Categoria: Física Artigos |
Laboratório didático de Física a partir de uma perspectiva kuhniana |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
ARRUDA, Sergio de Mello; SILVA, Marcos Rodrigues da; LABURU, Carlos Eduardo
Os estudos atuais sobre o laboratório didático de Física têm se fundamentado na utilização do método hipotético-dedutivo, propondo o desenvolvimento das atividades experimentais como um processo de investigação, o que revela a sua inspiração popperiana. Nesse trabalho, a partir de uma discussão sobre as diferentes possibilidades de entender as relações entre a teoria e o experimento, propomos, baseados nas ideias de Thomas Kuhn, complementadas pelo pensamento de van Fraassen, uma nova orientação para o laboratório de Física, concebendo-o, não como uma verificação ou falseamento de hipóteses, mas como um processo de adaptação entre a teoria e o experimento.
Palavras-chave: Filosofia da ciência. Relação teoria-experimento. Laboratório didático de física.
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615 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Levitação eletrodinâmica: o ensino de Física, baseado no enfoque CTS, na discussão para melhoria da |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
PAULA, Anderson Gomes de; VIANNA, Deise Miranda
Este artigo aborda parte do conteúdo do magnetismo para o ensino médio com ênfase em ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Em particular será tratado o fenômeno da levitação eletrodinâmica que fundamentado na indução magnética fornecerá suporte científico necessário para a compreensão de tecnologias correlatas. A motivação desta proposta é a poluição do ar causada pela utilização de algumas tecnologias, como, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Com a orientação do professor de física, propõe-se que os alunos correlacionem as várias causas da poluição do ar, com ênfase nas originadas pelos meios de transporte, possibilitando a discussão sobre a tecnologia de trens de levitação.
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2097 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Ludião versus princípio do submarino |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
JESUS, V.L.B. de; MARLASCA, C.; TENÓRIO, A.
O mergulhador cartesiano, ou ludião, é um aparato simples frequentemente apresentado em feiras de ciências. É utilizado para ilustrar os princípios hidrostáticos de Pascal e de Arquimedes. Todavia, a simplicidade do aparato induz uma sobre-simplificação da descrição do experimento. Mesmo alguns livros didáticos fornecem explicações incompletas. Outro engano comum é a associação do mergulhador cartesiano com submarinos. O ludião é muito semelhante a outro tipo de equipamento subaquático, muito mais antigo que os submarinos, os sinos de mergulho. Neste trabalho, os aspectos práticos e a descrição teórica do experimento são abordados em detalhes.
Palavras-chave: Submarino. Pressão. Princípio de Pascal. Princípio de Arquimedes.
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2165 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica d |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; LINHARES, Marília Paixão; REIS, Ernesto Macedo
Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Voo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos demonstravam a compreensão sobre o voo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas ideias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, mapas conceituais, ensino de Física.
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626 0 bytes Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N. http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a3.pdf |
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