Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Teoria Aristotélica, Teoria do Impetus ou Teoria Nenhuma: um panorama das dificuldades conceituais d Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
REZENDE, Flávia; BARROS, Susana de Souza

Este trabalho revê algumas das pesquisas exemplares em concepções espontâneas na área de mecânica realizadas na década de 80, e discute as diferentes interpretações propostas. Dentre elas, identificam-se essencialmente três tendências: a que aproxima as concepções dos estudantes à teoria aristotélica, a que vê semelhança entre as ideias dos estudantes e a teoria do Impetus e a não que confere ao conhecimento do estudante o status de teoria. Apesar dessas linhas de interpretação serem diferentes, têm em comum o fato de que são construídas a partir da relação linear entre força e velocidade revelada nas respostas dos alunos. Neste sentido, uma das conclusões relevantes deste trabalho aponta para a consideração dos conceitos de força impulsiva e quantidade de movimento no ensino das relações entre força e movimento e leis de Newton, o que poderia ir ao encontro da física intuitiva e se constituir num caminho para facilitar a construção dos conceitos científicos. Desta forma, o trabalho pretende contribuir para que o professor conheça e reflita sobre as dificuldades conceituais dos alunos e as utilize construtivamente para elaborar estratégias ou escolher materiais didáticos adequados.

Downloads 768  768  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Teoria da relatividade restrita e geral no programa de mecânica do ensino médio: uma possível aborda Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco; REIS, José Cláudio

Esse artigo pretende contribuir para o debate em torno do ensino de física, trazendo uma proposta curricular de inserção do estudo das teorias da relatividade restrita e geral na primeira série do ensino médio. Tal proposta, foi construída a partir de uma abordagem histórico-filosófica da ciência, onde a relação entre a física com outras produções culturais constituiu-se no viés privilegiado para se trabalhar com os adolescentes as questões científicas respondidas pelos trabalhos de Albert Einstein.

Palavras-chave: Ensino de Física. Teoria da relatividade. História e filosofia da ciência. Cultura.

Downloads 1969  1969  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Transformação de coordenadas aplicada à construção da maquete tridimensional de uma constelação Popular Versão: 
Atualização:  31/5/2010
Descrição:
SILVA, Guilherme Marques dos Santos; RIBAS, Felipe Braga; FREITAS, Mário Sérgio Teixeira de

Neste trabalho descrevemos uma atividade teórico-experimental, destinada a alunos de graduação em ciências exatas ou do ensino médio, cujo objetivo principal consiste em aplicar conceitos físicos e matemáticos para resolver problemas decorrentes da construção de uma maquete tridimensional da constelação do Cruzeiro do Sul. O aparato é feito com material de custo moderado como LED's brancos adaptados a potenciômetros para o ajuste de brilho. O conteúdo teórico é composto de conceitos básicos sobre astronomia de posição, transformação de coordenadas e geometria e trigonometria elementares. Neste artigo, discutem-se aspectos da execução da atividade, tendo sido incluída uma listagem dos materiais utilizados. Também são mostradas algumas imagens fotográficas do resultado obtido.

Palavras-chave: Astronomia de posição. Maquete. Constelação. Transformação de coordenadas.

Downloads 1625  1625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tsunami: Que Onda é Essa? Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
SANTOS, Marcus Lacerda

Este pequeno artigo visa ajudar estudantes a compreender um pouco do fenômeno tsunami, à luz de conceitos básicos da física geral, ondulatória e de fluídos.

Downloads 1775  1775  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PRAXEDES, Gilmar; PEDUZZI, Luiz O.Q.

Sob o pressuposto de que a história e a filosofia da ciência podem ser úteis à educação científica, desenvolve-se uma reflexão epistemológica acerca do potencial educativo de dois artigos: "Entrevista com Tycho Brahe" e "Entrevista com Kepler – do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis". O trabalho tem como objetivo subsidiar, epistemológica e metodologicamente, o professor interessado em utilizar esses artigos em sala de aula, mas que, por diversos motivos, não tem familiaridade com a literatura crítica relativa às potencialidades e aos cuidados no uso da história da ciência no ensino de física. Nessa perspectiva, procura-se auxiliar o professor a identificar nos textos algumas questões e posicionamentos que compõem o campo de reflexões dos filósofos e historiadores da ciência contemporâneos. As discussões realizadas são seguidas pela sugestão de uma estratégia geral para o uso dos artigos em sala de aula, de forma a otimizar o aproveitamento do conteúdo científico e epistemológico de ambos.

Palavras-chave: história da ciência, filosofia da ciência, ensino de física.

Downloads 467  467  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 31 no. 3, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/081202.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um aparato experimental para o estudo do princípio de Arquimedes Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Valmar Carneiro; BREITSCHAFT, Ana Maria Senra

Neste trabalho apresentamos um aparato experimental para o estudo do princípio de Arquimedes, assim como a experiência realizada com ele e uma sugestão de roteiro para esta experiência que pode ser usado em aulas de física experimental.

Palavras-chave: Empuxo. Princípio de Arquimedes. Experiência.

Downloads 631  631  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Estudo a Respeito das Concepções Alternativas sobre Calor e Temperatura Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Köhnlein, Janete F. Klein; PEDUZZI, Sônia S.

Neste trabalho, foi realizada uma investigação que teve por objetivo verificar se um planejamento de ensino, tendo como ponto de partida as concepções alternativas dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, resultava em uma aprendizagem mais eficiente. Também foram identificadas, através de um teste, as similaridades entre as concepções alternativas apresentadas por estes alunos com as de três cursos de formação de professores (Magistério, Licenciatura Plena em Matemática e Licenciatura Plena em Física). No trabalho desenvolvido, foi possível perceber que apesar do estudo das concepções alternativas ter praticamente se esgotado em termos de pesquisa, pouco chegou até hoje na sala de aula.

Palavras-chave: Concepções alternativas. Calor e temperatura. Formação de professores.

Downloads 777  777  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo de cinemática com câmara digital Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CATELLI, Francisco; MARTINS, José Arthur; Martins; SILVA, Fernando Siqueira da

O recurso de múltiplas fotos, disponível na maioria das câmeras digitais populares, é aqui empregado na organização de uma situação de aprendizagem em cinemática. O foco deste trabalho é a transposição didática que pode advir de uma aprendizagem significativa; obtida através do envolvimento dos alunos na coleta, manipulação e interpretação dos dados, além da re-significação dada aos objetos do quotidiano. Para isso, é estudado o movimento de um automóvel, com base em dados retirados diretamente do velocímetro deste. A medida direta da distância percorrida é comparada com aquela obtida a partir da área de um gráfico v vs. t. As incertezas das medições são discutidas com base na lei de trânsito vigente.

Palavras-chave: aprendizagem significativa, cinemática, situação de aprendizagem, transposição didática.

Downloads 440  440  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo de modelos mentais Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BORGES, A. Tarciso

O conceito de modelo mental vem sendo usado em várias áreas do conhecimento para se estudar as representações de usuários sobre sistemas e eventos físicos, e também o conteúdo dessas representações. Ele não pode, no entanto, ser considerado um conceito unitário. Este trabalho discute os pressupostos envolvidos em diferentes áreas do conhecimento e relata um estudo dos modelos mentais de magnetismo de estudantes e profissionais tais como eletricistas, professores de Física e engenheiros. Os modelos identificados destacam dois aspectos: qual é a origem do magnetismo em imãs permanentes e qual é o mecanismo da interação magnética.

Palavras-chave: Modelos mentais. Magnetismo. Representações.

Downloads 670  670  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V2(3), 1997  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de

O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.

Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço, forma e força gravitacional da Terra.

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Investigações em Ensino de Ciências – V1(2), 1996  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 (27) 28 29 30 31 »