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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras nesse caminho... Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.

A relevância da História e da Filosofia da Ciência para a pesquisa em ensino de ciências, sob diversos aspectos, tem sido apontada com bastante frequência na literatura especializada da área. A necessidade de incorporação de elementos históricos e filosóficos no ensino médio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar currículos de parcela significativa das licenciaturas. No entanto, os professores do nível médio dificilmente incorporam esse tipo de conhecimento em suas práticas. Nesse trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empírica, de natureza diagnóstica, que buscou investigar as principais dificuldades e experiências de três grupos de indivíduos acerca do uso da História e da Filosofia da Ciência para fins didáticos. Um questionário a esse respeito foi aplicado a 82 sujeitos, entre licenciandos, alunos de pós-graduação e professores da rede pública. Os resultados suscitam uma série de questões para reflexão, que transcendem a preocupação com a produção de material didático de qualidade. O conhecimento pedagógico do conteúdo, a ser melhor considerado nos cursos de formação inicial, parece ser decisivo na superação de visões ingênuas sobre o trabalho com a História e Filosofia da Ciência.

Palavras-chave: História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Física. Formação de professores.

Downloads 1777  1777  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BERNARDES, Tamara O. et al.

A proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção.

Palavras-chave: Astronomia. Telescópios. Ensino de Física.

Downloads 1779  1779  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.3, p.391-39  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ensinando física com consciência ecológica e com materiais descartáveis Popular Versão: 
Atualização:  29/7/2008
Descrição:
DAMASIO, Felipe; STEFFANI, Maria Helena

Neste trabalho descrevemos uma atividade interdisciplinar realizada em uma escola pública da cidade de Criciúma, SC, cujo objetivo principal foi conscientizar alunos e pais sobre o aquecimento global, além de proporcionar os primeiros passos para que a comunidade local contribuísse para sua diminuição. Para atingir este objetivo envolvemos toda comunidade escolar do ensino médio na construção de aquecedores solares caseiros com materiais descartáveis. Os professores utilizaram o projeto para a exploração de conceitos científicos envolvidos durante sua execução.

Palavras-chave: Aquecimento global. Ensino de física. Interdisciplinaridade. Física térmica. Material de baixo custo.

Downloads 1783  1783  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tsunami: Que Onda é Essa? Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
SANTOS, Marcus Lacerda

Este pequeno artigo visa ajudar estudantes a compreender um pouco do fenômeno tsunami, à luz de conceitos básicos da física geral, ondulatória e de fluídos.

Downloads 1793  1793  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O aproveitamento da energia eólica Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
F.R. Martins, R.A. Guarnieri e E.B. Pereira

Diversos estudos realizados nos últimos anos têm apontado as implicações e impactos sócioambientais do consumo de energia. As fontes renováveis de energia são apresentadas como a principal alternativa para atender as demandas da sociedade com relação a qualidade e segurança do atendimento da demanda de eletricidade com a redução dos danos ambientais decorrentes do consumo de energia. Este artigo apresenta uma revisão dos conceitos físicos relacionados ao emprego da energia cinética dos ventos na geração de eletricidade. Inicialmente, o artigo descreve a evolução do aproveitamento da energia eólica, incluindo dados e informações sobre a situação atual do uso desse recurso para geração de energia elétrica. O artigo apresenta uma descrição dos aspectos dinâmicos dos ventos e circulação atmosférica na Terra, incluindo a descrição dos fatores que influenciam a velocidade e direção dos ventos nas proximidades da superfície de nosso planeta. A modelagem e previsões dos ventos são discutidas apresentando os principais resultados obtidos com as metodologias empregadas no Brasil. Os aspectos relacionados à estimativa e previsão da potência eólica são abordados ressaltando a importância de uma base de dados de vento de qualidade para a determinação da confiabilidade dos resultados fornecidos pelos modelos numéricos.

Palavras-chave: Energia eólica. Circulação atmosférica. Modelos numéricos. Modelagem atmosférica.

Downloads 1798  1798  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Experiência de Oersted em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  28/4/2008
Descrição:
CHAIB, J.P.M.C.; ASSIS, Andre Koch Torres de

Em 1820 Oersted observou a deflexão de um pequeno ímã colocado próximo a um fio com corrente constante. Esta descoberta fundamental desencadeou uma série de pesquisas que levou à unificação dos fenômenos elétricos e magnéticos. Este artigo visa contribuir para o resgate da relevância da experiência de Oersted. É feita uma breve contextualização histórica desta experiência. Descreve-se uma reprodução moderna dos procedimentos e observações de Oersted com materiais de baixo custo.

Palavras-chave: Eletrodinâmica. Eletromagnetismo. Experiência de Oersted.


Downloads 1799  1799  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Calor e temperatura e suas explicações por intermédio de um enfoque histórico Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CINDRA, José Lourenço; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. Calor e temperatura e suas explicações por intermédio de um enfoque histórico. In: MARTINS, R. A.; MARTINS, L. A. C., P.; SILVA, C. C.; FERREIRA, J. M. H. (eds.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul: 3o Encontro. Campinas: AFHIC, 2004. Pp. 240-248. (ISBN 85-904198-1-9)

No presente trabalho procuramos discutir a categorização das explicações realizadas por Halbwachs relacionando-a com o desenvolvimento histórico dos conceitos de calor e temperatura. Identificamos e discutimos as explicações homogênea, heterogênea e batígena no contexto histórico destes conceitos. Verificamos que as explicações utilizadas pelos cientistas para formularem teorias do calor e da temperatura, de modo geral, refletem os tipos de explicações indicadas por Halbwachs. Constatamos, por exemplo, que o conceito de temperatura, que no início ainda não havia se separado do conceito de calor, foi aos poucos se estabelecendo como uma grandeza física fenomenológica. Uma espécie de explicação homogênea era suficiente para conceituá-la, e o mesmo pode ser dito no que tange ao conceito de calor. Posteriormente, à medida em que houve um aprofundamento na compreensão dos fenômenos térmicos, todo o enfoque conceitual da questão caminhou no sentido de uma explicação mais profunda, por isso, podemos afirmar que os cientistas passaram a fazer uso de explicações batígenas para o de temperatura. A grandeza entropia, que inicialmente foi introduzida por Clausius como uma grandeza fenomenológica, aceitava também explicação homogênea. Contudo, no enfoque de Boltzmann, que procurou dar um tratamento estatístico para a entropia, houve a introdução de uma explicação batígena.

Downloads 1801  1801  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A visão de um engenheiro aeronáutico acerca da sustentação, Bernoulli e Newton Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
EASTLAKE, Charles N.

Neste artigo C.N. Eastlake defende que tanto as Leis de Newton quando o Princípio de Bernoulli podem ser corretamente utilizados para explicar a sustentação gerada pelas asas de um avião. Ele chama a atenção para algumas ideias errôneas (como a igualdade dos tempos de trânsito) e o perigo que corremos ao fazermos um número excessivo de simplificações nos modelos teóricos. Com isto ele conclui que uma vez aplicados corretamente, a conveniência das duas abordagens depende apenas dos tipos de dados que se dispõe para fazer os cálculos.. Publicado originalmente em The Physics Teacher 40, 166 (2002).

Downloads 1806  1806  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Sistema Simples para a Verificação da Lei de Ohm Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
CHIQUITO, Adenilson J.; SILVA, Reginaldo da; BETTINI, Kleber Bettini; MACEDO, Rodrigo P.

Este trabalho apresenta de maneira simples a construção de um sistema para medidas experimentais de corrente e voltagem para a comprovação e verificação da Lei de Ohm.

Downloads 1813  1813  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Educação Científica na Perspectiva Bachelardiana: Ensino Enquanto Formação Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CARVALHO Filho, José Ernane Carneiro

A problemática do ensino-aprendizagem aparece na epistemologia bachelardiana com um enfoque próprio, ao defender que aprender é uma mudança na constituição psíquica do sujeito. Isto é, aprender é superar os obstáculos que se interpõem no processo de aquisição do conhecimento. Bachelard argumenta que para que haja aprendizagem é importante que o estudante rompa com os obstáculos que impedem
a compreensão dos conceitos científicos. Desta forma, o objetivo central do ensino de ciências não deve ser a exposição de aulas para a aquisição de uma grande quantidade de conteúdos, mas a superação dos obstáculos que impedem a compreensão do pensar e fazer ciência, na atualidade.

Palavras-chave: Formação. Obstáculo epistemológico e Perfil epistemológico.

Downloads 1816  1816  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio, V. 8, N. 1, 2006  Site http://
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