Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Criando Ilusões de Óptica Usando um Monitor de Computador Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
RAMOS, Paulo Batista; SOUZA, Rogério Rodrigues de

Neste artigo propomos, com a ajuda de um monitor de computador e um pequeno disco de cartolina, algumas experiências simples que podem ajudar no entendimento de algumas ilusões de óptica. Em particular, cortando uma fenda no disco de cartolina e fazendo-o girar rapidamente em frente ao monitor de computador é possível observar vários efeitos interessantes.

Downloads 539  539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 1, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Corrida de vetores: vacina contra o raciocínio aristotélico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Paulo Murilo Castro de

Corrida de vetores é uma antiga brincadeira com papel quadriculado e canetas coloridas que simula uma corrida de automóveis. Dois ou mais participantes correm em uma pista desenhada no papel, cada um identificado pela cor de sua caneta. CUIDADO: pode tornar-se um vício!

Downloads 506  506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a08.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Conflito entre escolas de pensamento da Matemática: exploração de pontencialidades para a melhoria d Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BASTOS, Bernardo Leopardi Gonçalves B.; BASTOS, Jenner Barretto Filho

Neste trabalho exploramos alguns aspectos das concepções surgidas durante a primeira metade do século XX sobre os fundamentos da matemática. Tratamos do conflito entre quatro escolas de pensamento rivais (a logicista, a intuicionista, a formalista e a conjuntista) no que se refere às potencialidades capazes de prover uma melhoria dos ensinos da matemática e da física principalmente nos níveis médio e superior. São tentadas também algumas conexões com a situação do ensino da mecânica quântica e com o conceito de aprendizagem significativa. São discutidos traços da riqueza conceitual do termo intuição.

Palavras-chave: Escolas de pensamento da matemática. Ensino de matemática. Ensino de física.

Downloads 699  699  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V8(1), 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Como o corpo humano mantém sua temperatura durante a atividade física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LUZ, Fernanda; AZEVEDO, Marina; OLIVEIRA, Raíza; PIMENTEL, Roberto

O corpo humano troca calor com o ambiente através de três processos básicos: condução, irradiação e transpiração. Este último processo constitui a ferramenta básica do organismo para a manutenção de uma temperatura corporal aproximadamente constante. Ele é disparado não apenas quando a temperatura externa é maior do que a temperatura corporal, mas também quando o calor gerado internamente devido à realização de atividades físicas demanda um aumento da taxa com que o corpo perde calor para o ambiente. Monitorou-se não só o aumento da temperatura corporal com a intensidade da atividade física realizada por uma pessoa, mas também a relação entre a frequência cardíaca e a temperatura, destacando uma defasagem que ocorre entre a diminuição da primeira e da segunda à medida em que a intensidade da atividade física é reduzida. Para realizar as medições, usou-se um termômetro eletrônico construído e calibrado pelas autoras dentro do curso de física da 2ª série do ensino médio.

Downloads 953  953  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ciência e senso comum: entre rupturas e continuidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GERMANO, Marcelo Gomes; KULESZA, Wojciech Andrzej

Uma importante questão relacionada aos fundamentos teóricos das práticas educacionais em popularização e comunicação pública da ciência refere-se à problemática relação entre conhecimento científico e saberes de senso comum. Duas formas de conhecer que parecem excluírem-se em seus critérios de explicação da realidade. Se a ciência desenvolve-se em flagrante negação aos saberes de senso comum, como afirmar a possibilidade de sua popularização? Como fazer um caminho inverso de reaproximação e diálogo entre estes dois discursos que pretendem explicar uma mesma realidade por caminhos tão diferentes? Neste trabalho, revisitamos a epistemologia bachelardiana para, em confronto com a opinião de outros pensadores, desenvolver uma crítica no sentido de apontar a importância e o lugar do senso comum em meio a essa antiga e persistente discussão.

Palavras-chave: Ciência; senso comum; popularização.

Downloads 2503  2503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 115-135, abr  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13515
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Calor e Temperatura: que noção têm os alunos universitários desses conceitos? Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CALDEIDA, Maria Helena; MARTINS, Décio R.

Gaz. Fis., Vol. 13, Fasc. 2, 1990.

Downloads 5460  5460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Gaz. Fis., Vol. 13, Fasc. 2, 1990.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Calor e temperatura e suas explicações por intermédio de um enfoque histórico Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CINDRA, José Lourenço; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. Calor e temperatura e suas explicações por intermédio de um enfoque histórico. In: MARTINS, R. A.; MARTINS, L. A. C., P.; SILVA, C. C.; FERREIRA, J. M. H. (eds.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul: 3o Encontro. Campinas: AFHIC, 2004. Pp. 240-248. (ISBN 85-904198-1-9)

No presente trabalho procuramos discutir a categorização das explicações realizadas por Halbwachs relacionando-a com o desenvolvimento histórico dos conceitos de calor e temperatura. Identificamos e discutimos as explicações homogênea, heterogênea e batígena no contexto histórico destes conceitos. Verificamos que as explicações utilizadas pelos cientistas para formularem teorias do calor e da temperatura, de modo geral, refletem os tipos de explicações indicadas por Halbwachs. Constatamos, por exemplo, que o conceito de temperatura, que no início ainda não havia se separado do conceito de calor, foi aos poucos se estabelecendo como uma grandeza física fenomenológica. Uma espécie de explicação homogênea era suficiente para conceituá-la, e o mesmo pode ser dito no que tange ao conceito de calor. Posteriormente, à medida em que houve um aprofundamento na compreensão dos fenômenos térmicos, todo o enfoque conceitual da questão caminhou no sentido de uma explicação mais profunda, por isso, podemos afirmar que os cientistas passaram a fazer uso de explicações batígenas para o de temperatura. A grandeza entropia, que inicialmente foi introduzida por Clausius como uma grandeza fenomenológica, aceitava também explicação homogênea. Contudo, no enfoque de Boltzmann, que procurou dar um tratamento estatístico para a entropia, houve a introdução de uma explicação batígena.

Downloads 1784  1784  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Calculando o coeficiente de atrito entre superfícies com material alternativo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ROCHA, Maristela do Nascimento; SABINO, Aline Ribeiro; MURAMATSU, Mikiya

Este artigo tem como principal objetivo propiciar aulas interativas através da construção de um experimento simples de colisão inelástica, com o qual é possível calcular o coeficiente de atrito entre superfícies utilizando as leis da conservação de energia e da quantidade de movimento, além do conceito de trabalho e forças dissipativas. Para isso construiu-se um aparato experimental com materiais de baixo custo, a fim de viabilizar a sua aplicação em escolas públicas. Após efetuar as medidas e aplicar os conceitos envolvidos, compararam-se os valores obtidos com os esperados teoricamente para o coeficiente de atrito entre duas superfícies de madeira. O resultado foi próximo do esperado, o que valida o método experimental e o torna uma boa opção a ser desenvolvida e discutida em sala de aula.

Palavras-chave: Prática docente. Ensino Médio. Coeficiente de atrito.

Downloads 1027  1027  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a03.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Caixa de cores para o estudo de mistura de luzes coloridas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
COSTA,Gláucia Grüninger Gomes; CORTESE, Antonio Benedito; SCURACHIO, Roberto; CATUNDA, Tomaz

A “caixa de cores” aqui proposta é um equipamento de baixo custo, fácil manuseio e com uma projeção abrangente para a sala de aula toda. Com ela é possível realizar demonstrações interativas sobre adição e subtração de cores e discutir fenômenos correlatos (sombras coloridas, televisão colorida, mistura de tintas em pintura, impressoras, etc.)

Downloads 642  642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Brincar para construir o conhecimento: jogo e cinemática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LIMA, Magali Fonseca de Castro; SOARES, Vitorvani

A utilização de jogos como instrumento pedagógico no ensino das ciências vem sendo bastante aplicada atualmente. Este trabalho apresenta uma estratégia envolvendo o jogo e a cinemática que pode ser empregada pelos professores para atrair os seus alunos para o aprendizado.

Palavras-chave: Prática docente. Jogos. Cinemática.

Downloads 573  573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a07.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »