Categoria: Física Artigos |
Fotografando estrelas com uma câmera digital |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; CATELLI, Francisco
Diversas possibilidades de uso da câmera fotográfica digital no ensino de astronomia são apresentadas neste trabalho. As técnicas aqui descritas envolvem recursos acessíveis e de baixo custo quando comparados com equipamentos profissionais que são usados para este fim. Na primeira parte do trabalho são apresentadas configurações da câmera que permitem obter imagens do céu noturno; na segunda parte são descritas estratégias didáticas de ensino de astronomia por meio destas imagens.
Palavras-chave: ensino de astronomia, câmera digital, identificação de constelações, cor das estrelas, determinação do polo celeste sul, movimento dos planetas.
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462 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
História e Filosofia da Ciência no Ensino: há muitas pedras nesse caminho... |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, André Ferrer P.
A relevância da História e da Filosofia da Ciência para a pesquisa em ensino de ciências, sob diversos aspectos, tem sido apontada com bastante frequência na literatura especializada da área. A necessidade de incorporação de elementos históricos e filosóficos no ensino médio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar currículos de parcela significativa das licenciaturas. No entanto, os professores do nível médio dificilmente incorporam esse tipo de conhecimento em suas práticas. Nesse trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empírica, de natureza diagnóstica, que buscou investigar as principais dificuldades e experiências de três grupos de indivíduos acerca do uso da História e da Filosofia da Ciência para fins didáticos. Um questionário a esse respeito foi aplicado a 82 sujeitos, entre licenciandos, alunos de pós-graduação e professores da rede pública. Os resultados suscitam uma série de questões para reflexão, que transcendem a preocupação com a produção de material didático de qualidade. O conhecimento pedagógico do conteúdo, a ser melhor considerado nos cursos de formação inicial, parece ser decisivo na superação de visões ingênuas sobre o trabalho com a História e Filosofia da Ciência.
Palavras-chave: História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Física. Formação de professores.
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1796 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Importância do Cálculo da Propagação de Erros em um Experimento de Atrito Estático |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MATUO, Celso Yuji; MARINELLI, J. R.
Mostra-se que, mesmo em um experimento simples de atrito estático, deve ser efetuada uma cuidadosa análise das incertezas experimentais, incluindo erros estatísticos e de escala (instrumental), bem como a propagação de erros, antes de uma conclusão final a respeito das hipóteses adotadas sobre o atrito entre duas superfícies secas. Utilizando uma montagem simples e de fácil reprodutibilidade, apresenta-se uma série de resultados e análises para o coeficiente de atrito estático.
Palavras-chave: Atrito estático. Propagação de erros.
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4966 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Iniciação Técnologica: uma forma lúdica de aprender Física |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LEMES, Maurício Ruv; PINO JÚNIOR, Arnaldo Dal
Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Física e aprimorar o processo de avaliação, introduzimos a Iniciação Tecnológica. Ela consiste no desenvolvimento de um protótipo relacionado com o tema da grade curricular do aluno. Em seu desenvolvimento, buscamos aproveitar os aspectos favoráveis das competições. Os pontos negativos das mesmas foram bastante reduzidos através da inclusão de uma tarefa mínima. Mostraremos que as Iniciações Tecnológicas aumentam o interesse dos alunos pela disciplina, melhorando o desempenho dos mesmos, permitem também uma avaliação mais ampla do processo de aprendizagem e promovem a integração de alunos veteranos com alunos atuais. Para exemplificar, mostraremos resultados obtidos em 10 anos de trabalho.
Palavras-chave: Competição; aprendizado cooperativo; práticas educacionais.
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916 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 355-370, ago http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/14813 |
Categoria: Física Artigos |
Interferência da Luz: Uma Versão Simplificada do Espelho de Lloyd |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; LAZZARI, Fernanda
Uma das várias formas possíveis para demonstrar a interferência da luz é o conhecido “espelho de Lloyd”, o qual pode ser usado para ilustrar uma curiosa transição da óptica geométrica para a Óptica Física. Neste trabalho é descrita uma versão deste dispositivo de simples execução e de muito baixo custo. A fonte de luz é um laser de diodo sem a lente colimadora, e o espelho, uma lâmina de vidro comum. Os resultados obtidos são empolgantes: o contraste das franjas claras e escuras é surpreendente e, adicionalmente, é muito fácil verificar que as franjas observadas são devidas à interferência da luz oriunda dos dois feixes. Provavelmente, trata-se de uma das demonstrações diretas mais simples de interferência da luz. Adicionalmente, esta montagem oferece a vantagem de uma transição bastante natural da Óptica Geométrica para a Óptica Física: os alunos descobrem que as franjas de interferência resultam da sobreposição de duas fontes: uma real e a outra virtual. Nos testes feitos até o momento em sala de aula, os alunos manifestaram grande interesse e motivação pelo assunto.
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646 0 bytes Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004 http:// |
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