Categoria: Física Artigos |
Medida da Velocidade do Som no Ar com o Uso do Microcomputador |
Versão: Atualização: 23/9/2008 |
Descrição:
GRALA, Rita Margarete; OLIVEIRA, Elisandra Souza de
É possível determinar, de maneira simples e de baixo custo, a velocidade do som no ar via placa de som do computador. Para isso, o sinal emitido por uma fonte sonora é captado por dois microfones, que se encontram a diferentes distâncias desta fonte e estão conectados à entrada de linha do microcomputador. Usando o software GoldWave podemos determinar a diferença entre os tempos gastos pelo sinal sonoro para atingir cada um dos microfones. Conhecendo-se as distâncias envolvidas, pode-se determinar com facilidade a velocidade do som no ar.
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1537 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Metáforas na Física |
Versão: pdf Atualização: 28/5/2013 |
Descrição:
ARRUDA, Sergio M.
A interpretação de uma teoria física: regras semânticas ou semelhanças de família? É razoavelmente difundida no meio científico a idéia de que o discurso científico, por estar comprometido com a descrição objetiva da realidade, deve tanto quanto possível ser claro, construído a partir de termos com significado preciso e estável. Não deve haver lugar na linguagem científica para as ambigüidades provenientes do uso de metáforas, alegorias e outras figuras características da linguagem comum e poética.
Palavras-chave: Einstein, efeito fotoelétrico, radiação, Teoria Quântica.
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506 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fís., Florianópolis, v.10,n.1: p.25-37 http://www.fsc.ufsc.br |
Categoria: Física Artigos |
Natureza da ciência numa sequência didática: Aristóteles, Galileu e o movimento relativo |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
SILVEIRA, Alessandro Frederico da; ATAÍDE, Ana Raquel Pereira de; SILVA, Ana Paula Bispo da; FREIRE, Morgana Lígia de Farias
Muitas pesquisas em Ensino de Física nos últimos anos têm apontado a inclusão da História e Filosofia da Ciência (HFC) como uma possibilidade para ensinar ciência e sobre ciência. De acordo com estas pesquisas, HFC pode melhorar a compreensão da ciência como uma atividade humana e facilitar a aprendizagem de conceitos científicos. Neste trabalho buscamos atingir esses dois objetivos, através de um episódio histórico sobre o movimento relativo. Elaboramos uma sequência didática usando atividades como leitura, elaboração de cartazes e encenação que envolveram tanto a parte conceitual quanto histórica sobre movimento relativo. As atividades desenvolvidas nesta sequência didática permitiram explorar alguns aspectos da natureza da ciência e também mostrar aos alunos que a Física possui mudanças de paradigmas. As discussões sobre as ideias de Aristóteles e Galileu sobre o movimento relativo serviram para mostrar que os conceitos devem ser analisados dentro de uma concepção de mundo. De forma geral, os alunos aprovaram as atividades baseadas numa abordagem histórica e adquiriram uma nova visão sobre a evolução dos conceitos da física.
Palavras-chave: ensino de física, natureza da ciência, história e filosofia da ciência, movimento relativo.
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3535 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID96/v5_n1_a2010.doc |
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