Categoria: Física Artigos |
Por que nós professores de Física do Ensino Médio devemos inserir tópicos e ideias de física moder |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves
Para Terrazzan, a influência crescente dos conteúdos de física moderna e contemporânea (FMC) para o entendimento do mundo criado pelo homem atual, e a inserção consciente, participativa e modificadora do cidadão neste mesmo mundo, define, por si só, a necessidade de debatermos e estabelecermos as formas de abordar tais conteúdos na escola média.
|
2249 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.1, p.1-2. I. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio” |
Versão: Atualização: 20/8/2010 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio
Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio" realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.
Palavras-chave: Física no ensino médio. Física Moderna e Contemporânea.
|
2249 0 bytes UFRGS http:// |
Categoria: Física Artigos |
O Pêndulo Gravitacional Usado como Dinamômetro Sensível para Medir Forças Eletromagnéticas |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
WELTNER, Klauss; ESPERIDIÃO, Antonio Sergio Cavalcante; MIRANDA, Paulo; ROCHA, Jose Fernando Moura
Usamos a força restauradora de um pêndulo gravitacional para medir forças horizontais de pequena intensidade, como a força eletromagnética entre correntes elétricas paralelas em uma balança de Ampère. Tal procedimento permite substituir os dinamômetros sofisticados e sensíveis, porém caros, por um dispositivo de construção simples, de baixo custo e bastante sensível. Este pode ser confeccionado pelo experimentador, o que amplia o leque de aplicações a outros experimentos ou demonstrações em sala de aula.
Palavras-chave: Pêndulo gravitacional. Forças eletromagnéticas. Dinamômetro de baixo custo.
|
2349 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Radioatividade Natural em Amostra Alimentares |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MELQUIADES, Fábio Luiz; APPOLONI, Carlos Roberto
A medida de traços radioativos no ambiente e em alimentos é de fundamental importância para o monitoramento dos níveis de radiação a que o homem está exposto direta ou indiretamente. Este trabalho consiste na medida de traços radioativos em leite em pó, através da espectrometria gama de alta resolução. Foi possível identificar os radionuclídeos 40K, 137Cs e 232Th (obtido do 208Tl), cujas atividades foram calculadas de acordo com as normas da Agência Internacional de Energia Atômica, apresentando níveis normais para os leites analisados, podendo ser consumido sem restrições.
Palavras-chave: Radioatividade. Espectrometria gama. Leite.
|
2422 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
A Busca da Liberdade e a Educação Básica de Santos Dumont |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre
Um ponto, algo intrigante na formação de Santos Dumont reside no fato dele não ter frequentado a escola formal, no período em que o fez, não adaptou-se muito bem ao sistema de ensino vigente. Este artigo comenta um pouco desse lado do inventor, e está baseado em parte do primeiro capítulo do livro Santos Dumont e a Física do Cotidiano, do mesmo autor (Editora Livraria da Física, São Paulo, 2006).
|
2431 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/ |
|