Categoria: Física Artigos |
As licenciaturas em Física das universidades brasileiras: um diagnóstico da formação inicial de prof |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
GOBARA, Shirley Takeco; GARCIA, João Roberto Barbosa
Este artigo apresenta os resultados preliminares de um projeto que teve como objetivo geral realizar um levantamento sobre os cursos de Licenciatura do Brasil. As informações que compõem esse levantamento foram obtidas inicialmente de um banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, que disponibiliza informações sobre as instituições que oferecem os diferentes cursos de graduação do Brasil. A partir desses dados, levantaram-se as instituições que oferecem cursos de Licenciatura em Física e utilizando-se de um questionário, buscou-se as informações sobre as condições de oferta e do número de egressos, dos últimos cinco anos, dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil. Esse projeto foi proposto tendo em vista o quadro complexo da formação de professores para o ensino médio, em particular, o problema que tem sido objeto de debate na esfera educacional que é o déficit de professores de física para atuar nas escolas de ensino médio. Finalmente, discute-se sugestões de organização institucional e possíveis percursos de formação desses profissionais que apontem alternativas para uma mudança do quadro atual.
Palavras-chave: Licenciaturas. Formação docente. Ensino de física.
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1706 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
A Argumentação no Discurso de um Professor e seus Estudantes sobre um Tópico de Mecânica Newtoniana |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do
Neste artigo consideramos algumas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Física à luz de um referencial teórico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episódio de ensino com contraposição de ideias sobre uma noção cuja definição tem sido pouco considerada na própria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a ação pedagógica do professor formador refletiu-se na produção de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparações destes resultados com aqueles da educação básica.
Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação.
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1718 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007 http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1084 |
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