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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A utilização de diagramas conceituais no ensino de física em nível médio: um estudo em conteúdos de  Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; SUZA, Célia Maria Soares Gomes de

Neste artigo tratamos de um estudo realizado com o objetivo de utilizar diagramas conceituais no ensino da física, incorporados às aulas expositivas e demonstrativas, visando promover a aprendizagem significativa de conteúdos de ondulatória, acústica e óptica em nível de ensino médio. Foram elaborados "Diagramas de Referência", embasados na estratégia dos mapas conceituais propostos por Joseph Novak. Participaram do estudo duas turmas com vinte e cinco alunos cada, uma submetida às atividades com mapas conceituais, outra submetida às atividades tradicionais tais como: resenhas, resolução de problemas e exercícios formais em física. A análise qualitativa dos diagramas elaborados pelos alunos possibilitou identificar deficiências conceituais e também verificar que os diagramas conceituais elaborados pelos alunos no final do semestre foram superiores em relação aos primeiros diagramas no sentido de que evidenciaram maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas ideias, elaborar proposições e conclusões. Um questionário de opinião mostrou que os alunos aprovaram a utilização desse recurso didático.

Palavras-chave: diagramas conceituais, aprendizagem significativa, ensino de física.

Downloads 454  454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/070811.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A termometria nos séculos XIX e XX Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
PIRES, Denise Prazeres Lopes; AFONSO, Júlio Carlos; CHAVES, Francisco Artur Braun

Este trabalho descreve alguns aspectos da evolução da medida da temperatura. No século XIX a concepção do zero absoluto rompeu com a arbitrariedade das escalas termométricas então em uso, que eram baseadas na dilatação volumétrica de líquidos como mercúrio e etanol. Novos métodos de medição de temperatura foram desenvolvidos, sendo a base do funcionamento de termopares e pirômetros. A construção e o uso do termômetro foram reconhecidos como etapas fundamentais no ensino da física experimental em escolas e universidades. A associação do termômetro com o densímetro foi de grande importância no controle de processos industriais e como ferramenta de ensino. Novos formatos foram propostos para novas aplicações na ciência e na indústria. A contribuição mais importante ao longo do século XX foi o estabelecimento das escalas internacionais de temperatura. O formato do termômetro clássico baseado na expansão térmica de um líquido se manteve essencialmente o mesmo nos últimos 300 anos. Contudo, existe uma clara tendência à substituição dos termômetros de mercúrio por modelos digitais.

Palavras-chave: Termometria. Termômetro. Escala termométrica.

Downloads 755  755  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Temática Ambiental e o Ensino de Física na Escola Média: Algumas Possibilidades de Desenvolver o T Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo de

Diversos setores organizados da sociedade têm chamado a atenção para as alterações provocadas pelo homem na natureza e, dentre estas, destacamos aquelas diretamente relacionadas à produção de energia elétrica em larga escala.

Downloads 1726  1726  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Set 2002, vol.24, no.3, p.34  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A tecnologia como referência dos saberes escolares: perspectivas teóricas e concepções dos professor Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
RICARDO, Elio Carlos; CUSTÓDIO, José Francisco; REZENDE Junior, Mikael Frank

Este trabalho trata do ensino da tecnologia no nível escolar médio e apresenta a percepção dos professores, da área das ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, sobre o tema. Observa-se que suas compreensões não são claras e há uma confusão entre a ciência aplicada e a tecnologia. Antes disso, discute-se uma abordagem teórica da tecnologia como o estudo científico do artificial.

Palavras-chave: Ensino de Tecnologia. Ensino de Ciências. Saberes Escolares.

Downloads 1916  1916  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis. v.29 n.1 São Paulo 2007.  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
FÁVERO, Maria Helena; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa em resolução de problemas de Física, baseada nos trabalhos publicados nos principais periódicos da área do final dos anos 70 até 1999. A partir da categorização das publicações segundo o tipo de questão estudada, o aporte teórico utilizado, o método de pesquisa adotado, seus resultados e conclusões, é apresentado um perfil da pesquisa na área. Em seguida, esse é discutido e analisado apontando-se os aspectos convergentes que caracterizam a área. A partir dessa análise, é defendida a tese, baseada na proposta de Fávero (2000) segundo a qual, para que se possa gerar subsídios para a prática de ensino da Física por meio do estudo da resolução de problemas, esse deve ser desenvolvido de acordo com um método que ultrapasse a ideia de transmissão nos processos comunicacionais da situação de sala de aula, para adotar a ideia de interlocução (Vion, 2000) o que implica, portanto, que seja centrado numa situação de interação social, de modo a evidenciar as regulações cognitivas dos sujeitos e sua tomada de consciência, em função de um campo conceitual (Vergnaud, 1990b) particular -no caso, a Física- e a análise destes processos, a partir da produção e dos processos comunicacionais (Bromberg & Chabrol, 1999) desenvolvidos nessa interação. Essa tese se apoia na articulação de conceitos particulares da Psicologia, incluindo sua interface com a linguística, tais como “campo conceitual”, “tomada de consciência“ e “atos da fala” , que são retomados para dar-lhe sustentação.

Palavras-chave: Resolução de problemas e ensino de Física. Tomada de consciência. Campo conceitual. Processos comunicacionais.

Downloads 745  745  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(2), 2001  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A relação com o saber profissional do professor de Física e o fracasso da implementação de atividade Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; KANBACH, Bruno Gusmão.

Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de Física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de Física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de Física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das ideias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a
insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.

Palavras-chave: Física, ensino médio, aulas experimentais, relação com o saber.

Downloads 766  766  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A relação com o saber profissional do professor de Física e o fracasso da implementação de atividade Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; KANBACH, Bruno Gusmão

Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de Física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de Física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das ideias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.

Palavras-chave: Física. Ensino médio. Aulas experimentais. Relação com o saber.

Downloads 1449  1449  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A popularização na ciência: a óptica de newton no século XVIII Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2010
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz

As atuais aulas de Ciências, geralmente, não apresentam discussões referentes à aspectos da natureza da ciência, por exemplo, como uma teoria se desenvolve com o tempo e a influência de fatores não-racionais na sua construção. Tais aspectos são relevantes na hora do aluno desenvolver uma visão mais adequada na sua compreensão de como uma teoria ou modelo é construído. Além disso, as abordagens mais tradicionais, também, já não garantem a aprendizagem de teorias físicas. Com a inserção de discussões, que envolvam a História e a Filosofia da Ciência (HFC), os alunos poderão vivenciar o desenvolvimentos de teorias físicas e, também, realizar estudos sobre a natureza da ciência, colocando em evidência aspectos não abordados nas práticas mais tradiconais. Este estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica, que contempla a história da óptica, e, em especial, a controvérsia existente em relação a natureza da luz com destaque a influência newtoniana para a aceitação da teoria corpuscular no século XVIII. Neste trabalho problematizaremos uma visão ingênua do desenvolvimento histórico da ciência, onde, geralmente, ela é vista de forma contínua e fatores não-racionais são excluídos da construção de teorias físicas.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Popularização na Ciência. Isaac Newton.

Downloads 18299  18299  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Holos  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/192/166
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de
Este texto busca mostrar o trabalho desenvolvido no LaPEF (Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física), no qual professores do ensino fundamental e médio que vêm trabalhando conosco no contexto dos projetos Fapesp/Escola Pública, pesquisadores que fazem seus mestrados e doutorados e professores da Faculdade de Educação da USP desenvolvem pesquisas no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos, isto é, sobre formação de professores. Essas três modalidades de pesquisa foram se desenvolvendo a partir da seguinte questão: como o ensino que planejamos, com os pressupostos teóricos que escolhemos, baseados em resultados de pesquisas que já realizamos, estão modificando os alunos? Os problemas que dão origem às pesquisas no ensino são percebidos pelos professores durante as aulas nas escolas públicas e depois são debatidos e transformados em questões de investigação, por esse mesmo grupo, em discussões coletivas no LaPEF. As pesquisas sobre o ensino estão sendo elaboradas por mestrandos e doutorandos a fim de verificar algumas variáveis importantes para o desenvolvimento desse ensino. A diferença fundamental entre esses dois tipos de pesquisas não está em quem a faz, mas nos objetivos que pretendem alcançar. As pesquisas sobre a reflexão dos professores sobre o ensino abordam a problemática da formação continuada dos professores.

Esse artigo pretende enfocar como esses três níveis de investigações se inter-relacionam, quais as semelhanças e diferenças entre eles, descrevendo principalmente os objetivos de cada um dos grupos e como esses definem diferentes problemas com distintas estruturas de coleta e análise de dados.

Palavras-chave: Pesquisa no ensino e sobre o ensino. Pesquisa na formação de professores, Interação universidade/escola pública.

Downloads 548  548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.2, p. 57-6  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A órbita da Lua vista do Sol Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
AGUIAR, C.E.; BARONI, D.; FARINA, C.

O movimento da Lua tem aspectos pouco intuitivos quando observado de um referencial fixo no Sol. Existem muitas concepções errôneas sobre esse movimento, encontradas em vários textos de referência e aceitas pela maioria das pessoas como parte do senso comum. Neste trabalho nós discutimos porque as noções usuais sobre a trajetória da Lua em torno do Sol estão erradas, e apresentamos uma descrição simples da geometria da órbita lunar. As órbitas dos demais satélites planetários do sistema solar também são analisadas.

Palavras-chave: ensino de física, movimento orbital, concepções intuitivas.

Downloads 521  521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=31&num=4
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