Categoria: Física Artigos |
Desenvolvimento Histórico da Dinâmica: Referente para a Evolução das Concepções dos Estudantes sobre |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira
Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas ideias. Estas, denominadas de ́concepções intermediárias ́ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.
Palavras-chave: História da ciência. Dinâmica. Força e movimento.
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798 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um Estudo a Respeito das Concepções Alternativas sobre Calor e Temperatura |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
Köhnlein, Janete F. Klein; PEDUZZI, Sônia S.
Neste trabalho, foi realizada uma investigação que teve por objetivo verificar se um planejamento de ensino, tendo como ponto de partida as concepções alternativas dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, resultava em uma aprendizagem mais eficiente. Também foram identificadas, através de um teste, as similaridades entre as concepções alternativas apresentadas por estes alunos com as de três cursos de formação de professores (Magistério, Licenciatura Plena em Matemática e Licenciatura Plena em Física). No trabalho desenvolvido, foi possível perceber que apesar do estudo das concepções alternativas ter praticamente se esgotado em termos de pesquisa, pouco chegou até hoje na sala de aula.
Palavras-chave: Concepções alternativas. Calor e temperatura. Formação de professores.
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832 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Os Raios no Imaginário Popular |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre; MEDIEROS, Cleide
Nesta pesquisa, investigamos o Imaginário popular de uma comunidade rural do Estado de Pernambuco acerca do raio. Este trabalho está baseado na concepção sociológica de Imaginário e em uma concepção sobre o fenômeno do raio compatível com pontos de vista da Física contemporânea. Dentro do paradigma qualitativo, utilizamos a abordagem metodológica da entrevista aberta onde foi solicitado aos sujeitos entrevistados que narrassem as estórias ou história por eles conhecidas acerca do raio. Os seus relatos foram agrupados e a sua análise foi realizada de forma essencialmente comparativa e hermenêutica, visando detectar invariantes. As representações buscadas foram aquelas compartilhadas, representações sociais e imagens arquetípicas nos discursos coletados com a finalidade de conferir-lhes um sentido estruturante e unificador. Apoiamo-nos em comparações destes elementos básicos com afirmações míticas semelhantes contidas em outros Imaginários, já registradas na literatura, bem como em seus possíveis paralelos com as próprias representações científicas. Dentre os resultados, detectamos nos discursos analisados uma presença de elementos míticos mesclados com alguns elementos da cultura científica atual.
Palavras-chave: Imaginação popular. Representações sociais. Raios.
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721 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Concepções de Professores de Física sobre Resolução de Problemas e o Ensino da Física |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
SOUZA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena
Neste trabalho tentamos desvendar concepções de professores de Física sobre a relação entre a resolução de problemas (RP) e o ensino da Física. Os professores foram submetidos à uma entrevista semi-estruturada que continha, dentre outros, os seguintes eixos básicos: o papel da resolução de problemas na aprendizagem em Física e a função do professor no desenvolvimento do processo de resolução de problemas em sala de aula. A análise das entrevistas indica que, de maneira geral, apesar de aparentarem ter uma ideia clara do seu papel mediador no processo de RP em sala de aula, os professores parecem não ter uma ideia igualmente clara do papel da RP no ensino da Física.
Palavras-chave: Concepções de professores. Resolução de problemas. Ensino de Física.
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645 0 bytes Revista Abrapec, v. 3, n. 1, 2003 http:// |
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