Categoria: Física Artigos |
Um Software para Experimentos sobre Batimento de Ondas Sonoras |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Wilton Pereira da; SILVA Cleide M. D. P. S. e; SILVA, Diogo D. P. S. e; SILVA, Cleiton D. P. S. e
Este artigo procura enfatizar a importância da experimentação na compreensão de um fenômeno físico sobre interferência, denominado batimento de ondas sonoras. Algumas alternativas para a realização do experimento são apresentadas e as limitações de cada uma delas são apontadas. O artigo apresenta, também, um software desenvolvido especificamente para este experimento, denominado Batimento , e o disponibiliza através da internet. A experiência foi realizada com a utilização desse software, e os resultados obtidos, tanto qualitativos quanto quantitativos, foram bastante satisfatórios.
Palavras-chave: Batimento. Ondas sonoras. Iinterferência.
|
1171 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma Abordagem Histórico-Filosófica para o Eletromagnetismo no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
GUERRA, Andreia; REIS, José Claudio; BRAGA, Marco
Partindo de uma reflexão sobre a relação entre a história da ciência e ensino, procura-se selecionar uma temática para explicitar um currículo com viés histórico-filosófico. O tema escolhido foi a primeira fase do eletromagnetismo, de 1820 a 1832. Para que o currículo em questão possa ser melhor analisado, os autores apresentam inicialmente conclusões a respeito de um estudo histórico-filosófico realizado sobre o tema. A seguir, descrevem em detalhes a proposta curricular, destacando uma aplicação da mesma numa realidade escolar concreta do ensino médio.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Filosofia da Ciência. Eletromagnetismo.
|
3069 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma proposta para ensinar os conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma aplicação da História da F |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MAGALHÃES, Murilo de F.; SANTOS, Wilma M. S.; DIAS, Penha M. C.
Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak.
|
2043 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2002, v.24, n.4, p.489-49 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio" |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio
Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio” realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.
Palavras-chave: Física no ensino médio. Física Moderna e Contemporânea.
|
814 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V5(1), 2000 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Luciano Carvalhais; BELLINI, Luzia Marta
Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.
Palavras-chave: ensino de física, epistemologia, empirismo, inatismo e construtivismo.
|
473 0 bytes Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009 http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/02.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira; OLIVEIRA Filho, Kepler de Souza
Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de óptica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Applets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3ª série do Ensino Médio.
Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino de Óptica. Novas tecnologias. Hipermídia.
|
1610 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.267-27. http:// |
|