Categoria: Física Artigos |
O Desenvolvimento Histórico da Escala Fahrenheit e o Imaginário de Professores e de Estudantes de Fí |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre
No presente trabalho mostra-se o desencontro entre a complexa história do desenvolvimento da escala Fahrenheit e o pouco caso que dela fazem livros textos, professores e estudantes de Física. Inicialmente, foi feito um apanhado dos posicionamentos de vários livros textos de Física, dirigidos ao ensino médio. Um levantamento da opinião de um conjunto de professores de Física do ensino médio e de estudantes de licenciatura em Física foi feito através de uma série de entrevistas semiestruturadas que buscavam mapear suas compreensões a respeito da utilidade da escala Fahrenheit e da razão de ser dos valores 32 e 212, nela assinalados respectivamente para os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água. Os resultados das nossas análises revelam um enorme desconhecimento histórico aliado a uma capacidade de engendrar ou simplesmente reproduzir, versões pseudo-históricas que pareçam plausíveis. Mostramos, ainda, que uma análise histórica mais acurada do desenvolvimento da escala Fahrenheit pode ser bastante instrutiva no que diz respeito à compreensão do que vem a ser uma pesquisa histórica. Em particular, a necessidade de reconstruções racionais e os papéis atribuídos aos contextos da descoberta e da justificativa são claramente ressaltados nesta investigação.
Palavras-chave: Fahrenheit. História da Física.
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1018 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
A Argumentação no Discurso de um Professor e seus Estudantes sobre um Tópico de Mecânica Newtoniana |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do
Neste artigo consideramos algumas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Física à luz de um referencial teórico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episódio de ensino com contraposição de ideias sobre uma noção cuja definição tem sido pouco considerada na própria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a ação pedagógica do professor formador refletiu-se na produção de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparações destes resultados com aqueles da educação básica.
Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação.
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Categoria: Física Artigos |
O Gostar e o Aprender no Ensino de Física: uma proposta metodológica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
BONADIMAN, Helio; NONENMACHER Sandra E. B.
No presente texto, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Curso de Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí e em escolas de Ensino Médio. A proposta, que tem um perfil construtivista, valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino-aprendizagem na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da ciência com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com coisas e fatos do dia a dia.
Palavras-chave: Metodologia do ensino. Aprendizagem de Física.
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Categoria: Física Artigos |
Pedagogos e o Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
ZIMMERMANN, Erika; EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz
Este artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as ideias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à ideia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo-filmadas, de um jornal reflexivo e de uma autoavaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas ideias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física.
Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino fundamental. Formação de pedagogo.
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Categoria: Física Artigos |
Uso das experiências de cátedra no ensino de Física |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
ARRIGONI, Giovanni Maria
Neste trabalho relatam-se os resultados de uma investigação sobre a aplicação de pequenas experiências de cátedra, realizadas durante aulas teóricas na área da óptica. O objetivo da investigação foi o de avaliar a possibilidade de inclusão dessas pequenas experiências no currículo da disciplina, o seu valor, considerando a existência de aulas de laboratório didático, o valor de utilizar tempo alocado para essas experiências, e o valor dessas experiências relacionado à melhoria do processo de aprendizagem dos alunos. A relação entre ensino teórico e experimentação nas áreas da Física foi considerada, concluindo que existe uma forte ligação intelectual entre as duas fases, e que nem sempre estas são realizadas em uníssono temporal ou sequencialmente. O resultado dessa primeira fase foi a necessidade de um apoio integrado e experimental durante o ensino da teoria. Dessa forma, os alunos compreendem a teoria de forma mais fácil e também a estrutura da aula resulta mais agradável. Na segunda fase do inquérito, as reações dos alunos foram observadas durante a aplicação dos experimentos nas aulas. Também foi avaliado o desempenho dos alunos na resolução de exercícios e desenvolvimento de uma compreensão dos fenômenos físicos descritos nos experimentos. A investigação foi completada com a aplicação de um questionário referente ao nível de satisfação dos estudantes, o efeito das experiências na compreensão dos tópicos e sugestões de melhoria dos experimentos. Em geral, os alunos responderam com entusiasmo à aplicação dos experimentos e indicaram uma melhora do seu processo de aprendizagem, o que ficou comprovado na resolução de exercícios e compreensão da teoria, através da melhoria das notas dos alunos nas turmas nas quais as experiências foram aplicadas.
Palavras-chave: Experiências de Cátedra. Física. Ótica. Ensino aprendizagem.
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660 0 bytes Periódicos - UFSC http://www.periodicos.ufsc.br |
Categoria: Física Artigos |
Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê? |
Versão: Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio
A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.
Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia. Sociedade.
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513 0 bytes Ensaio - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001 http:// |
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