Categoria: Física Artigos |
A resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica |
Versão: Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
FÁVERO, Maria Helena; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa em resolução de problemas de Física, baseada nos trabalhos publicados nos principais periódicos da área do final dos anos 70 até 1999. A partir da categorização das publicações segundo o tipo de questão estudada, o aporte teórico utilizado, o método de pesquisa adotado, seus resultados e conclusões, é apresentado um perfil da pesquisa na área. Em seguida, esse é discutido e analisado apontando-se os aspectos convergentes que caracterizam a área. A partir dessa análise, é defendida a tese, baseada na proposta de Fávero (2000) segundo a qual, para que se possa gerar subsídios para a prática de ensino da Física por meio do estudo da resolução de problemas, esse deve ser desenvolvido de acordo com um método que ultrapasse a ideia de transmissão nos processos comunicacionais da situação de sala de aula, para adotar a ideia de interlocução (Vion, 2000) o que implica, portanto, que seja centrado numa situação de interação social, de modo a evidenciar as regulações cognitivas dos sujeitos e sua tomada de consciência, em função de um campo conceitual (Vergnaud, 1990b) particular -no caso, a Física- e a análise destes processos, a partir da produção e dos processos comunicacionais (Bromberg & Chabrol, 1999) desenvolvidos nessa interação. Essa tese se apoia na articulação de conceitos particulares da Psicologia, incluindo sua interface com a linguística, tais como “campo conceitual”, “tomada de consciência“ e “atos da fala” , que são retomados para dar-lhe sustentação.
Palavras-chave: Resolução de problemas e ensino de Física. Tomada de consciência. Campo conceitual. Processos comunicacionais.
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744 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V6(2), 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Força Magnética sobre Correntes Elétricas: "Um Motor Linear" |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Reginaldo da; MACEDO, Rodrigo P.; SOUZA, Marcelo G. de; CHIQUITO, Adenilson J.
Neste artigo é descrita a construção de um motor linear para a demonstração direta da ação de um campo magnético sobre uma corrente elétrica, ilustrando claramente os exemplos discutidos em aulas básicas de eletromagnetismo. Adicionalmente, foi incluída uma sofisticação permitindo que o motor funcione como um oscilador. Além disso, verificou-se a operação do motor como um gerador, como predito pela Lei de Faraday.
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739 0 bytes Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Desenvolvimento Histórico da Dinâmica: Referente para a Evolução das Concepções dos Estudantes sobre |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira
Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas ideias. Estas, denominadas de ́concepções intermediárias ́ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.
Palavras-chave: História da ciência. Dinâmica. Força e movimento.
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738 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002 http:// |
Categoria: Física Artigos |
A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na ap |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
DIAS, Ana Cristina Garcia; BARLETTE, BARLETTE, Vania Elisabeth; MARTINS, Carlos Alberto Gomes
O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a autoculpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.
Palavras-chave: aprendizagem, motivação, Eletricidade, dificuldades de aprendizagem.
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729 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf |
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