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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Radioatividade Natural em Amostra Alimentares Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MELQUIADES, Fábio Luiz; APPOLONI, Carlos Roberto

A medida de traços radioativos no ambiente e em alimentos é de fundamental importância para o monitoramento dos níveis de radiação a que o homem está exposto direta ou indiretamente. Este trabalho consiste na medida de traços radioativos em leite em pó, através da espectrometria gama de alta resolução. Foi possível identificar os radionuclídeos 40K, 137Cs e 232Th (obtido do 208Tl), cujas atividades foram calculadas de acordo com as normas da Agência Internacional de Energia Atômica, apresentando níveis normais para os leites analisados, podendo ser consumido sem restrições.

Palavras-chave: Radioatividade. Espectrometria gama. Leite.

Downloads 2446  2446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Re-editando o Trem de Galileu: uma versão economicamente viável Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LOPES, Deisy P. M.; STEIN-BARANA, Alzira C. M.; BORTOLIN, Luís R. M.; BORTOLIN, José R. M.

A montagem experimental conhecida como trem de Galileu que ilustra o princípio da independência dos movimentos é uma ferramenta didática muito atraente para o ensino de Cinemática, em particular no estudo da trajetória de um projétil. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma versão alternativa ao trem de Galileu, rebatizada como carro de Galileu . A característica desta versão é seu baixo custo, manuseio simples e construção com materiais facilmente encontrados no mercado. Usando este equipamento o professor poderá motivar os alunos a terem uma participação ativa nas aulas de Cinemática.

Palavras-chave: Trem de Galileu. Trajetória de projéteis. Cinemática.

Downloads 2119  2119  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Laboratório Caseiro: eletroscópio gigante Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CATELLI, Francisco; FRANCO, Vinicius Cappellano de

É descrito um eletroscópio, de baixo custo e de grandes dimensões, adequado para demonstrações e para o desenvolvimento de investigações sobre fenômenos eletrostáticos em sala de aula. Os resultados são bastante convincentes, e o funcionamento do dispositivo é praticamente imune a problemas de umidade do ar.

Palavras-chave: Eletrização por atrito. eletrização por indução. Polarização. Eletroscópio.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras nesse caminho... Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.

A relevância da História e da Filosofia da Ciência para a pesquisa em ensino de ciências, sob diversos aspectos, tem sido apontada com bastante frequência na literatura especializada da área. A necessidade de incorporação de elementos históricos e filosóficos no ensino médio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar currículos de parcela significativa das licenciaturas. No entanto, os professores do nível médio dificilmente incorporam esse tipo de conhecimento em suas práticas. Nesse trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empírica, de natureza diagnóstica, que buscou investigar as principais dificuldades e experiências de três grupos de indivíduos acerca do uso da História e da Filosofia da Ciência para fins didáticos. Um questionário a esse respeito foi aplicado a 82 sujeitos, entre licenciandos, alunos de pós-graduação e professores da rede pública. Os resultados suscitam uma série de questões para reflexão, que transcendem a preocupação com a produção de material didático de qualidade. O conhecimento pedagógico do conteúdo, a ser melhor considerado nos cursos de formação inicial, parece ser decisivo na superação de visões ingênuas sobre o trabalho com a História e Filosofia da Ciência.

Palavras-chave: História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Física. Formação de professores.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Importância do Cálculo da Propagação de Erros em um Experimento de Atrito Estático Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MATUO, Celso Yuji; MARINELLI, J. R.

Mostra-se que, mesmo em um experimento simples de atrito estático, deve ser efetuada uma cuidadosa análise das incertezas experimentais, incluindo erros estatísticos e de escala (instrumental), bem como a propagação de erros, antes de uma conclusão final a respeito das hipóteses adotadas sobre o atrito entre duas superfícies secas. Utilizando uma montagem simples e de fácil reprodutibilidade, apresenta-se uma série de resultados e análises para o coeficiente de atrito estático.

Palavras-chave: Atrito estático. Propagação de erros.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Desenvolvimento Histórico da Escala Fahrenheit e o Imaginário de Professores e de Estudantes de Fí Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

No presente trabalho mostra-se o desencontro entre a complexa história do desenvolvimento da escala Fahrenheit e o pouco caso que dela fazem livros textos, professores e estudantes de Física. Inicialmente, foi feito um apanhado dos posicionamentos de vários livros textos de Física, dirigidos ao ensino médio. Um levantamento da opinião de um conjunto de professores de Física do ensino médio e de estudantes de licenciatura em Física foi feito através de uma série de entrevistas semiestruturadas que buscavam mapear suas compreensões a respeito da utilidade da escala Fahrenheit e da razão de ser dos valores 32 e 212, nela assinalados respectivamente para os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água. Os resultados das nossas análises revelam um enorme desconhecimento histórico aliado a uma capacidade de engendrar ou simplesmente reproduzir, versões pseudo-históricas que pareçam plausíveis. Mostramos, ainda, que uma análise histórica mais acurada do desenvolvimento da escala Fahrenheit pode ser bastante instrutiva no que diz respeito à compreensão do que vem a ser uma pesquisa histórica. Em particular, a necessidade de reconstruções racionais e os papéis atribuídos aos contextos da descoberta e da justificativa são claramente ressaltados nesta investigação.

Palavras-chave: Fahrenheit. História da Física.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Argumentação no Discurso de um Professor e seus Estudantes sobre um Tópico de Mecânica Newtoniana Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do

Neste artigo consideramos algumas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Física à luz de um referencial teórico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episódio de ensino com contraposição de ideias sobre uma noção cuja definição tem sido pouco considerada na própria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a ação pedagógica do professor formador refletiu-se na produção de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparações destes resultados com aqueles da educação básica.

Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação.

Downloads 1751  1751  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1084
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Gostar e o Aprender no Ensino de Física: uma proposta metodológica Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BONADIMAN, Helio; NONENMACHER Sandra E. B.

No presente texto, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Curso de Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí e em escolas de Ensino Médio. A proposta, que tem um perfil construtivista, valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino-aprendizagem na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da ciência com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com coisas e fatos do dia a dia.

Palavras-chave: Metodologia do ensino. Aprendizagem de Física.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Pedagogos e o Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ZIMMERMANN, Erika; EVANGELISTA, Paula Cristina Queiroz

Este artigo é o relato de experiência, envolvendo uma turma de pedagogia, que objetivava desafiar as ideias, inseguranças e atitudes que muitos alunos desse curso têm em relação ao Ensino de Física no Ensino Fundamental. Usando um questionário semiestruturado, foram coletados dados com o objetivo de levantar as concepções de ciência e de ensino e de aprendizagem de Física com as quais os alunos iniciam a disciplina. A análise desses dados mostrou que esses alunos possuem grande aversão por Física, e têm muita resistência à ideia de ensinar Física no Ensino Fundamental. A partir desses resultados, planejou-se um curso de Metodologia do Ensino de Ciências que pudesse ajudar esses alunos na superação de suas inseguranças quanto a ensinar Física. Durante esse curso foram coletados dados a partir das aulas vídeo-filmadas, de um jornal reflexivo e de uma autoavaliação feita anonimamente pelos alunos. A análise desses dados mostrou que essa experiência levou a resultados considerados satisfatórios, já que puderam ser evidenciadas mudanças nas ideias e atitudes desses alunos frente ao ensino de Física. Foram, também, evidenciados motivação, envolvimento e, acima de tudo, disposição para aprendizagem independente do conteúdo de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino fundamental. Formação de pedagogo.

Downloads 2547  2547  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Concepções teórico-metodológicas no laboratório didático de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
ROSA, Cleci Werner da

O presente texto consiste na reflexão acerca do processo ensino-aprendizagem da Física no âmbito das atividades práticas/experimentais desenvolvidas em laboratório didático nos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. O objetivo principal consiste em elucidar as concepções teórico-metodológicas dos professores de Física desta instituição que utilizam aulas práticas/experimentais na sua ação docente. Fundamenta-se tal estudo na perspectiva dos processos cognoscitivos de aprendizagem, no processo de transposição didática e na identificação do laboratório em questão frente aos tipos de laboratório e às abordagens dadas no ensino de Física experimental do Brasil. A investigação decorre de entrevistas semi-estruturadas cujos dados coletados apontaram que o grupo de professores investigado atribui significativa importância às aulas práticas/experimentais e que tais atividades têm possibilitado a apropriação dos conceitos e fenômenos físicos.

Palavras-Chave: Ensino Experimental, Ensino Superior, Ensino de física, Metodologia de Ensino

Downloads 843  843  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Portal FAE  Site http://www.portal.fae.ufmg.br
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