Categoria: Física Artigos |
O Professor Artista-Reflexivo e Física, a Pesquisa em Ensino de Física e a Modelagem Analógica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
QUEIROZ, Glória; GUIMARÃES, Luiz Alberto; BOA, Marcelo Cordeiro Fonte
Esse trabalho apresenta características estéticas e técnicas do saber docente de equipe de professores de Física de escola privada no município de Niterói/RJ, capturadas a partir da observação, vídeo-gravação e análise de suas aulas de Eletricidade. Foram captados episódios de ensino, os quais foram examinados à luz do paradigma do artista-reflexivo. A criatividade e a sensibilidade percebidas revelaram que o grupo desenvolveu analogias pedagógicas próprias, ricas em imaginação e incorporação de consensos provenientes de pesquisas em Educação em Ciências. Realiza-se ainda um estudo comparativo entre pesquisas educacionais sobre o tema da Eletricidade e a ação didática dos professores no ensino médio.
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703 0 bytes Revista ABRAPEC, v. 1, n. 3, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? |
Versão: Atualização: 12/5/2008 |
Descrição:
RODRIGUES Júnior, Ary de Araújo
Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa do mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.
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2000 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O que é uma “Raia” Espectral? |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; HERBER, Jane; MENEGOTTO, José Carlos; KESSLER, Sérgio Luis
Ao observar, através de uma rede de difração, “cópias” da mão do professor que ajustava um equipamento, um estudante abre o caminho para que sejam desenvolvidas estratégias didáticas poderosas que levem à compreensão do que é uma raia espectral. A reprodução das etapas descritas neste trabalho envolve apenas a adaptação de uma lâmpada germicida, de fácil obtenção, e o uso de redes de difração, que podem ser improvisadas sem nenhuma dificuldade com CDs graváveis. Esta incursão ao mundo da espectroscopia permite “visitas” a vários campos do conhecimento. A Física, é claro, é um deles, mas estarão aí presentes a Química e mesmo a Biologia.
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1615 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O uso do cinema para o ensino de Física no ensino médio |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
XAVIER, Carlos Henrique Gurgel; PASSOS, Carmensita Matos Braga; FREIRE, Paulo de Tarso Cavalcante; COELHO, Afrânio de Araújo
O presente trabalho apresenta uma investigação sobre o uso do cinema como elemento incentivador da motivação e facilitador da aprendizagem no ensino da Física, restrito à Mecânica. O estudo foi realizado junto a grupo de jovens estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Nessa perspectiva, dois filmes do circuito comercial foram exibidos durante cinco encontros pedagógicos. Através de uma abordagem qualitativa, informações foram coletadas acerca das percepções dos estudantes sobre a metodologia proposta de uso do cinema. Observou-se forte envolvimento, participação ativa e interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Física mediante o uso das obras fílmicas em sala de aula.
Palavras-chave: Cinema e Educação, Metodologia do ensino, Aprendizagem de Física
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1396 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID111/v5_n2_a2010.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson
O artigo aborda uma ampla classe de recursos instrucionais chamados Objetos de Aprendizagem, que se encontram disponíveis em repositórios na Internet. São essencialmente recursos digitais em diferentes formatos: áudio, vídeo, animação e simulação computacional com certas características específicas no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, é proposto o uso das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PhET) da Universidade do Colorado.
Palavras-chave: Prática docente. Objetos de Aprendizagem. PhET.
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643 0 bytes Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a08.pdf |
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