Categoria: Física Artigos |
Experiências com a braquistócrona |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
BATISTA, Graciliano da Silveira; FREIRE, Cleuton; MOREIRA, José Evangelista
Um objeto deslizando por uma rampa inclinada leva um certo tempo para atingir o ponto mais baixo. Qual deve ser a forma da rampa para que esse tempo seja mínimo? Desde os tempos de Isaac Newton sabe-se que a curva de tempo mínimo, a “braquistócrona”, é uma ciclóide invertida. Nesse trabalho, descreve-se um experimento interativo simples que ilustra esse fato comparando os tempos de descida por três rampas, uma reta, outra na forma de uma ciclóide e uma terceira seguindo uma hipérbole. O experimento pode ser feito sem dificuldade até em sala de aula. O tratamento teórico do problema é discutido e o contexto histórico é mencionado.
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2060 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Por que a variação da distância Terra-Sol não explica as estações do ano? |
Versão: Atualização: 26/5/2008 |
Descrição:
DIAS, Wilton S.; PIASSI, Luis Paulo
Em aulas de ciências e astronomia básica é muito comum que os estudantes pensem que as estações do ano ocorrem por causa da variação da distância Terra-Sol. O argumento mais usado pelos professores contra essa concepção é o fato de as estações do ano serem invertidas nos hemisférios sul e norte. No entanto, dificilmente mostra-se aos professores e alunos a contra prova, ou seja, que se calcularmos os efeitos da variação da distância Terra-Sol na temperatura da Terra, as estações do ano, ou a diferença de temperatura média observada entre inverno e verão não podem ser explicadas. Nesse trabalho, mostramos a relação entre a temperatura na Terra e a distância de nosso planeta até o Sol. Alguns outros fatores importantes como albedo da Terra e a influência do raio e da temperatura do Sol também são discutidos. Além disso, abordamos alguns aspectos ligados a essa questão que normalmente são deixados de lado nas aulas de astronomia.
Palavras-chave: Ensino de astronomia. Sistema solar. Estações do ano. Clima da Terra. Radiação solar.
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2070 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Fabio Ferreira de; VIANNA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano
O ensino de física no nível médio não tem acompanhado os avanços tecnológicos ocorridos nas duas últimas décadas e tem se mostrado cada vez mais distante da realidade dos alunos. O currículo obsoleto, desatualizado e descontextualizado representa um problema tanto para os professores quanto para os estudantes e torna a prática pedagógica, que normalmente se resume ao quadro de giz, monótona e desinteressante para os atores envolvidos nesse processo. Nesse sentido, pesquisas estão sendo realizadas a fim de desenvolver estratégias que possam promover a motivação e o diálogo nas aulas de ciências , especificamente nas de física. Uma das vertentes que tem se destacado é a introdução de tópicos de física moderna (FM) na grade curricular do ensino médio (EM).
Esse trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores de física que atuam no ensino público e privado sobre a introdução de topicos de FM no EM. Com base nos resultados da pesquisa elaboramos uma proposta metodológica para ensinar raios-X com ênfase em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e submetemos o texto à validação dos pares, obtendo um resultado bastante satisfatório em termos de aceitação e disponibilidade para utilização desse material.
Palavras-chave: Ensino de física. Física moderna.
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2078 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Levitação eletrodinâmica: o ensino de Física, baseado no enfoque CTS, na discussão para melhoria da |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
PAULA, Anderson Gomes de; VIANNA, Deise Miranda
Este artigo aborda parte do conteúdo do magnetismo para o ensino médio com ênfase em ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Em particular será tratado o fenômeno da levitação eletrodinâmica que fundamentado na indução magnética fornecerá suporte científico necessário para a compreensão de tecnologias correlatas. A motivação desta proposta é a poluição do ar causada pela utilização de algumas tecnologias, como, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Com a orientação do professor de física, propõe-se que os alunos correlacionem as várias causas da poluição do ar, com ênfase nas originadas pelos meios de transporte, possibilitando a discussão sobre a tecnologia de trens de levitação.
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2097 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma proposta para ensinar os conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma aplicação da História da F |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MAGALHÃES, Murilo de F.; SANTOS, Wilma M. S.; DIAS, Penha M. C.
Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak.
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2107 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2002, v.24, n.4, p.489-49 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O Manifesto Russell-Einstein e as Conferências Pugwash |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
BARROS, Fernando de Souza
O manifesto Russell-Einstein foi lançado em 1955, em plena Guerra Fria. Na época, as duas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética, acumulavam e testavam seus arsenais de bombas atômicas para uma eventual guerra nuclear. Os cientistas já previam o enorme poder de destruição dos arsenais nucleares, principalmente das bombas de Hidrogênio, algo desconhecido para as populações e seus dirigentes. Era previsível também a possibilidade de lançamento acidental de mísseis com ogivas nucleares. O manifesto Pugwash contribuiu para alertar a opinião pública sobre a grande ameaça que pairava sobre o mundo civilizado. Seu efeito foi certamente construtivo, como evidenciado mais tarde, durante a confrontação de 1962, iniciada com a tentativa de instalação de mísseis soviéticos em Cuba. O autor agradece as informações detalhadas fornecidas graciosamente por Sandra Ionno Butcher, responsável pelo projeto “História do Movimento Pugwash” da organização Pugwash Conferences on Science and World Affairs”.
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2126 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Experiências em Física Moderna |
Versão: Atualização: 13/7/2010 |
Descrição:
CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane Rodrigues C.; HAAG, Rafael
A introdução de física moderna no Ensino Médio é hoje consenso entre os professores de Física, já que o seu entendimento é visto como uma necessidade para a compreensão de fenômenos ligados a situações vividas pelos estudantes, sejam de origem natural ou tecnológica. Muitos esforços têm sido alocados com o objetivo de se desenvolver recursos pedagógicos que permitam aos professores abordar tópicos da Física desenvolvida no século XX [1-17]. Neste trabalho apresentaremos um conjunto de experimentos que permitirá ao professor discutir o conceito de quantum de energia. Tais experimentos permitem dentre outras observações determinar através de dois métodos distintos a constante de Planck. Formas discretas de emissão e absorção de radiação e que são manifestações imediatas do quantum de energia serão apresentadas utilizando material de baixo custo e de fácil reprodutibilidade. Por outro lado, o instrumental construído nos permite também estudar a emissão e absorção característica de LEDs (light emission diode), permitindo a abordagem de conceitos importantes como a ressonância e o princípio de funcionamento de dispositivos semicondutores, fruto das descobertas da física moderna e contemporânea.
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2129 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma Viagem Pela Física e Astronomia Através do Teatro e da Dança |
Versão: Atualização: 20/8/2010 |
Descrição:
CARVALHO, Silvia Helena Mariano de
Neste artigo fazemos o relato de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, na disciplina Ciências, que teve como ponto de partida o caráter conceitual e histórico da Ciência, geralmente omitido pelo ensino atual. O ponto central do projeto foi uma peça de teatro e atividades paralelas, como a construção de maquetes e confecção de cartazes, complementaram e ilustraram o tema da peça. Tal atividade permitiu-nos levantar, junto aos alunos, importantes discussões a respeito da produção científica, tais como: a falibilidade e transitoriedade da Ciência, a visão do cientista como um homem comum e a finalidade da produção científica. O projeto culminou com a apresentação teatral e exposição das atividades. Os resultados foram avaliados através da participação dos alunos no projeto e da análise de algumas questões levantadas em sala de aula. Estes mostraram-se bastante satisfatórios levando-nos à conclusão de que é possível unir Ciência e Arte em prol de uma educação mais dinâmica e complementar.
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2138 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 1, p. 11, 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
A física dos quarks e a epistemologia |
Versão: Atualização: 9/8/2010 |
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio
O objetivo deste trabalho é o de apresentar, conceitualmente, a física dos quarks como um assunto acessível e motivador que ilustra, de maneira inequívoca, a relação teoria e experimentação em física. Conta-se a história dos quarks e utiliza-se essa história para exemplificar questões epistemológicas. Ao longo dessa narrativa, em nenhum momento faz-se uso de imagens de partículas elementares porque acredita-se que, nessa área da física, as imagens apenas reforçam obstáculos representacionais mentais que, praticamente, impedem a aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Física dos quarks. Epistemologia. Ensino de Física.
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2151 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
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