Categoria: Física Artigos |
Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de
O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.
Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço, forma e força gravitacional da Terra.
|
630 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V1(2), 1996 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Estudo da simetria de translação e de suas consequências: uma proposta para o ensino médio |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
CARUSO, F.
Neste artigo discute-se a importância de se explorar o conceito de simetria no programa de física básica do ensino médio. A partir do exame de um conjunto significativo de livros didáticos de Física, constata-se que nenhuma alusão é feita à ideia de simetria e ao papel deste conceito no desenvolvimento da ciência. Argumenta-se que, do ponto de vista pedagógico, não há qualquer tipo de impedimento a que se fale de simetria para alunos do ensino médio. Discute-se, a partir daí, a importância do ensino do conceito geral de simetria nesse nível de escolaridade e apresentam-se três situações, como proposta de uma primeira abordagem concreta do problema, envolvendo a relação entre o movimento retilíneo uniforme e a simetria de translação, vista sob vários aspectos.
Palavras-chave: Simetria de translação. Livro didático. Física conceitual.
|
1156 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
|