Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Por que nós professores de Física do Ensino Médio devemos inserir tópicos e ideias de física moder Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves

Para Terrazzan, a influência crescente dos conteúdos de física moderna e contemporânea (FMC) para o entendimento do mundo criado pelo homem atual, e a inserção consciente, participativa e modificadora do cidadão neste mesmo mundo, define, por si só, a necessidade de debatermos e estabelecermos as formas de abordar tais conteúdos na escola média.

Downloads 2259  2259  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.1, p.1-2. I.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Por dentro de uma sala de aula de Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Adelson Fernandes; BORGES, Oto.

Apresentamos os resultados de uma investigação etnometodológica sobre uma sala de aula de Física, desenvolvendo uma abordagem descritiva desse ambiente de aprendizagem. Atividades com simulações, exercícios com lápis e papel e experimentação foram combinadas para proporcionar aos alunos ambientes de aprendizagem diferenciados.

Palavras-chave: Etnometodologia. Ambientes de aprendizagem. Sala de aula. Ensino de física.

Downloads 2262  2262  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Pesqui., abr. 2006, v.32, n.1, p.157-174.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein, o Atomismo e a Teoria do Movimento Browniano Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
SALINAS, Silvio R.A.

Apresentamos os principais ingredientes da teoria de Einstein para o movimento browniano: o balanço entre atrito viscoso e pressão osmótica, que fornece o coeficiente de difusão das partículas numa solução diluída; a dedução estatística da equação da difusão, que conduz à expressão famosa para o desvio quadrático médio das posições das partículas em suspensão, cabalmente verificada pelas experiências de Perrin.

Downloads 2262  2262  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio” Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2010
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio" realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.

Palavras-chave: Física no ensino médio. Física Moderna e Contemporânea.

Downloads 2267  2267  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A importância da Física nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
SCHROEDER, Carlos.

Este artigo sugere que a importância das aulas de física desde as primeiras séries do ensino fundamental está muito mais no auxílio ao desenvolvimento da autoestima e da capacidade de aprender a aprender das crianças do que em aspectos utilitários, tais como preparar os estudantes para os conteúdos do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Fundamental.

Downloads 2296  2296  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.1, p.89-94.  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Conversando com Santos Dumont sobre a Física do Cotidiano Popular Versão: 
Atualização:  16/6/2008
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Continuando a série de bem-humoradas e esclarecedoras entrevistas com personagens históricos, Alexandre Medeiros reúne seus assíduos companheiros para discutir com Santos Dumont seu conhecimento sobre Física.

Downloads 2296  2296  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 1, p. 5, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Pêndulo Gravitacional Usado como Dinamômetro Sensível para Medir Forças Eletromagnéticas Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
WELTNER, Klauss; ESPERIDIÃO, Antonio Sergio Cavalcante; MIRANDA, Paulo; ROCHA, Jose Fernando Moura

Usamos a força restauradora de um pêndulo gravitacional para medir forças horizontais de pequena intensidade, como a força eletromagnética entre correntes elétricas paralelas em uma balança de Ampère. Tal procedimento permite substituir os dinamômetros sofisticados e sensíveis, porém caros, por um dispositivo de construção simples, de baixo custo e bastante sensível. Este pode ser confeccionado pelo experimentador, o que amplia o leque de aplicações a outros experimentos ou demonstrações em sala de aula.

Palavras-chave: Pêndulo gravitacional. Forças eletromagnéticas. Dinamômetro de baixo custo.

Downloads 2365  2365  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Esclarecendo o significado de "cor" em Física Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
SILVA, Manuel Fernando Ferreira da

Este artigo aborda uma questão associada ao conceito de cor e que costuma gerar diferentes interpretações acerca de sua origem.

Downloads 2419  2419  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Radioatividade Natural em Amostra Alimentares Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MELQUIADES, Fábio Luiz; APPOLONI, Carlos Roberto

A medida de traços radioativos no ambiente e em alimentos é de fundamental importância para o monitoramento dos níveis de radiação a que o homem está exposto direta ou indiretamente. Este trabalho consiste na medida de traços radioativos em leite em pó, através da espectrometria gama de alta resolução. Foi possível identificar os radionuclídeos 40K, 137Cs e 232Th (obtido do 208Tl), cujas atividades foram calculadas de acordo com as normas da Agência Internacional de Energia Atômica, apresentando níveis normais para os leites analisados, podendo ser consumido sem restrições.

Palavras-chave: Radioatividade. Espectrometria gama. Leite.

Downloads 2443  2443  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Cinemática relativística: paradoxo dos gêmeos Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
FALCIANO, F. T.

O paradoxo dos gêmeos foi formulado há quase 100 anos atrás, mas ainda hoje é um dos meios mais eficazes para compreendermos a essência da dependência no estado de movimento do observador das noções espaço e de tempo. Nesta releitura abordamos o paradoxo dos gêmeos em sua formulação convencional salientando os seus pontos chaves e uma versão modificada onde consideraremos um universo com dimensões espaciais compactificadas. Neste último caso é possível fazer com que os gêmeos se reencontrem sem que nenhum deles sofra nenhuma aceleração, retirando assim a assimetria que convencionalmente é atribuida à resolução do paradoxo. Em seguida aproveitamos para analisar qual o verdadeiro papel da aceleração e concluímos com uma reflexão sobre a sincronização de relógios e com a relevância dos verdadeiros observáveis em relatividade restrita.

Palavras-chave: Epistemologia relativística. Cinemática relativística.

Downloads 2448  2448  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, vol.29, no.1, p.19-24  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 (27) 28 29 30 31 »