapas conceituais uma forma interativa de produzir conhecimentos.

Palavras-chave: mapas conceituais, ensino fundamental, ensino de física.

Downloads 807  807  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID100/v5_n1_a2010.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 (31)