Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Óptica Geométrica no Café da Manhã Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CATELLI, Francisco

O ensino é muito mais eficaz quando há descoberta. Ela estimula o aluno, provoca-o e faz com que a aprendizagem se torne menos maçante porque, afinal, é um prazer aprender! É claro que um quadro cheio de teoria e uma lista quilométrica de exercícios nem sempre são muito atraentes, mas foi nesse ambiente que duas colegas acabaram tendo uma surpresa: além de resolver um problema, elas se depararam com uma descoberta intrigante acerca da forma do reflexo da luz em xícaras de café... Este texto é um relato resumido das peripécias das duas estudantes.

Palavras-chave: Ensino de Física. Óptica Geométrica. Cáustica.

Downloads 934  934  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.3, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Os Livros Didáticos de Física e Suas Omissões e Distorções na História do Desenvolvimento da Termodi Popular Versão: 2010
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO JR, Francisco Nairon.

ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1, p.3-19, maio 2010.

A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência, principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história da ciência no ensino da ciência.
Palavras-chave: História da Ciência. Termodinâmica. Livros Didáticos.

Downloads 564  564  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1  Site http://www.ppgect.ufsc.br/alexandriarevista/atual.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Os Raios no Imaginário Popular Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre; MEDIEROS, Cleide

Nesta pesquisa, investigamos o Imaginário popular de uma comunidade rural do Estado de Pernambuco acerca do raio. Este trabalho está baseado na concepção sociológica de Imaginário e em uma concepção sobre o fenômeno do raio compatível com pontos de vista da Física contemporânea. Dentro do paradigma qualitativo, utilizamos a abordagem metodológica da entrevista aberta onde foi solicitado aos sujeitos entrevistados que narrassem as estórias ou história por eles conhecidas acerca do raio. Os seus relatos foram agrupados e a sua análise foi realizada de forma essencialmente comparativa e hermenêutica, visando detectar invariantes. As representações buscadas foram aquelas compartilhadas, representações sociais e imagens arquetípicas nos discursos coletados com a finalidade de conferir-lhes um sentido estruturante e unificador. Apoiamo-nos em comparações destes elementos básicos com afirmações míticas semelhantes contidas em outros Imaginários, já registradas na literatura, bem como em seus possíveis paralelos com as próprias representações científicas. Dentre os resultados, detectamos nos discursos analisados uma presença de elementos míticos mesclados com alguns elementos da cultura científica atual.

Palavras-chave: Imaginação popular. Representações sociais. Raios.

Downloads 341  341  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Padrões de Interferência em um Tecido de Cortina Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
RAMOS, Paulo Batista; SOUZA, Rogério Rodrigues de

Com a ajuda de um tecido utilizado em cortinas de decoração encontrado em lojas populares, propomos a observação de vários padrões de interferência que podem ser visualizados com um simples manuseio do tecido.

Downloads 390  390  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Para o ensino do átomo de Bohr no nível Médio Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PEDUZZI, Luiz O. Q.; BASSO, Andreza C.

Este artigo apresenta o perfil geral de um texto sobre o átomo de Bohr voltado para o professor do Ensino Médio, bem como os resultados de sua avaliação por uma amostra de professores que atuam nesse nível de ensino.

Palavras-chave: Átomo de Bohr. Programa de pesquisa. Ensino de Física moderna. Material instrucional.

Downloads 1686  1686  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Dez. 2005, v.27, n.4, p.54.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Partículas e Interações Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

Este artigo apresenta um sumário das partículas elementares e das interações fundamentais, segundo o Modelo Padrão. Na sequência, são apresentados dois mapas conceituais, um para partículas e outro para interações, que esquematizam conceitualmente esse modelo.

Downloads 384  384  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Pedagogos e o Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ZIMMERMANN, Erika; EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz

Este artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as ideias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à ideia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo-filmadas, de um jornal reflexivo e de uma autoavaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas ideias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino fundamental. Formação de pedagogo.

Downloads 1651  1651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Pernilongo? Elimine esse zumbido da sua vida: A aprendizagem de ondas sonoras por meio das novas tec Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
DIOGOT, Rodrigo Claudino; GOBARA, Shirley Takeco.

Este trabalho apresenta as análises preliminares de uma pesquisa de campo em que as tecnologias da informação e comunicação foram utilizadas como recurso educacional para o ensino introdutório da Física do Som. O objetivo foi verificar se a sequência elaborada na forma de desafios facilita a aprendizagem de conceitos em Física. O material foi desenvolvido tendo como base a teoria da aprendizagem significativa. Este artigo traz a análise de apenas um dos desafios, intitulado “O Pernilongo e os sons” que foi testado pelo grupo experimental. Os resultados sugerem que o desafio testado favorece a aprendizagem e a construção do conhecimento pelo aluno, e que as tecnologias da informação e comunicação podem ser consideradas como mais um recurso a ser utilizado pelo professor para favorecer a aprendizagem de seus alunos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ondas sonoras. Desafios. Computador no ensino de Física.

Downloads 327  327  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cinted - V. 5 No 2, Dezembro, 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Podem Molas em Queda Livre Ter Aceleração Maior do que a da Gravidade? Popular Versão: 
Atualização:  27/8/2008
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da; AXT, Rolando

Na queda livre de uma mola podem acontecer acelerações muito diferentes da aceleração gravitacional em regiões diversas da mola. Mostra-se que, surpreendentemente para a nossa intuição, ao se iniciar a queda livre de uma mola, uma das suas extremidades permanece em repouso durante algum tempo enquanto a outra extremidade desce com acelerações maiores do que a aceleração gravitacional. Acelerações maiores do que a da gravidade ocorrem também no bungee jumping.

Downloads 1222  1222  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Poesia na Sala de Aula de Ciências? A Literatura Poética e Possíveis Usos Didáticos Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MOREIRA, Ildeu de Castro

A interdisciplinaridade em sala de aula é um tema importante e que deve sempre ser explorado pelo professor. Neste artigo, mostra-se como Física e Literatura podem formar um belo dueto para tornar mais interessante a interação entre ambas.

Downloads 309  309  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 3, n. 1, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 (22) 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »