Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A "atração" entre as sombras Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da; AXT, Rolando

Este artigo apresenta uma explicação geométrica para o inusitado efeito que acontece quando a distância entre duas sombras se torna muito pequena: uma das sombras se deforma como que atraída pela outra, preenchendo prematuramente o espaço que as separa.

Downloads 3715  3715  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, V. 8, n. 1, 2007  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol8/Num1/
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de um estilingue e espirais de caderno: Um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Pablo; RINO, José Pedro

As constantes de mola de espirais de caderno e de tubos de látex foram determinadas utilizando procedimentos experimentais acessíveis à maioria dos laboratórios. Mostramos que as espirais de caderno seguem a lei de Hooke enquanto o tubo de látex tem uma força de restauração não linear com a deformação. Determinou-se a velocidade que um projétil de alguns gramas pode atingir ao ser arremessado por um estilingue feito com tubos de látex. A quantidade de movimento adquirida por pequenos projéteis arremessados desta maneira pode ser fatal.

Palavras-chave: Constante elástica. Estilingue. Lei de Hooke.

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site 
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A popularização na ciência: a óptica de newton no século XVIII Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2010
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz

As atuais aulas de Ciências, geralmente, não apresentam discussões referentes à aspectos da natureza da ciência, por exemplo, como uma teoria se desenvolve com o tempo e a influência de fatores não-racionais na sua construção. Tais aspectos são relevantes na hora do aluno desenvolver uma visão mais adequada na sua compreensão de como uma teoria ou modelo é construído. Além disso, as abordagens mais tradicionais, também, já não garantem a aprendizagem de teorias físicas. Com a inserção de discussões, que envolvam a História e a Filosofia da Ciência (HFC), os alunos poderão vivenciar o desenvolvimentos de teorias físicas e, também, realizar estudos sobre a natureza da ciência, colocando em evidência aspectos não abordados nas práticas mais tradiconais. Este estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica, que contempla a história da óptica, e, em especial, a controvérsia existente em relação a natureza da luz com destaque a influência newtoniana para a aceitação da teoria corpuscular no século XVIII. Neste trabalho problematizaremos uma visão ingênua do desenvolvimento histórico da ciência, onde, geralmente, ela é vista de forma contínua e fatores não-racionais são excluídos da construção de teorias físicas.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Popularização na Ciência. Isaac Newton.

Downloads 18308  18308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Holos  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/192/166
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A importância da Física nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
SCHROEDER, Carlos.

Este artigo sugere que a importância das aulas de física desde as primeiras séries do ensino fundamental está muito mais no auxílio ao desenvolvimento da autoestima e da capacidade de aprender a aprender das crianças do que em aspectos utilitários, tais como preparar os estudantes para os conteúdos do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Fundamental.

Downloads 2298  2298  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.1, p.89-94.  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Temática Ambiental e o Ensino de Física na Escola Média: Algumas Possibilidades de Desenvolver o T Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo de

Diversos setores organizados da sociedade têm chamado a atenção para as alterações provocadas pelo homem na natureza e, dentre estas, destacamos aquelas diretamente relacionadas à produção de energia elétrica em larga escala.

Downloads 1734  1734  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Set 2002, vol.24, no.3, p.34  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira; OLIVEIRA Filho, Kepler de Souza

Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de óptica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Applets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3ª série do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino de Óptica. Novas tecnologias. Hipermídia.

Downloads 1620  1620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.267-27.  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!1905: Um ano miraculoso Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
MOREIRA, Ildeu de Castro

É impressionante que um único cientista, Albert Einstein, em poucos meses, tenha dado contribuições tão importantes para a Ciência e que alterariam profundamente nossas concepções sobre o espaço e o tempo, bem como sobre a estrutura da radiação. Não é à toa que 1905 foi designado o annus mirabilis – em latim, ano miraculoso, admirável – de Einstein. Entre março e setembro, Einstein produziu cinco trabalhos extraordinários que mudaram a face da Ciência moderna e que tornaram o cientista mais famoso do século passado. Em abril, temos sua tese de doutoramento sobre as dimensões moleculares e, em maio, sua análise do movimento browniano, que possibilitou a confirmação experimental definitiva da existência de átomos e moléculas - teoria atômica da matéria, uma revolução que se estendeu por séculos. Assim, este artigo faz uma incursão por esses trabalhos, que, escritos em estilo conciso e direto, são joias preciosas da cultura universal. Sempre que possível, nos apoiaremos nas palavras de Einstein. Comentaremos também características desse autor e aspectos do contexto da Ciência, da tecnologia e da cultura de sua época, que podem contribuir para um melhor entendimento de sua façanha.

Palavras-chave: Albert Einstein. Espaço e tempo. Teoria atômica da matéria. Movimento browniano.

Downloads 3054  3054  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física do skate: uma visão “irada” da mecânica Popular Versão: pdf
Atualização:  16/9/2013
Descrição:
Seguindo uma linha Freireana, pretende-se, com este trabalho, mostrar uma forma de introduzir os conceitos de física de uma maneira mais clara utilizando conceitos mais próximos dos jovens de hoje, pois trata-se de um trabalho voltado para os que vivenciam a física do skate, tirando um pouco dos ombros do aluno a dificuldade de abstrair estes mesmos conceitos na sala de aula a partir de exemplos não tão comuns à sua vivência (como andar de esqui, dirigir um caminhão ou lançar bolas de canhão) ou menos instigantes (como blocos em planos inclinados) em comparação com as manobras de um esporte tido como radical pela faixa etária dos alunos além de amplamente divulgado e plasticamente interessante.

Palavras-chave: Aceleração. Dinâmica. Força. Velocidade.

Downloads 16967  16967  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein, o Atomismo e a Teoria do Movimento Browniano Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
SALINAS, Silvio R.A.

Apresentamos os principais ingredientes da teoria de Einstein para o movimento browniano: o balanço entre atrito viscoso e pressão osmótica, que fornece o coeficiente de difusão das partículas numa solução diluída; a dedução estatística da equação da difusão, que conduz à expressão famosa para o desvio quadrático médio das posições das partículas em suspensão, cabalmente verificada pelas experiências de Perrin.

Downloads 2281  2281  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Experiências em Física Moderna Popular Versão: 
Atualização:  13/7/2010
Descrição:
CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane Rodrigues C.; HAAG, Rafael

A introdução de física moderna no Ensino Médio é hoje consenso entre os professores de Física, já que o seu entendimento é visto como uma necessidade para a compreensão de fenômenos ligados a situações vividas pelos estudantes, sejam de origem natural ou tecnológica. Muitos esforços têm sido alocados com o objetivo de se desenvolver recursos pedagógicos que permitam aos professores abordar tópicos da Física desenvolvida no século XX [1-17]. Neste trabalho apresentaremos um conjunto de experimentos que permitirá ao professor discutir o conceito de quantum de energia. Tais experimentos permitem dentre outras observações determinar através de dois métodos distintos a constante de Planck. Formas discretas de emissão e absorção de radiação e que são manifestações imediatas do quantum de energia serão apresentadas utilizando material de baixo custo e de fácil reprodutibilidade. Por outro lado, o instrumental construído nos permite também estudar a emissão e absorção característica de LEDs (light emission diode), permitindo a abordagem de conceitos importantes como a ressonância e o princípio de funcionamento de dispositivos semicondutores, fruto das descobertas da física moderna e contemporânea.

Downloads 2111  2111  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 (30) 31 »