Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino Popular Versão: 
Atualização:  8/10/2008
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; NARDI, Roberto

Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de eletromagnetismo a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver e o não rompimento com alguns elementos da pedagogia tradicional. Esses resultados podem indicar algumas alternativas ao ensino de Física para alunos com deficiência visual centradas na superação de atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada, na elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver, bem como, no trabalho com a oralidade no contexto do ensino de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. Deficiência Visual. Atividades de Ensino de Eletromagnetismo. Formação de Professores de Física.

Downloads 1460  1460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Explorando recursos simples de informática e audiovisuais: uma experiência no ensino de Fluidos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CLEBSCH, Angelisa Benetti; MORS, Paulo Machado

Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes.

Palavras-chave: Fluidos. Computador. Cinema.

Downloads 1462  1462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Dez. 2004, v.26, n.4, p.32.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Diálogos Sobre o Tempo Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
MARTINS, André Ferrer Pinto

Esse texto, na forma de diálogos, apresenta algumas sugestões para se trabalhar o conceito de tempo em aulas de Física do Ensino Médio. Também pretende ser um estímulo à criação de atividades ou projetos interdisciplinares que tenham esse conceito em foco.

Downloads 1477  1477  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Seções eficazes numa colisão inelástica entre duas esferas Popular Versão: 
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
SILVA, M.F. Ferreira da

No estudo das colisões, os conceitos de seção eficaz e coeficiente de restituição são bem conhecidos; no entanto, muito raramente eles são aplicados no mesmo contexto. Neste trabalho usa-se o coeficiente de restituição para obter a seção eficaz diferencial de uma colisão inelástica entre duas esferas. Conclui-se que a descrição envolve um único parâmetro, e confirma-se por integração direta o valor da secção eficaz total.

Palavras-chave: Colisão inelástica. Seção eficaz. Coeficiente de restituição.

Downloads 1481  1481  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Produção de filmes didáticos de curta metragem e CD-ROMs para o ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ROHLING, Jurandir Hillmann et al.

Este artigo procurar mostrar o programa do Laboratório de Criação Visual do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, na produção e divulgação de filmes educativos de física em curta-metragem.

Downloads 1495  1495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., jun. 2002, v.24, n.2, p.1.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Colisão Elástica: Um Exemplo Didático e Lúdico Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
CHESMAN, C.; GONÇALVES, C.S.; SOUZA, E.S. de; ALBINO, A. Jr.

A Física, por ser uma Ciência, tem necessidade de comprovar suas teorias ou modelos através da análise experimental. O objetivo deste trabalho é estudar comparativamente a teoria e a prática de um sistema mecânico. O experimento consiste em estudar colisões de bolas semelhantes às de bilhar em um aparato cujo funcionamento é o mesmo de um pêndulo físico (formado por um cordão e uma bola de bilhar). Outra bola de bilhar e uma cesta também fazem parte do modelo. Neste experimento, a posição de queda da segunda bola pode ser previamente determinada usando-se as leis de conservação do momento linear e da energia mecânica. A experiência foi efetuada variando-se o ângulo de largada do pêndulo físico e medindo-se o alcance. Os resultados demonstram a excelente concordância entre o modelo teórico e os dados experimentais. A vantagem desse experimento moldado pela mecânica clássica é a sua facilidade de operação, pois não necessita de cronômetro, e resulta em uma excelente atividade didática e em interessante atividade lúdica que pode ser facilmente usada como atrativo em demonstrações científicas.

Downloads 1514  1514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Medida da Velocidade do Som no Ar com o Uso do Microcomputador Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
GRALA, Rita Margarete; OLIVEIRA, Elisandra Souza de

É possível determinar, de maneira simples e de baixo custo, a velocidade do som no ar via placa de som do computador. Para isso, o sinal emitido por uma fonte sonora é captado por dois microfones, que se encontram a diferentes distâncias desta fonte e estão conectados à entrada de linha do microcomputador. Usando o software GoldWave podemos determinar a diferença entre os tempos gastos pelo sinal sonoro para atingir cada um dos microfones. Conhecendo-se as distâncias envolvidas, pode-se determinar com facilidade a velocidade do som no ar.

Downloads 1516  1516  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e a sua Concepção de Educação Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
MEDEIROS, Cleide Farias de; MEDEIROS, Alexandre

Albert Einstein (1879-1955) é comumente conhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos e como o criador da Teoria da Relatividade, a qual completa 100 anos neste ano de 2005. Entretanto, Einstein foi bem mais que um cientista; ele foi também um verdadeiro humanista e, fundamentado neste seu humanismo, desenvolveu vários pensamentos importantes sobre a Educação. É sobre essa face menos conhecida de Einstein, esse seu vínculo com a Educação, que este presente artigo lança um breve olhar.

Downloads 1521  1521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!De Corpo Inteiro e Viva, a Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MENEZES, Luis Carlos de

A Física está presente a cada momento, do nosso dia a dia; basta saber enxergá-la nos mais banais acontecimentos e situações. Desempenhando tal habilidade, o professor certamente poderá passar aos alunos a percepção não limita-se a apenas um amontoado de equações que devem ser decoradas.

Downloads 1528  1528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Méd Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PIRES, Marcelo Antonio; VEIT, Eliane Angela

Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível Médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave: Tecnologias de informação de comunicação. Ensino de Física. Gravitação e aprendizagem significativa.

Downloads 1532  1532  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., jun. 2006, v.28, n.2, p.24.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 (18) 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »