Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Explorando recursos simples de informática e audiovisuais: uma experiência no ensino de Fluidos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CLEBSCH, Angelisa Benetti; MORS, Paulo Machado

Relata-se a utilização de trechos de filmes produzidos pela indústria cinematográfica como elemento motivador de alunos do Ensino Médio, no estudo de um tema específico de Física. O tema Fluidos foi abordado com a utilização de trechos de quatro filmes.

Palavras-chave: Fluidos. Computador. Cinema.

Downloads 1457  1457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Dez. 2004, v.26, n.4, p.32.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Experiências em Física Moderna Popular Versão: 
Atualização:  13/7/2010
Descrição:
CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane Rodrigues C.; HAAG, Rafael

A introdução de física moderna no Ensino Médio é hoje consenso entre os professores de Física, já que o seu entendimento é visto como uma necessidade para a compreensão de fenômenos ligados a situações vividas pelos estudantes, sejam de origem natural ou tecnológica. Muitos esforços têm sido alocados com o objetivo de se desenvolver recursos pedagógicos que permitam aos professores abordar tópicos da Física desenvolvida no século XX [1-17]. Neste trabalho apresentaremos um conjunto de experimentos que permitirá ao professor discutir o conceito de quantum de energia. Tais experimentos permitem dentre outras observações determinar através de dois métodos distintos a constante de Planck. Formas discretas de emissão e absorção de radiação e que são manifestações imediatas do quantum de energia serão apresentadas utilizando material de baixo custo e de fácil reprodutibilidade. Por outro lado, o instrumental construído nos permite também estudar a emissão e absorção característica de LEDs (light emission diode), permitindo a abordagem de conceitos importantes como a ressonância e o princípio de funcionamento de dispositivos semicondutores, fruto das descobertas da física moderna e contemporânea.

Downloads 2096  2096  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Experiências com a braquistócrona Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
BATISTA, Graciliano da Silveira; FREIRE, Cleuton; MOREIRA, José Evangelista

Um objeto deslizando por uma rampa inclinada leva um certo tempo para atingir o ponto mais baixo. Qual deve ser a forma da rampa para que esse tempo seja mínimo? Desde os tempos de Isaac Newton sabe-se que a curva de tempo mínimo, a “braquistócrona”, é uma ciclóide invertida. Nesse trabalho, descreve-se um experimento interativo simples que ilustra esse fato comparando os tempos de descida por três rampas, uma reta, outra na forma de uma ciclóide e uma terceira seguindo uma hipérbole. O experimento pode ser feito sem dificuldade até em sala de aula. O tratamento teórico do problema é discutido e o contexto histórico é mencionado.

Downloads 1987  1987  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Experiência de Oersted em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  28/4/2008
Descrição:
CHAIB, J.P.M.C.; ASSIS, Andre Koch Torres de

Em 1820 Oersted observou a deflexão de um pequeno ímã colocado próximo a um fio com corrente constante. Esta descoberta fundamental desencadeou uma série de pesquisas que levou à unificação dos fenômenos elétricos e magnéticos. Este artigo visa contribuir para o resgate da relevância da experiência de Oersted. É feita uma breve contextualização histórica desta experiência. Descreve-se uma reprodução moderna dos procedimentos e observações de Oersted com materiais de baixo custo.

Palavras-chave: Eletrodinâmica. Eletromagnetismo. Experiência de Oersted.


Downloads 1790  1790  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Estudo da simetria de translação e de suas consequências: uma proposta para o ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CARUSO, F.

Neste artigo discute-se a importância de se explorar o conceito de simetria no programa de física básica do ensino médio. A partir do exame de um conjunto significativo de livros didáticos de Física, constata-se que nenhuma alusão é feita à ideia de simetria e ao papel deste conceito no desenvolvimento da ciência. Argumenta-se que, do ponto de vista pedagógico, não há qualquer tipo de impedimento a que se fale de simetria para alunos do ensino médio. Discute-se, a partir daí, a importância do ensino do conceito geral de simetria nesse nível de escolaridade e apresentam-se três situações, como proposta de uma primeira abordagem concreta do problema, envolvendo a relação entre o movimento retilíneo uniforme e a simetria de translação, vista sob vários aspectos.

Palavras-chave: Simetria de translação. Livro didático. Física conceitual.

Downloads 1059  1059  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Estereogramas e Op Art: ilusão de óptica em sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Fabiana Cristina; NASCIMENTO, Carla Emilia

Esse artigo é resultado de uma oficina ministrada para acadêmicos dos cursos de bacharelado e Licenciatura em Física e Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promovido em 2009 no II Workshop Paranaense de Arte e Ciência. Nessa oficina os acadêmicos puderam discutir e apresentar ideias para se trabalhar a ilusão de óptica em sala de aula em diferentes disciplinas, como Física, Arte, Matemática, Biologia, Geometria e História. Dentre os diversos tipos de ilusão de óptica é dado um maior enfoque nos estereogramas e na Op art.

Palavras-chave: Prática docente. Ilusão óptica. Estereogramas. Op art.

Downloads 909  909  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a04.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Esclarecendo o significado de "cor" em Física Popular Versão: 
Atualização:  11/4/2008
Descrição:
SILVA, Manuel Fernando Ferreira da

Este artigo aborda uma questão associada ao conceito de cor e que costuma gerar diferentes interpretações acerca de sua origem.

Downloads 2405  2405  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Equilíbrio no espaço: experimentação e modelagem matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
BORGES, P.A. Pereira; TONIAZZO, N.A.; SILVA, J.C. da

A elaboração e realização de experimentos, associadas à interpretação dos resultados, construção e aplicação de conceitos e uso de recursos da informática, constituem uma opção metodológica desafiadora no ensino de física dos dias atuais, considerando as necessidades de conhecimento, habilidades e criatividade que as novas gerações devem ter para enfrentar os problemas científicos e tecnológicos. Este trabalho tem como objetivos apresentar o problema de cálculo das forças atuantes em cabos e hastes que sustentam massas no espaço, desenvolver um modelo matemático geral, como um estudo de modelagem fortemente integrador dos conteúdos das disciplinas de Mecânica Geral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico de cursos de engenharia, física ou matemática. O modelo foi testado com verificação experimental para várias situações, sendo três delas descritas no artigo: casos simétrico e assimétrico com forças de tração e um caso assimétrico com força de compressão. Foi realizada a análise de incerteza das medidas de comprimento dos cabos e posicionamento dos apoios. O trabalho evidenciou a riqueza de situações de aprendizagem e aplicação de conceitos, técnicas de tratamento de dados de medida e desafios matemáticos, ao associar ações teóricas e experimentais para a validação do modelo, além de apresentar outras investigações relacionadas com o tema abordado.

Palavras-chave: mecânica, ensino de física, experimentação, tecnologia e ensino.

Downloads 492  492  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/10.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Entrevista com o conde Rumford: da teoria do calórico ao calor como uma forma de movimento Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Neste trabalho são apresentadas a história e a obra do conde Rumford na forma de uma entrevista construída. O objetivo central é mostrar a complexidade da teoria do calórico e o papel desempenhado por Rumford para superá-la. Algumas digressões filosóficas resgatam pontos nevrálgicos da ligação entre a história da ciência e a pedagogia da mesma.

Downloads 590  590  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a02.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Entrevista com Kepler: A Descoberta da Terceira Lei do Movimento Planetário Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Este artigo apresenta a continuação da bem humorada conversa entre Kepler e um grupo de professores em descanso tranquilo no sítio de um deles, à beira de um pacote de amendoim. A primeira parte deste texto teve ótima repercussão junto aos leitores e sua continuação vem enfatizar a possibilidade de se unir Física a uma atividade lúdica como o teatro.

Downloads 671  671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 1, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »