Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
FÁVERO, Maria Helena; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa em resolução de problemas de Física, baseada nos trabalhos publicados nos principais periódicos da área do final dos anos 70 até 1999. A partir da categorização das publicações segundo o tipo de questão estudada, o aporte teórico utilizado, o método de pesquisa adotado, seus resultados e conclusões, é apresentado um perfil da pesquisa na área. Em seguida, esse é discutido e analisado apontando-se os aspectos convergentes que caracterizam a área. A partir dessa análise, é defendida a tese, baseada na proposta de Fávero (2000) segundo a qual, para que se possa gerar subsídios para a prática de ensino da Física por meio do estudo da resolução de problemas, esse deve ser desenvolvido de acordo com um método que ultrapasse a ideia de transmissão nos processos comunicacionais da situação de sala de aula, para adotar a ideia de interlocução (Vion, 2000) o que implica, portanto, que seja centrado numa situação de interação social, de modo a evidenciar as regulações cognitivas dos sujeitos e sua tomada de consciência, em função de um campo conceitual (Vergnaud, 1990b) particular -no caso, a Física- e a análise destes processos, a partir da produção e dos processos comunicacionais (Bromberg & Chabrol, 1999) desenvolvidos nessa interação. Essa tese se apoia na articulação de conceitos particulares da Psicologia, incluindo sua interface com a linguística, tais como “campo conceitual”, “tomada de consciência“ e “atos da fala” , que são retomados para dar-lhe sustentação.

Palavras-chave: Resolução de problemas e ensino de Física. Tomada de consciência. Campo conceitual. Processos comunicacionais.

Downloads 764  764  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(2), 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino da Mecânica Quântica introdutória Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GRECA, Ileana Maria; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão da literatura referente ao ensino de conteúdos introdutórios de Mecânica Quântica. Os artigos foram classificados em três grandes grupos -- concepções dos estudantes, críticas à abordagem tradicional e propostas de inovações didáticas -- encontrando-se artigos sobre estes temas em relação às disciplinas introdutórias tanto em nível médio e universitário, como em um curso de formação de professores. É possível observar que a pesquisa sobre este tópico é recente, com um aumento significativo do interesse sobre o mesmo nos últimos anos.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica. Revisão da literatura. Pesquisa em ensino de Física.

Downloads 684  684  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), 2001   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Laboratório didático de Física a partir de uma perspectiva kuhniana Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ARRUDA, Sergio de Mello; SILVA, Marcos Rodrigues da; LABURU, Carlos Eduardo

Os estudos atuais sobre o laboratório didático de Física têm se fundamentado na utilização do método hipotético-dedutivo, propondo o desenvolvimento das atividades experimentais como um processo de investigação, o que revela a sua inspiração popperiana. Nesse trabalho, a partir de uma discussão sobre as diferentes possibilidades de entender as relações entre a teoria e o experimento, propomos, baseados nas ideias de Thomas Kuhn, complementadas pelo pensamento de van Fraassen, uma nova orientação para o laboratório de Física, concebendo-o, não como uma verificação ou falseamento de hipóteses, mas como um processo de adaptação entre a teoria e o experimento.

Palavras-chave: Filosofia da ciência. Relação teoria-experimento. Laboratório didático de física.

Downloads 596  596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Do relativismo no ensino de Física ao objetivismo na Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURU, Carlos Eduardo; SILVA, Marcos Rodrigues da

Analisaremos, neste trabalho, o contraste entre o construtivismo no ensino de física e o objetivismo metodológico da física. Faremos ver que muitas das perspectivas pedagógicas, epistemológicas e ontológicas construtivistas encontram-se no centro das críticas de parte da literatura em educação científica. Mostraremos também que as críticas, particularmente, epistemológicas e ontológicas são sustentadas por eminentes físicos. Nossa preocupação principal, concentrar-se-á nos aspectos construtivistas que transferem pressuposições de caráter epistêmico e ontológico do processo de ensino-aprendizagem, de estatuto relativista, para a compreensão da própria natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Por final, tentaremos ver em que medida não é necessário o comprometimento com uma epistemologia realista a fim de tornar a postura objetivista na física sustentável.

Palavras-chave: Construtivismo. Relativismo. Objetivismo. Ensino de Física.

Downloads 693  693  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V5(2), 2000  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Raio Passo a Passo Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SABA, Marcelo M.F.

O comportamento dos raios é assunto de constante pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Neste artigo o leitor aprenderá um pouco mais sobre este fenômeno.

Downloads 801  801  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio" Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio” realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.

Palavras-chave: Física no ensino médio. Física Moderna e Contemporânea.

Downloads 825  825  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V5(1), 2000  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Representações mentais dos alunos em Mecânica Clássica: três casos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio; LAGRECA, Maria do Carmo Baptista

Baseamos nosso estudo na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Estudantes de nível universitário foram observados durante dois semestres letivos com a finalidade de determinar o tipo de representação mental que eles teriam utilizado durante o curso, quando resolviam os problemas e as questões propostas nas tarefas instrucionais. Foi também realizada uma entrevista no final do curso com o objetivo de encontrar elementos adicionais que nos permitissem inferir modelos mentais sobre conceitos físicos usados pelos estudantes na elaboração de suas respostas. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância dos modelos mentais na compreensão e uso dos conceitos físicos. Parece que quanto mais “elaborados” os modelos mentais, mais facilmente os alunos podem compreender situações e contextos distintos daqueles trabalhados em aula. Este trabalho complementa outro no qual apresentamos as categorias as quais chegamos: proposicionalistas, modelizadores proposicionalistas e modelizadores imagísticos. Cada caso que aqui relatamos ilustra detalhadamente uma destas categorias.

Palavras-chave: Modelos mentais. Representações mentais. Conceitos físicos.

Downloads 578  578  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V3(2), 1998  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um texto de Mecânica em nível universitário básico: conteúdo programático e receptividade Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PEDUZZI, Luiz O.Q.

Este trabalho descreve, em linhas gerais, o conteúdo programático de um texto de mecânica, utilizado por alunos da disciplina Física Geral I do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina durante o primeiro semestre de 1997. Uma avaliação preliminar de três dos quatro livros que o compõem, centrada em observações realizadas em sala de aula durante o curso e nas respostas dos alunos a um opiniário, indica uma boa receptividade ao texto e a viabilidade de seu uso em sala de aula.

Palavras-chave: Resolução de problemas. História e filosofia da ciência. Mecânica. Concepções alternativas.

Downloads 664  664  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V3(1), 1998  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Concepções espontâneas de repouso e movimento de uma pessoa deficiente visual total Popular Versão: pdf
Atualização:  17/9/2013
Descrição:
CAMARGO, Éder Pires de; SCALVI, Luís Vicente de Andrade; BRAGA, Tânia Moron Saes

Enfocou-se a análise das convicções alternativas de repouso e movimento de um sujeito cego, buscando relacioná-las com as convicções de pessoas não cegas, bem como, com os conceitos da Física pré-newtoniana, estabelecidos principalmente por Jean Buridan, durante a Idade Média, e por Aristóteles. Os resultados desse estudo têm demonstrado que o deficiente visual total apresenta convicções acerca de repouso e movimento muito parecidas à de pessoas não cegas. Concepções aristotélicas, como as de lugar natural e de que a todo movimento associa-se uma força, têm se evidenciado como paradigma também para tais indivíduos. Portanto, de acordo com as convicções apresentadas pelo sujeito, a ausência de visão não se mostra fator fundamental na influência no que se refere à natureza das concepções espontâneas de repouso e movimento. Estímulos sensoriais, como audição e tato, e interações sociais com indivíduos videntes participam decisivamente na construção de tais noções.

Palavras-chave: Força. Gravidade. Movimento. Repouso. Trajetória.

Downloads 546  546  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.fsc.ufsc.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas IV: estratégias para resolução de problemas Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marco Antonio

Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando estratégias sugeridas para facilitar a atividade de resolver problemas. Foram analisados 28 artigos em termos de base teórica - estratégias/metodologia de pesquisa - resultados, o quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o último de uma série de quatro artigos de revisão abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Física. Estratégias.

Downloads 5612  5612  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V2(3), 1997   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »