Categoria: Física Artigos |
O Professor Artista-Reflexivo e Física, a Pesquisa em Ensino de Física e a Modelagem Analógica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
QUEIROZ, Glória; GUIMARÃES, Luiz Alberto; BOA, Marcelo Cordeiro Fonte
Esse trabalho apresenta características estéticas e técnicas do saber docente de equipe de professores de Física de escola privada no município de Niterói/RJ, capturadas a partir da observação, vídeo-gravação e análise de suas aulas de Eletricidade. Foram captados episódios de ensino, os quais foram examinados à luz do paradigma do artista-reflexivo. A criatividade e a sensibilidade percebidas revelaram que o grupo desenvolveu analogias pedagógicas próprias, ricas em imaginação e incorporação de consensos provenientes de pesquisas em Educação em Ciências. Realiza-se ainda um estudo comparativo entre pesquisas educacionais sobre o tema da Eletricidade e a ação didática dos professores no ensino médio.
|
651 0 bytes Revista ABRAPEC, v. 1, n. 3, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Viajando pelo Sistema Solar: um jogo educativo para o ensino de astronomia em um espaço não-formal d |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
BERNARDES, Adriana Oliveira; GIACOMINI, Rosana
Apresentamos neste trabalho o jogo educativo “Viajando pelo Sistema Solar”, desenvolvido com o intuito de estimular o interesse por ciências em alunos do Ensino Fundamental, 1° segmento. O jogo, produzido através de uma parceria entre um clube de astronomia e um colégio estadual, ambos localizados em Itaocara, Rio de Janeiro, priorizou a utilização de materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados no mercado. Sua aplicação ocorreu inicialmente em um espaço não formal de educação (no clube de astronomia), no qual o jogo mostrou-se um excelente recurso para um primeiro contato com o tema por alunos na faixa etária entre seis e 12 anos.
Palavras-chave: Prática docente. Ensino Fundamental. Jogo educativo. Astronomia. Sistema solar.
|
651 0 bytes Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a11.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Caixa de cores para o estudo de mistura de luzes coloridas |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
COSTA,Gláucia Grüninger Gomes; CORTESE, Antonio Benedito; SCURACHIO, Roberto; CATUNDA, Tomaz
A “caixa de cores” aqui proposta é um equipamento de baixo custo, fácil manuseio e com uma projeção abrangente para a sala de aula toda. Com ela é possível realizar demonstrações interativas sobre adição e subtração de cores e discutir fenômenos correlatos (sombras coloridas, televisão colorida, mistura de tintas em pintura, impressoras, etc.)
|
642 0 bytes Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/ |
Categoria: Física Artigos |
Os Raios no Imaginário Popular |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre; MEDIEROS, Cleide
Nesta pesquisa, investigamos o Imaginário popular de uma comunidade rural do Estado de Pernambuco acerca do raio. Este trabalho está baseado na concepção sociológica de Imaginário e em uma concepção sobre o fenômeno do raio compatível com pontos de vista da Física contemporânea. Dentro do paradigma qualitativo, utilizamos a abordagem metodológica da entrevista aberta onde foi solicitado aos sujeitos entrevistados que narrassem as estórias ou história por eles conhecidas acerca do raio. Os seus relatos foram agrupados e a sua análise foi realizada de forma essencialmente comparativa e hermenêutica, visando detectar invariantes. As representações buscadas foram aquelas compartilhadas, representações sociais e imagens arquetípicas nos discursos coletados com a finalidade de conferir-lhes um sentido estruturante e unificador. Apoiamo-nos em comparações destes elementos básicos com afirmações míticas semelhantes contidas em outros Imaginários, já registradas na literatura, bem como em seus possíveis paralelos com as próprias representações científicas. Dentre os resultados, detectamos nos discursos analisados uma presença de elementos míticos mesclados com alguns elementos da cultura científica atual.
Palavras-chave: Imaginação popular. Representações sociais. Raios.
|
640 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002 http:// |
|