Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física clássica de cabeça para baixo: como Einstein descobriu a teoria da relatividade especial Popular Versão: 
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
Renn, Jurgen
Albert Einstein por duas vezes alterou de maneira profunda nossos conceitos de espaço e tempo com a sua teoria da relatividade: primeiro no âmbito da teoria especial de 1905 e depois com a teoria geral de 1915. Como
foi o jovem Albert Einstein capaz de dar início a esta revolução?

Palavras-chave: história da física, teoria da relatividade.

Downloads 500  500  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Corrida de vetores: vacina contra o raciocínio aristotélico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Paulo Murilo Castro de

Corrida de vetores é uma antiga brincadeira com papel quadriculado e canetas coloridas que simula uma corrida de automóveis. Dois ou mais participantes correm em uma pista desenhada no papel, cada um identificado pela cor de sua caneta. CUIDADO: pode tornar-se um vício!

Downloads 501  501  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a08.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre o EAD no Ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
CUNHA, Silvio Luiz Souza

São apresentadas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do Ensino a Distância (EAD) no ensino da Física. Em particular discorremos sobre as motivações, as condições e o potencial da contribuição da EAD a melhoria do ensino de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. TIC. EAD. Educação a distância. Formação de professores.

Downloads 506  506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise das ideias dos alunos sobre hidrostática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SEBASTIANY, Ana Paula; DIEHL, Ivan Francisco; HARRES, João Batista Siqueira; PIZZATO, Michelle Camara

Este trabalho apresenta a análise das ideias de futuros professores de ciências quanto a temática de hidrostática, em específico sobre o processo de funcionamento de um sifão. As ideias foram coletadas a partir da aplicação de duas perguntas elaboradas com o intuito de caracterizá-las para posterior análise. Esta análise aponta para a existência de algumas concepções distintas sobre o tema. São apontados também obstáculos associados a estas concepções em relação à compreensão do ponto de vista científico dos fenômenos estudados.

Downloads 511  511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a05.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de Situações de Controvérsias e Conflitos Cognitivos Através de uma Leitura Lakatiana Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo

Este trabalho propõe observar a construção dos pensamentos dos alunos em sala de aula, em momentos em que são estimulados conflitos cognitivos e controvérsias. Para isso, sugere-se o emprego de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa leitura dos programas de pesquisa de Lakatos. A ideia é empregar essa leitura para qualificar o pensamento dos alunos e estruturá-los como se fossem programas. Em seguida, aplicam-se as condições de Posner et al. para entender a razão do comprometimento dos pensamentos dos alunos aos programas.

Palavras-chave: Conflito cognitivo. Programas de pesquisa. Aprendizagem de cinemática angular.

Downloads 512  512  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V8(1), pp. 7-30, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma discussão sobre a natureza da ciência no ensino médio: um exemplo com a teoria da relatividade r Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
F. Klein Köhnlein, Janete

Considerando as dificuldades que muitas vezes são encontradas na implementação de práticas educativas que visam discutir a ciência e seu processo de construção, em sala de aula, apresenta-se, neste trabalho, os componentes de um Módulo Didático baseado em uma abordagem histórico-filosófica da Teoria da Relatividade Restrita. Estruturado de acordo com os três momentos pedagógicos de Angotti e Delizoicov (1992), problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, ele foi testado em uma turma de 4ª fase do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Catarina. Os resultados mostram uma acentuada receptividade dos alunos em relação às atividades desenvolvidas e mudanças significativas em certas concepções de ciência vigentes.

Palavras-chave: Natureza da Ciência, História e Filosofia da Ciência, módulo didático, teoria da Relatividade Restrita.

Downloads 516  516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A órbita da Lua vista do Sol Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
AGUIAR, C.E.; BARONI, D.; FARINA, C.

O movimento da Lua tem aspectos pouco intuitivos quando observado de um referencial fixo no Sol. Existem muitas concepções errôneas sobre esse movimento, encontradas em vários textos de referência e aceitas pela maioria das pessoas como parte do senso comum. Neste trabalho nós discutimos porque as noções usuais sobre a trajetória da Lua em torno do Sol estão erradas, e apresentamos uma descrição simples da geometria da órbita lunar. As órbitas dos demais satélites planetários do sistema solar também são analisadas.

Palavras-chave: ensino de física, movimento orbital, concepções intuitivas.

Downloads 519  519  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=31&num=4
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Uso de um Vídeo no Estudo do Fenômeno de Refração da Luz Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
VERGARA, Dalva Aldrighi; BUCHWEITZ, Bernardo

Um vídeo sobre refração da luz foi projetado para estudantes de nível médio e as atividades de ensino foram desenvolvidas a partir dos assuntos nele apresentados. Os dados foram obtidos a partir das respostas dadas pelos estudantes em um questionário, em um teste escrito e em entrevistas. Os resultados mostraram algumas evidências que revelaram que essas atividades realmente contribuíram para a sua aprendizagem e que eles gostaram do videofilme e das atividades de ensino.

Downloads 522  522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista ABRAPEC, v. 1, n. 3, 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Fotografando o que não se Vê Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SABA, Marcelo M. F.; RAPOSO, Rodrigo Roversi; SANTANA, Gustavo Andrade

Este artigo mostra uma forma simples de se conseguir fotografar instantes específicos de fenômenos que ocorrem a altas velocidades.

Downloads 523  523  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 3, n. 1, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Concepções espontâneas de repouso e movimento de uma pessoa deficiente visual total Popular Versão: pdf
Atualização:  17/9/2013
Descrição:
CAMARGO, Éder Pires de; SCALVI, Luís Vicente de Andrade; BRAGA, Tânia Moron Saes

Enfocou-se a análise das convicções alternativas de repouso e movimento de um sujeito cego, buscando relacioná-las com as convicções de pessoas não cegas, bem como, com os conceitos da Física pré-newtoniana, estabelecidos principalmente por Jean Buridan, durante a Idade Média, e por Aristóteles. Os resultados desse estudo têm demonstrado que o deficiente visual total apresenta convicções acerca de repouso e movimento muito parecidas à de pessoas não cegas. Concepções aristotélicas, como as de lugar natural e de que a todo movimento associa-se uma força, têm se evidenciado como paradigma também para tais indivíduos. Portanto, de acordo com as convicções apresentadas pelo sujeito, a ausência de visão não se mostra fator fundamental na influência no que se refere à natureza das concepções espontâneas de repouso e movimento. Estímulos sensoriais, como audição e tato, e interações sociais com indivíduos videntes participam decisivamente na construção de tais noções.

Palavras-chave: Força. Gravidade. Movimento. Repouso. Trajetória.

Downloads 524  524  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.fsc.ufsc.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »