Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Por que a variação da distância Terra-Sol não explica as estações do ano? Popular Versão: 
Atualização:  26/5/2008
Descrição:
DIAS, Wilton S.; PIASSI, Luis Paulo

Em aulas de ciências e astronomia básica é muito comum que os estudantes pensem que as estações do ano ocorrem por causa da variação da distância Terra-Sol. O argumento mais usado pelos professores contra essa concepção é o fato de as estações do ano serem invertidas nos hemisférios sul e norte. No entanto, dificilmente mostra-se aos professores e alunos a contra prova, ou seja, que se calcularmos os efeitos da variação da distância Terra-Sol na temperatura da Terra, as estações do ano, ou a diferença de temperatura média observada entre inverno e verão não podem ser explicadas. Nesse trabalho, mostramos a relação entre a temperatura na Terra e a distância de nosso planeta até o Sol. Alguns outros fatores importantes como albedo da Terra e a influência do raio e da temperatura do Sol também são discutidos. Além disso, abordamos alguns aspectos ligados a essa questão que normalmente são deixados de lado nas aulas de astronomia.

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Sistema solar. Estações do ano. Clima da Terra. Radiação solar.

Downloads 1986  1986  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Produzindo ondas transversais em cordas de nylon Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
MELLO, Giovane Irribarem de

O trabalho descrito neste artigo tem o objetivo de mostrar como é simples desenvolver uma atividade experimental envolvendo a propagação de ondas mecânicas transversais com materiais de baixo custo.

Downloads 1991  1991  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Fabio Ferreira de; VIANNA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano

O ensino de física no nível médio não tem acompanhado os avanços tecnológicos ocorridos nas duas últimas décadas e tem se mostrado cada vez mais distante da realidade dos alunos. O currículo obsoleto, desatualizado e descontextualizado representa um problema tanto para os professores quanto para os estudantes e torna a prática pedagógica, que normalmente se resume ao quadro de giz, monótona e desinteressante para os atores envolvidos nesse processo. Nesse sentido, pesquisas estão sendo realizadas a fim de desenvolver estratégias que possam promover a motivação e o diálogo nas aulas de ciências , especificamente nas de física. Uma das vertentes que tem se destacado é a introdução de tópicos de física moderna (FM) na grade curricular do ensino médio (EM).

Esse trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa realizada com professores de física que atuam no ensino público e privado sobre a introdução de topicos de FM no EM. Com base nos resultados da pesquisa elaboramos uma proposta metodológica para ensinar raios-X com ênfase em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e submetemos o texto à validação dos pares, obtendo um resultado bastante satisfatório em termos de aceitação e disponibilidade para utilização desse material.

Palavras-chave: Ensino de física. Física moderna.

Downloads 2019  2019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma proposta para ensinar os conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma aplicação da História da F Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Murilo de F.; SANTOS, Wilma M. S.; DIAS, Penha M. C.

Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak.

Downloads 2043  2043  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2002, v.24, n.4, p.489-49  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Levitação eletrodinâmica: o ensino de Física, baseado no enfoque CTS, na discussão para melhoria da  Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PAULA, Anderson Gomes de; VIANNA, Deise Miranda

Este artigo aborda parte do conteúdo do magnetismo para o ensino médio com ênfase em ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Em particular será tratado o fenômeno da levitação eletrodinâmica que fundamentado na indução magnética fornecerá suporte científico necessário para a compreensão de tecnologias correlatas. A motivação desta proposta é a poluição do ar causada pela utilização de algumas tecnologias, como, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Com a orientação do professor de física, propõe-se que os alunos correlacionem as várias causas da poluição do ar, com ênfase nas originadas pelos meios de transporte, possibilitando a discussão sobre a tecnologia de trens de levitação.

Downloads 2061  2061  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Manifesto Russell-Einstein e as Conferências Pugwash Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
BARROS, Fernando de Souza

O manifesto Russell-Einstein foi lançado em 1955, em plena Guerra Fria. Na época, as duas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética, acumulavam e testavam seus arsenais de bombas atômicas para uma eventual guerra nuclear. Os cientistas já previam o enorme poder de destruição dos arsenais nucleares, principalmente das bombas de Hidrogênio, algo desconhecido para as populações e seus dirigentes. Era previsível também a possibilidade de lançamento acidental de mísseis com ogivas nucleares. O manifesto Pugwash contribuiu para alertar a opinião pública sobre a grande ameaça que pairava sobre o mundo civilizado. Seu efeito foi certamente construtivo, como evidenciado mais tarde, durante a confrontação de 1962, iniciada com a tentativa de instalação de mísseis soviéticos em Cuba. O autor agradece as informações detalhadas fornecidas graciosamente por Sandra Ionno Butcher, responsável pelo projeto “História do Movimento Pugwash” da organização Pugwash Conferences on Science and World Affairs”.

Downloads 2075  2075  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Experiências em Física Moderna Popular Versão: 
Atualização:  13/7/2010
Descrição:
CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane Rodrigues C.; HAAG, Rafael

A introdução de física moderna no Ensino Médio é hoje consenso entre os professores de Física, já que o seu entendimento é visto como uma necessidade para a compreensão de fenômenos ligados a situações vividas pelos estudantes, sejam de origem natural ou tecnológica. Muitos esforços têm sido alocados com o objetivo de se desenvolver recursos pedagógicos que permitam aos professores abordar tópicos da Física desenvolvida no século XX [1-17]. Neste trabalho apresentaremos um conjunto de experimentos que permitirá ao professor discutir o conceito de quantum de energia. Tais experimentos permitem dentre outras observações determinar através de dois métodos distintos a constante de Planck. Formas discretas de emissão e absorção de radiação e que são manifestações imediatas do quantum de energia serão apresentadas utilizando material de baixo custo e de fácil reprodutibilidade. Por outro lado, o instrumental construído nos permite também estudar a emissão e absorção característica de LEDs (light emission diode), permitindo a abordagem de conceitos importantes como a ressonância e o princípio de funcionamento de dispositivos semicondutores, fruto das descobertas da física moderna e contemporânea.

Downloads 2089  2089  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Re-editando o Trem de Galileu: uma versão economicamente viável Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LOPES, Deisy P. M.; STEIN-BARANA, Alzira C. M.; BORTOLIN, Luís R. M.; BORTOLIN, José R. M.

A montagem experimental conhecida como trem de Galileu que ilustra o princípio da independência dos movimentos é uma ferramenta didática muito atraente para o ensino de Cinemática, em particular no estudo da trajetória de um projétil. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma versão alternativa ao trem de Galileu, rebatizada como carro de Galileu . A característica desta versão é seu baixo custo, manuseio simples e construção com materiais facilmente encontrados no mercado. Usando este equipamento o professor poderá motivar os alunos a terem uma participação ativa nas aulas de Cinemática.

Palavras-chave: Trem de Galileu. Trajetória de projéteis. Cinemática.

Downloads 2092  2092  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma Viagem Pela Física e Astronomia Através do Teatro e da Dança Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2010
Descrição:
CARVALHO, Silvia Helena Mariano de

Neste artigo fazemos o relato de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, na disciplina Ciências, que teve como ponto de partida o caráter conceitual e histórico da Ciência, geralmente omitido pelo ensino atual. O ponto central do projeto foi uma peça de teatro e atividades paralelas, como a construção de maquetes e confecção de cartazes, complementaram e ilustraram o tema da peça. Tal atividade permitiu-nos levantar, junto aos alunos, importantes discussões a respeito da produção científica, tais como: a falibilidade e transitoriedade da Ciência, a visão do cientista como um homem comum e a finalidade da produção científica. O projeto culminou com a apresentação teatral e exposição das atividades. Os resultados foram avaliados através da participação dos alunos no projeto e da análise de algumas questões levantadas em sala de aula. Estes mostraram-se bastante satisfatórios levando-nos à conclusão de que é possível unir Ciência e Arte em prol de uma educação mais dinâmica e complementar.

Downloads 2095  2095  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 1, p. 11, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física dos quarks e a epistemologia Popular Versão: 
Atualização:  9/8/2010
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

O objetivo deste trabalho é o de apresentar, conceitualmente, a física dos quarks como um assunto acessível e motivador que ilustra, de maneira inequívoca, a relação teoria e experimentação em física. Conta-se a história dos quarks e utiliza-se essa história para exemplificar questões epistemológicas. Ao longo dessa narrativa, em nenhum momento faz-se uso de imagens de partículas elementares porque acredita-se que, nessa área da física, as imagens apenas reforçam obstáculos representacionais mentais que, praticamente, impedem a aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Física dos quarks. Epistemologia. Ensino de Física.

Downloads 2104  2104  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 (25) 26 27 28 29 30 31 »