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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Medição da eficiência de uma célula fotovoltaica: Uma proposta de baixo custo para fins didáticos Popular Versão: 
Atualização:  10/12/2018
Descrição:
COSTA, Thiago Queiroz; CHERPINSK, Usley da Silva

O artigo traz discussões relacionadas à matriz energética brasileira, sobretudo relacionado às energias renováveis, a proposta deste trabalho é desenvolver um kit experimental de baixo custo para se medir a eficiência de uma fotocélula ou célula fotovoltaica ou simplesmente célula para fins didáticos com foco na educação básica.

Palavras-chave: Célula fotovoltaica. Ensino de física. Experimento.

Downloads 284  284  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol16-Num2/a13.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Medida da Velocidade do Som no Ar com o Uso do Microcomputador Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
GRALA, Rita Margarete; OLIVEIRA, Elisandra Souza de

É possível determinar, de maneira simples e de baixo custo, a velocidade do som no ar via placa de som do computador. Para isso, o sinal emitido por uma fonte sonora é captado por dois microfones, que se encontram a diferentes distâncias desta fonte e estão conectados à entrada de linha do microcomputador. Usando o software GoldWave podemos determinar a diferença entre os tempos gastos pelo sinal sonoro para atingir cada um dos microfones. Conhecendo-se as distâncias envolvidas, pode-se determinar com facilidade a velocidade do som no ar.

Downloads 1505  1505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Medir a Velocidade do Som Pode Ser Rápido e Fácil Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane R.C.

Este artigo propõe um experimento de baixo custo para medir com eficiência a velocidade do som.

Downloads 622  622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Física na Escola, v. 4, n. 1, 2003  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Meios granulares e experimentos simples para a sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  2/9/2008
Descrição:
LÓPEZ, J.; VERCIK, A.; COSTA, E.J.X.

Nos últimos anos houve um grande aumento da atividade experimental e teóica no estudo das propriedades dos materiais granulares. Este artigo apresenta uma breve revisão da literatura sobre este tema e sugere experimentos simples que o professor de física pode fazer ou sugerir aos seus estudantes.

Palavras-chave: Meios granulares. Pilhas de areia. Separação e mistura de grãos. Escoamento de meios granulares.

Downloads 1528  1528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
NARDI, Roberto

Registros elaborados nas últimas décadas, como artigos, atas de eventos, relatórios de grupos de pesquisa e entrevistas realizadas recentemente com pesquisadores em exercício, permitiu recuperar alguns detalhes dos caminhos traçados pela pesquisa em ensino de Física no Brasil. A interpretação de certos efeitos de sentido atribuídos pelos entrevistados e outros contidos nos registros analisados, permite-nos perceber a pluralidade dessa área de estudos, a diversidade de fatores considerados importantes para sua constituição e as características da pesquisa nessa área.

Palavras-chave: Educação em Ciências. Ensino de Física. Pesquisa em Ensino de Física, Memória de Pesquisadores no Brasil. Análise de Discurso.

Downloads 684  684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), 2005  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Metáforas na Física Popular Versão: pdf
Atualização:  28/5/2013
Descrição:
ARRUDA, Sergio M.

A interpretação de uma teoria física: regras semânticas ou
semelhanças de família?
É razoavelmente difundida no meio científico a idéia de que o discurso científico, por estar comprometido com a descrição objetiva da realidade, deve tanto quanto possível ser claro, construído a partir de termos com significado preciso e estável. Não deve haver lugar na linguagem científica para as ambigüidades provenientes do uso de metáforas, alegorias e outras figuras características da linguagem comum e poética.

Palavras-chave: Einstein, efeito fotoelétrico, radiação, Teoria Quântica.

Downloads 470  470  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., Florianópolis, v.10,n.1: p.25-37  Site http://www.fsc.ufsc.br
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Modelagem computacional da propagação de ondas superficiais no oceano: um subsídio para a compreensã Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MEIRELLES, Saulo; VIOLANTE-CARVALHO, Nelson

Este artigo discute como as transformações sofridas pelas ondas aquáticas ao se aproximarem de águas rasas podem auxiliar o entendimento dos principais fenômenos estudados na óptica. A partir de alguns conceitos comuns a todos os fenômenos ondulatórios, é possível conhecer o comportamento das ondas na superfície de corpos d’água conforme elas se encaminham para menores profundidades, como as ondas que se aproximam de uma praia. Tornou-se possível, dessa forma, traçar um paralelo entre as ondas luminosas e as ondas aquáticas. A modelagem computacional mostrou-se uma importante ferramenta para a construção de casos idealizados, facilitando a visualização dos resultados.

Palavras-chave: Ondas aquáticas. Ondas luminosas. Modelagem computacional.

Downloads 1800  1800  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Modelagem Matemática no Ensino de Física: recursos didático-pedagógicos Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito

Nosso objetivo é pontuar alguns recursos didático-pedagógicos comumente utilizados na modelagem matemática no contexto do ensino de Física. Para isso, fizemos pesquisa bibliográfica em sites de revistas eletrônicas e em anais de congressos sobre o tema. O resultado mostrou que o processo de modelagem matemática aplicado ao ensino de Física vem sendo realizado predominantemente fazendo uso de três recursos didático-pedagógicos: por meio de problemas contextualizados, por meio de simulação computacional e por meio de experimentação.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino de Física. Recursos didático-pedagógicos.

Downloads 3376  3376  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VII Encontro Paranaense de Educação Matemática - E  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Mudanças no conceito de voo na primeira década do século XX: O trabalho pioneiro de Santos Dumont Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
BARROS, Henrique Lins de; BARROS, Mauro Lins de

O início do século XX foi o palco da realização de um dos mais antigos sonhos do homem: voar. Santos Dumont voou como os antigos gregos acreditavam que Ícaro voara: livre, controlando sua direção. Neste artigo comentamos os passos e as inovações introduzidas por Santos Dumont em sua caminhada para conquistar os céus.

Downloads 1599  1599  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Natureza da ciência numa sequência didática: Aristóteles, Galileu e o movimento relativo Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
SILVEIRA, Alessandro Frederico da; ATAÍDE, Ana Raquel Pereira de; SILVA, Ana Paula Bispo da; FREIRE, Morgana Lígia de Farias

Muitas pesquisas em Ensino de Física nos últimos anos têm apontado a inclusão da História e Filosofia da Ciência (HFC) como uma possibilidade para ensinar ciência e sobre ciência. De acordo com estas pesquisas, HFC pode melhorar a compreensão da ciência como uma atividade humana e facilitar a aprendizagem de conceitos científicos. Neste trabalho buscamos atingir esses dois objetivos, através de um episódio histórico sobre o movimento relativo. Elaboramos uma sequência didática usando atividades como leitura, elaboração de cartazes e encenação que envolveram tanto a parte conceitual quanto histórica sobre movimento relativo. As atividades desenvolvidas nesta sequência didática permitiram explorar alguns aspectos da natureza da ciência e também mostrar aos alunos que a Física possui mudanças de paradigmas. As discussões sobre as ideias de Aristóteles e Galileu sobre o movimento relativo serviram para mostrar que os conceitos devem ser analisados dentro de uma concepção de mundo. De forma geral, os alunos aprovaram as atividades baseadas numa abordagem histórica e adquiriram uma nova visão sobre a evolução dos conceitos da física.

Palavras-chave: ensino de física, natureza da ciência, história e filosofia da ciência, movimento relativo.

Downloads 3505  3505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID96/v5_n1_a2010.doc
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