Categoria: Física Artigos |
Einstein e a sua Concepção de Educação |
Versão: Atualização: 23/9/2008 |
Descrição:
MEDEIROS, Cleide Farias de; MEDEIROS, Alexandre
Albert Einstein (1879-1955) é comumente conhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos e como o criador da Teoria da Relatividade, a qual completa 100 anos neste ano de 2005. Entretanto, Einstein foi bem mais que um cientista; ele foi também um verdadeiro humanista e, fundamentado neste seu humanismo, desenvolveu vários pensamentos importantes sobre a Educação. É sobre essa face menos conhecida de Einstein, esse seu vínculo com a Educação, que este presente artigo lança um breve olhar.
|
1558 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Aerodescobertas |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
VALADARES, Eduardo de Campos; MATEUS, Alfredo Luis; SILVA, Juares Dutra da São apresentados quatro experimentos de aerodinâmica que permitem visualizar o efeito Coanda, o princípio de Bernoulli e a sustentação de perfis aerodinâmicos. Esses experimentos fazem parte do livro "Aerodescobertas - Explorando novas possibilidades", recentemente lançado pela Fundação Ciência Jovem ( www.cienciajovem.org.br), que apresenta vários outros projetos e experimentos de aerodinâmica de baixo custo, como elicópteros de balão e de elástico, aviôes de papel, bumerangues, apitos de garrafa PET e oboés de canudinho.
|
1581 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Os Livros Didáticos de Física e Suas Omissões e Distorções na História do Desenvolvimento da Termodi |
Versão: 2010 Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO JR, Francisco Nairon.
ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1, p.3-19, maio 2010.
A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência, principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história da ciência no ensino da ciência. Palavras-chave: História da Ciência. Termodinâmica. Livros Didáticos.
|
1588 0 bytes ALEXANDRIA Rev de Educ em Ciênc e Tecnol, v.3, n.1 http://www.ppgect.ufsc.br/alexandriarevista/atual.htm |
Categoria: Física Artigos |
Desafios para a formação presencial e a distância do físico educador |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres
Apresentamos e discutimos iniciativas e participações em projetos inovadores para formação do educador em Física nos regimes padrão-presencial e no novo necessário - a distância, comprometido com escala mais ampla no contingente de matriculados e egressos. A partir dos registros de matriculados e egressos na graduaçãoo em Física e áreas afins em 2003 e de projeções da demanda para os próximos dez anos de diversas frentes e distintos níveis de escolaridade, concluímos pela necessidade da plena expansão dos cursos de licenciatura em Física na modalidade a distância, sob responsabilidade dos consórcios de IES públicas, visando, dentre outros aspectos de relevância social, contribuir para a interiorização do conhecimento científico, ainda muito deficitário no país.
Palavras-chave: Licenciatura em Física. Presencial e a distância. Formação docente e novas alternativas. Professor de Física e demanda do exercício docente.
|
1595 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2006, v.28, n.2, p.14. http:// |
Categoria: Física Artigos |
O que é uma “Raia” Espectral? |
Versão: Atualização: 18/7/2008 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; HERBER, Jane; MENEGOTTO, José Carlos; KESSLER, Sérgio Luis
Ao observar, através de uma rede de difração, “cópias” da mão do professor que ajustava um equipamento, um estudante abre o caminho para que sejam desenvolvidas estratégias didáticas poderosas que levem à compreensão do que é uma raia espectral. A reprodução das etapas descritas neste trabalho envolve apenas a adaptação de uma lâmpada germicida, de fácil obtenção, e o uso de redes de difração, que podem ser improvisadas sem nenhuma dificuldade com CDs graváveis. Esta incursão ao mundo da espectroscopia permite “visitas” a vários campos do conhecimento. A Física, é claro, é um deles, mas estarão aí presentes a Química e mesmo a Biologia.
|
1611 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006 http:// |
|