Categoria: Física Artigos |
Um estudo sobre as emoções no contexto das interações sociais em sala de aula |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro; GASPAR, Alberto
A busca por uma compreensão mais ampla sobre os processos interativos em sala de aula tem motivado algumas pesquisas no sentido de se entender as múltiplas e complexas variáveis que se estabelecem entre os participantes do contexto educacional de sala de aula, não apenas aquelas relacionadas à dimensão cognitiva, mas também aquelas que dizem respeito aos aspectos subjetivos e emocionais, facilitando ou criando obstáculos ao processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido procuramos, a partir das indicações da teoria de Vigotski, estudar as interações sociais bem como as emoções desencadeadas nesse processo, estabelecidas por uma professora e seus alunos no contexto de aulas de Física do ensino médio, envolvendo o conceito de equilíbrio de ponto material e de corpo extenso. Os resultados mostram a necessidade de o professor estar consciente dos aspectos emocionais desencadeados na interação social com e entre seus alunos, visando sustentá-la no sentido de otimizar os recursos didáticos utilizados em sua aula.
Palavras-chave: Ensino de Física. Emoção. Interação.
|
1422 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um modelo para o movimento anual do sol a partir de uma perspectiva geocêntrica |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
Fernando Siqueira da Silva, Francisco Catelli, Odilon Giovannini
O presente trabalho tem como objetivo principal a construção de um modelo que permita identificar o movimento aparente do Sol (MAS), bem como estimar o intervalo de tempo em que este fica acima do horizonte ("dia claro"), em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da gênese da astronomia e de alguns de seus conceitos básicos, a partir dos quais é explanada a construção do modelo. Este consiste basicamente de um cilindro transparente, no qual aparecem as trajetórias do MAS ao longo do ano. A partir do modelo são apresentados alguns exemplos, nos quais é estimada a duração do "dia claro" em diferentes locais do globo terrestre. Esse modelo, além do baixo custo e fácil exequibilidade, possibilita uma boa compreensão do MAS.
Palavras-chave: Movimento aparente do Sol; período de luz solar; modelos didáticos.
|
1057 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 7-25, abr. 2 http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13505 |
Categoria: Física Artigos |
Um Software para Experimentos sobre Batimento de Ondas Sonoras |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Wilton Pereira da; SILVA Cleide M. D. P. S. e; SILVA, Diogo D. P. S. e; SILVA, Cleiton D. P. S. e
Este artigo procura enfatizar a importância da experimentação na compreensão de um fenômeno físico sobre interferência, denominado batimento de ondas sonoras. Algumas alternativas para a realização do experimento são apresentadas e as limitações de cada uma delas são apontadas. O artigo apresenta, também, um software desenvolvido especificamente para este experimento, denominado Batimento , e o disponibiliza através da internet. A experiência foi realizada com a utilização desse software, e os resultados obtidos, tanto qualitativos quanto quantitativos, foram bastante satisfatórios.
Palavras-chave: Batimento. Ondas sonoras. Iinterferência.
|
1237 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
|