Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Nobel 2004: Interação Colorida no Mundo dos Quarks: Quanto Mais Próximos, Mais Livres Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PLEITEZ, Vicente

Corria a década de 1960, e, de repente, as notícias a respeito de novas partículas tornou-se tão parte do cotidiano que os jornais estranhavam a falta da descoberta de uma partícula diferente em uma dada semana. Deste então a proposta da existência de quarks já era seriamente considerada pelos cientistas, mas uma questão permeceu por décadas: Por que léptons não sentiam a interação forte? A resposta a essa questão foi esclarecida pela descoberta da liberdade assintótica e rendeu a seus propositores o Prêmio Nobel de Física de 2004.

Downloads 398  398  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Novos Usos para Componentes de um Velho Disco Rígido de Computador Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PIMENTEL, Jorge Roberto; SAAD, Fuad Daher; YAMAMURA, Paulo; FURUKAWA, Claudio Hiroyuki

Neste artigo, sugerem-se algumas aplicações didáticas para os potentes ímãs permanentes existentes no interior dos drives de discos rígidos de computador que não estejam mais sendo utilizados. São descritas quatro montagens fáceis de serem preparadas e que podem ser apresentadas em salas de aula ou feiras de ciências. Elas permitem a observação e a verificação qualitativa de leis de mecânica e de eletromagnetismo, normalmente discutidas no ensino médio. Além do seu inerente enfoque didático, as montagens e seus efeitos associados objetivam despertar o potencial criativo dos alunos, instigando-os a proporem novos usos para os ímãs e discos rígidos desses drives.

Palavras-chave: Ensino de Física. Magnetismo. Eletromagnetismo. Mecânica.

Downloads 1013  1013  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.3, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O aproveitamento da energia eólica Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
F.R. Martins, R.A. Guarnieri e E.B. Pereira

Diversos estudos realizados nos últimos anos têm apontado as implicações e impactos sócioambientais do consumo de energia. As fontes renováveis de energia são apresentadas como a principal alternativa para atender as demandas da sociedade com relação a qualidade e segurança do atendimento da demanda de eletricidade com a redução dos danos ambientais decorrentes do consumo de energia. Este artigo apresenta uma revisão dos conceitos físicos relacionados ao emprego da energia cinética dos ventos na geração de eletricidade. Inicialmente, o artigo descreve a evolução do aproveitamento da energia eólica, incluindo dados e informações sobre a situação atual do uso desse recurso para geração de energia elétrica. O artigo apresenta uma descrição dos aspectos dinâmicos dos ventos e circulação atmosférica na Terra, incluindo a descrição dos fatores que influenciam a velocidade e direção dos ventos nas proximidades da superfície de nosso planeta. A modelagem e previsões dos ventos são discutidas apresentando os principais resultados obtidos com as metodologias empregadas no Brasil. Os aspectos relacionados à estimativa e previsão da potência eólica são abordados ressaltando a importância de uma base de dados de vento de qualidade para a determinação da confiabilidade dos resultados fornecidos pelos modelos numéricos.

Palavras-chave: Energia eólica. Circulação atmosférica. Modelos numéricos. Modelagem atmosférica.

Downloads 1505  1505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Conceito de Calor nos Livros de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
AXT, Rolando; BRÜCKMANN, Magale Elisa

Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 6 (2): 128-142, ago. 1989

Downloads 1426  1426  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 6 (2): 128-142  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O cotidiano da sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física para futuros pr Popular Versão: pdf
Atualização:  15/3/2011
Descrição:
MASSONI, Neusa Teresinha; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho procuramos descrever o processo de construção de uma compreensão descritiva contextualizada da cultura de sala de aula de uma disciplina de História e Epistemologia da Física do currículo de formação de professores de Física de uma universidade pública federal. Para isso, a observação participativa do cotidiano da sala de aula estendeu-se por um período de um ano. A narrativa desse processo é extensa, cheia de detalhes que sugerem certas mudanças em certas concepções de ciência dos alunos e, ao mesmo tempo, o enraizamento de outras.

Palavras-chave: História e epistemologia da Física. Formação de professores de Física. Concepções de ciência. Etnografia de sala de aula.

Downloads 1646  1646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007  Site http://www.if.ufrgs.br/ienci/main/artigos/openAbstract.php?idArtigo=161
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O currículo de Física: inovações e tendências nos anos noventa Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; VANNUCCHI, Andréa

O objetivo desta revisão consiste em traçar as tendências do currículo de física e sua relação com a pesquisa neste âmbito, tentando verificar a importância dessa pesquisa para a realidade de sala de aula. Para isto, buscaremos analisar as propostas e trabalhos apresentados em nove encontros científicos sobre ensino de física realizados nos quatro primeiros anos desta década.

Palavras-chave: Revisão bibliográfica. Física. Inovações curriculares.

Downloads 753  753  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigaçõesem Ensino de Ciências - V1(1), 1996  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Desenvolvimento Histórico da Escala Fahrenheit e o Imaginário de Professores e de Estudantes de Fí Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

No presente trabalho mostra-se o desencontro entre a complexa história do desenvolvimento da escala Fahrenheit e o pouco caso que dela fazem livros textos, professores e estudantes de Física. Inicialmente, foi feito um apanhado dos posicionamentos de vários livros textos de Física, dirigidos ao ensino médio. Um levantamento da opinião de um conjunto de professores de Física do ensino médio e de estudantes de licenciatura em Física foi feito através de uma série de entrevistas semiestruturadas que buscavam mapear suas compreensões a respeito da utilidade da escala Fahrenheit e da razão de ser dos valores 32 e 212, nela assinalados respectivamente para os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água. Os resultados das nossas análises revelam um enorme desconhecimento histórico aliado a uma capacidade de engendrar ou simplesmente reproduzir, versões pseudo-históricas que pareçam plausíveis. Mostramos, ainda, que uma análise histórica mais acurada do desenvolvimento da escala Fahrenheit pode ser bastante instrutiva no que diz respeito à compreensão do que vem a ser uma pesquisa histórica. Em particular, a necessidade de reconstruções racionais e os papéis atribuídos aos contextos da descoberta e da justificativa são claramente ressaltados nesta investigação.

Palavras-chave: Fahrenheit. História da Física.

Downloads 686  686  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O enigma do moinho de luz Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
RINO, José Pedro; STUDART, Nelson

Este artigo axplica como o popular moinho de luz, ou radiômetro de Crookes, funciona, alertando para concepções equivocadas de uso generalizado.

Downloads 1645  1645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades exper Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva

Neste artigo analisamos quais são os fatores que levam o professor dos anos iniciais a não utilizar atividades experimentais como componente regular do seu fazer pedagógico. Para investigar essa questão, foi utilizada uma metodologia de tipo qualitativa, que envolveu um Opiniário (respondido por 44 professoras dos anos iniciais), entrevistas com um grupo de professoras e a análise dos livros utilizados pelos professores. Nossos resultados mostram que a falta de apoio, a falta de orientação pedagógica e a falta de preparo nos cursos de formação de professores são os principais responsáveis pelo fato de o professor não utilizar a experimentação de forma sistemática.

Palavras-chave: Ensino de ciências. Atividades experimentais. Séries iniciais.

Downloads 1316  1316  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(3), 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de Física na Terceira Série do Ensino Fundamental Energia Elétrica Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PCHEK, Dejair.

XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. 26 a 30 de Janeiro de 2009. Vitória - ES.

A Transposição Didática (TD) adequada a ao ensino de Ciências especificamente os conceitos físicos, no Ensino Fundamental (EF), pode ser um divisor de águas para a formação científica. No presente trabalho, desenvolvido na terceira série do EF, foi proposta uma TD para o ensino de energia elétrica e suas aplicações de forma qualitativa. Como metodologia foi adotada a pesquisa bibliográfica, que visava verificar como o currículo de ciências no EF e uma proposta de TD para o ensino de energia elétrica e as aplicações do cotidiano dos alunos. Participaram das atividades práticas 61 alunos (30 alunos da 3ª série A/31 alunos da 3ª série B) do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim das Graças de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, localizada em Colombo-PR, no período de 28 de fevereiro a 4 de abril de 2008, em atividades inerentes ao trabalho de pesquisa, mantendo contato direto com os alunos, demais professores e funcionários da Escola de forma a ser uma pesquisa com ênfase na abordagem qualitativa, isto é, enfatizando o processo, aquilo que está ocorrendo e o seu significado., através de uma abordagem construtivista baseada em Vygostky, partindo sempre de uma “prática” partindo das concepções espontâneas dos alunos a construção do conceito físico inerente a proposta de cada aula. O processo de ensino aprendizagem da Física com abordagem construtivista favorece tanto à construção do conteúdo conceitual como à construção de habilidades, visando promover a curiosidade e a formação de um espírito científico, ou seja, que a ciência é uma construção, sendo que a partir deste paradigma podemos realmente atingir o objetivo proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de formamos um cidadão consciente, participativo e transformador da sociedade.

Palavras-chave: Energia elétrica. Ensino da Física. Séries iniciais.

Downloads 1836  1836  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF  Site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (19) 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »