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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Modelagem Matemática como Metodologia para o Ensino-Aprendizagem de Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de

Neste artigo procuraremos mostrar uma proposta de ensino de Física utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível é necessário que o professor de Física conheça as principais características dessa metodologia, pois é durante a dinâmica da modelagem matemática que os conceitos físicos vão sendo introduzidos na bagagem cognitiva do aluno. Essa proposta de ensino de Física, além de torná-lo significativo, possui um caráter interdisciplinar e contextualizado. Concluímos que a modelagem matemática aplicada ao ensino de Física pode dar mais motivação aos alunos, além de se conseguir um ponto de convergência entre essas duas disciplinas.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Constextualização.

Downloads 949  949  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI EPAEM  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Natureza da Ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz

Este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos do ensino médio onde se investigou as concepções dos discentes sobre a natureza da ciência. Dentre os resultados iniciais obtidos, este estudo aponta que tanto os alunos ingressantes como os concluintes do ensino médio, participantes da pesquisa, apresentam as mesmas concepções, algumas equivocadas, sobre a natureza da ciência. Este fato mostra que novas metodologias devem ser repensadas no intuito de alcançar melhores resultados nesse sentido.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Ensino Médio.

Downloads 1024  1024  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Latin-American Journal of Physics Education, Vol.   Site http://www.journal.lapen.org.mx/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A natureza da luz e o ensino da óptica: uma experiência didática envolvendo o uso da história e da f Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz; MARTINS, André Ferrer Pinto

Este trabalho apresenta uma experiência que compreendeu a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática que propõe a introdução de elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio como subsídios à aprendizagem de conceitos da óptica, de forma geral, e de aspectos relativos à natureza da ciência, de forma específica. Valendo-nos de episódios históricos sobre a controvérsia existente acerca da natureza da luz, principalmente nos séculos XVII e XVIII, como também de recortes da história da óptica no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos explicativos do processo da visão, elaboramos e aplicamos uma unidade didática a duas turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Parnamirim (RN). A análise dos dados apontou para aspectos favoráveis das estratégias idealizadas, bem como mostrou indícios de dificuldades inerentes ao processo. Apesar disso, entendemos que a unidade didática logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão da ciência como também de conceitos da óptica.

Palavras-Chave: História da Ciência; Óptica; Natureza da Ciência; Ensino de Ciências.

Downloads 960  960  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID110/v5_n2_a2010.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na ap Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
DIAS, Ana Cristina Garcia; BARLETTE, BARLETTE, Vania Elisabeth; MARTINS, Carlos Alberto Gomes

O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a autoculpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.

Palavras-chave: aprendizagem, motivação, Eletricidade, dificuldades de aprendizagem.

Downloads 730  730  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A órbita da Lua vista do Sol Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
AGUIAR, C.E.; BARONI, D.; FARINA, C.

O movimento da Lua tem aspectos pouco intuitivos quando observado de um referencial fixo no Sol. Existem muitas concepções errôneas sobre esse movimento, encontradas em vários textos de referência e aceitas pela maioria das pessoas como parte do senso comum. Neste trabalho nós discutimos porque as noções usuais sobre a trajetória da Lua em torno do Sol estão erradas, e apresentamos uma descrição simples da geometria da órbita lunar. As órbitas dos demais satélites planetários do sistema solar também são analisadas.

Palavras-chave: ensino de física, movimento orbital, concepções intuitivas.

Downloads 523  523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=31&num=4
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de
Este texto busca mostrar o trabalho desenvolvido no LaPEF (Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física), no qual professores do ensino fundamental e médio que vêm trabalhando conosco no contexto dos projetos Fapesp/Escola Pública, pesquisadores que fazem seus mestrados e doutorados e professores da Faculdade de Educação da USP desenvolvem pesquisas no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos, isto é, sobre formação de professores. Essas três modalidades de pesquisa foram se desenvolvendo a partir da seguinte questão: como o ensino que planejamos, com os pressupostos teóricos que escolhemos, baseados em resultados de pesquisas que já realizamos, estão modificando os alunos? Os problemas que dão origem às pesquisas no ensino são percebidos pelos professores durante as aulas nas escolas públicas e depois são debatidos e transformados em questões de investigação, por esse mesmo grupo, em discussões coletivas no LaPEF. As pesquisas sobre o ensino estão sendo elaboradas por mestrandos e doutorandos a fim de verificar algumas variáveis importantes para o desenvolvimento desse ensino. A diferença fundamental entre esses dois tipos de pesquisas não está em quem a faz, mas nos objetivos que pretendem alcançar. As pesquisas sobre a reflexão dos professores sobre o ensino abordam a problemática da formação continuada dos professores.

Esse artigo pretende enfocar como esses três níveis de investigações se inter-relacionam, quais as semelhanças e diferenças entre eles, descrevendo principalmente os objetivos de cada um dos grupos e como esses definem diferentes problemas com distintas estruturas de coleta e análise de dados.

Palavras-chave: Pesquisa no ensino e sobre o ensino. Pesquisa na formação de professores, Interação universidade/escola pública.

Downloads 549  549  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.2, p. 57-6  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A popularização na ciência: a óptica de newton no século XVIII Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2010
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz

As atuais aulas de Ciências, geralmente, não apresentam discussões referentes à aspectos da natureza da ciência, por exemplo, como uma teoria se desenvolve com o tempo e a influência de fatores não-racionais na sua construção. Tais aspectos são relevantes na hora do aluno desenvolver uma visão mais adequada na sua compreensão de como uma teoria ou modelo é construído. Além disso, as abordagens mais tradicionais, também, já não garantem a aprendizagem de teorias físicas. Com a inserção de discussões, que envolvam a História e a Filosofia da Ciência (HFC), os alunos poderão vivenciar o desenvolvimentos de teorias físicas e, também, realizar estudos sobre a natureza da ciência, colocando em evidência aspectos não abordados nas práticas mais tradiconais. Este estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica, que contempla a história da óptica, e, em especial, a controvérsia existente em relação a natureza da luz com destaque a influência newtoniana para a aceitação da teoria corpuscular no século XVIII. Neste trabalho problematizaremos uma visão ingênua do desenvolvimento histórico da ciência, onde, geralmente, ela é vista de forma contínua e fatores não-racionais são excluídos da construção de teorias físicas.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Popularização na Ciência. Isaac Newton.

Downloads 18300  18300  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Holos  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/192/166
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A relação com o saber profissional do professor de Física e o fracasso da implementação de atividade Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; KANBACH, Bruno Gusmão.

Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de Física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de Física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de Física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das ideias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a
insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.

Palavras-chave: Física, ensino médio, aulas experimentais, relação com o saber.

Downloads 767  767  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A relação com o saber profissional do professor de Física e o fracasso da implementação de atividade Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; KANBACH, Bruno Gusmão

Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de Física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de Física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das ideias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.

Palavras-chave: Física. Ensino médio. Aulas experimentais. Relação com o saber.

Downloads 1450  1450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
FÁVERO, Maria Helena; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa em resolução de problemas de Física, baseada nos trabalhos publicados nos principais periódicos da área do final dos anos 70 até 1999. A partir da categorização das publicações segundo o tipo de questão estudada, o aporte teórico utilizado, o método de pesquisa adotado, seus resultados e conclusões, é apresentado um perfil da pesquisa na área. Em seguida, esse é discutido e analisado apontando-se os aspectos convergentes que caracterizam a área. A partir dessa análise, é defendida a tese, baseada na proposta de Fávero (2000) segundo a qual, para que se possa gerar subsídios para a prática de ensino da Física por meio do estudo da resolução de problemas, esse deve ser desenvolvido de acordo com um método que ultrapasse a ideia de transmissão nos processos comunicacionais da situação de sala de aula, para adotar a ideia de interlocução (Vion, 2000) o que implica, portanto, que seja centrado numa situação de interação social, de modo a evidenciar as regulações cognitivas dos sujeitos e sua tomada de consciência, em função de um campo conceitual (Vergnaud, 1990b) particular -no caso, a Física- e a análise destes processos, a partir da produção e dos processos comunicacionais (Bromberg & Chabrol, 1999) desenvolvidos nessa interação. Essa tese se apoia na articulação de conceitos particulares da Psicologia, incluindo sua interface com a linguística, tais como “campo conceitual”, “tomada de consciência“ e “atos da fala” , que são retomados para dar-lhe sustentação.

Palavras-chave: Resolução de problemas e ensino de Física. Tomada de consciência. Campo conceitual. Processos comunicacionais.

Downloads 746  746  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(2), 2001  Site http://
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