Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo sobre as emoções no contexto das interações sociais em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  8/10/2008
Descrição:
MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro; GASPAR, Alberto

A busca por uma compreensão mais ampla sobre os processos interativos em sala de aula tem motivado algumas pesquisas no sentido de se entender as múltiplas e complexas variáveis que se estabelecem entre os participantes do contexto educacional de sala de aula, não apenas aquelas relacionadas à dimensão cognitiva, mas também aquelas que dizem respeito aos aspectos subjetivos e emocionais, facilitando ou criando obstáculos ao processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido procuramos, a partir das indicações da teoria de Vigotski, estudar as interações sociais bem como as emoções desencadeadas nesse processo, estabelecidas por uma professora e seus alunos no contexto de aulas de Física do ensino médio, envolvendo o conceito de equilíbrio de ponto material e de corpo extenso. Os resultados mostram a necessidade de o professor estar consciente dos aspectos emocionais desencadeados na interação social com e entre seus alunos, visando sustentá-la no sentido de otimizar os recursos didáticos utilizados em sua aula.

Palavras-chave: Ensino de Física. Emoção. Interação.

Downloads 1386  1386  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma simples análise do equilíbrio do monociclista Popular Versão: 
Atualização:  15/7/2010
Descrição:
FIGUEIRA, Jalves S.; DOFF, Adriano

Neste trabalho, discutimos o movimento de um monociclo. Em particular analisamos as condições para manter o equilíbrio do monociclista. Considerando um modelo baseado em um pêndulo invertido, determinamos as frequências que proporcionam ao monociclista uma posição de equilíbrio. Esta situação corresponde ao mínimo da energia potencial.

Palavras-chave: Monociclo. Pêndulo invertido. Função potencial. Oscilações harmônicas.

Downloads 1377  1377  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
SILVA, Fabio W. O. da

O tratamento habitualmente dado em livros-texto de Física à evolução da teoria ondulatória da luz, a partir do modelo de Christiaan Huygens, pode ser considerado uma reconstrução a posteriori (whiggismo), que impõe uma interpretação atual a conceitos enunciados no Século XVII. A leitura do texto original de Huygens, todavia, revela diferenças profundas com as concepções mais recentes da luz e uma afinidade maior com a mecânica do que com a óptica moderna ou o eletromagnetismo. Essa análise sugere a necessidade da utilização de fontes primárias no ensino de ciências, não se restringindo aos livros-texto que, muitas vezes, contêm uma leitura histórica cristalizada.

Palavras-chave: Teoria ondulatória. Óptica. Whiggismo. Huygens.

Downloads 1372  1372  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis. v.29, n.1, São Paulo, 2007  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O uso do cinema para o ensino de Física no ensino médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
XAVIER, Carlos Henrique Gurgel; PASSOS, Carmensita Matos Braga; FREIRE, Paulo de Tarso Cavalcante; COELHO, Afrânio de Araújo

O presente trabalho apresenta uma investigação sobre o uso do cinema como elemento incentivador da motivação e facilitador da aprendizagem no ensino da Física, restrito à Mecânica. O estudo foi realizado junto a grupo de jovens estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Nessa perspectiva, dois filmes do circuito comercial foram exibidos durante cinco encontros pedagógicos. Através de uma abordagem qualitativa, informações foram coletadas acerca das percepções dos estudantes sobre a metodologia proposta de uso do cinema. Observou-se forte envolvimento, participação ativa e interesse dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Física mediante o uso das obras fílmicas em sala de aula.

Palavras-chave: Cinema e Educação, Metodologia do ensino, Aprendizagem de Física

Downloads 1368  1368  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID111/v5_n2_a2010.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A validação de argumentos em sala de aula: um exemplo a partir da formação inicial de professores de Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
NASCIMENTO, Silvania Sousa do; PLANTIN, Christian; VIEIRA, Rodrigo Drumond

Neste artigo tecemos algumas contribuições sobre os processos de ensino e aprendizagem a partir de uma análise dos procedimentos de validação de argumentos em um contexto de formação inicial de professores de física. As validações observadas colocam em evidência a dominância interativa do formador e do “bom aluno” e se constituíram como hetero-validações do tipo Se. Por fim, discutimos algumas implicações dos resultados obtidos para o gerenciamento do discurso em sala de aula, inclusive a relevância que as validações dos enunciados dos licenciandos podem ter tanto na promoção de uma situação dialógica quanto simplesmente na aniquilação de todas as contraposições de idéias.

Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação. Validação de argumentos.

Downloads 1364  1364  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(2), 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Física e deficiência visual: atividades que abordam o conceito de aceleração da gravidade Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2008
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; SILVA, Dirceu da; BARROS, Jomar de Filho

Apresentamos a análise de duas atividades de ensino de física elaboradas e aplicadas a um grupo de alunos com deficiência visual. O conteúdo das referidas atividades abordou o conceito de aceleração da gravidade. Na primeira atividade, trabalhou-se o conceito gravitacional por meio do movimento de um objeto em um plano inclinado, e na segunda, por meio do movimento de queda de um disco metálico dentro de um tubo. Tanto o plano inclinado quanto o disco forneciam referenciais observacionais auditivos. A estrutura prática das atividades fundamentou-se na observação auditiva do fenômeno gravitacional, discussões em pequenos grupos e debate geral sobre as conclusões obtidas. A análise dos dados apoiou-se em uma categoria denominada “compreensão”, categoria esta que procurou explicitar em relação aos significados trabalhados as seguintes atitudes dos alunos: compartilhou, defendeu, questionou e reformulou significados. Concluiu-se que as atividades foram capazes de motivar os alunos e proporcionar-lhes condições para: (1) Realizar experimentos sobre a aceleração da gravidade; (2) observar por meio do referencial auditivo o movimento de queda de um disco; (3) coletar e analisar dados relacionados à variação de velocidade; e (4) expor, compartilhar, questionar e reformular hipóteses e propriedades físicas durante as discussões estabelecidas.

Palavras-chave: Ensino de física. Deficiência visual. Inclusão. Aceleração. Gravidade.

Downloads 1363  1363  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V11(3), 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Caracterizando a autoria no discurso em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; SANTOS, Daniella de Almeida; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl

Nosso trabalho visa discutir como o discurso do professor pode interferir na construção de argumentos por parte dos alunos, quando estes se encontram envolvidos com um problema experimental em aulas de ciências. Assim, buscamos compreender como professor e alunos se interrelacionam num movimento discursivo para a estruturação de sentidos dos dados experimentais obtidos. Com essa preocupação, focamos nosso olhar nos processos de autoria dos discursos, tanto dos alunos quanto dos professores, nos episódios em que os atores do processo de ensino e de aprendizagem organizam suas falas, mediados pela atividade experimental.

Palavras-chave: Análise do discurso. Interações dialógicas. Ensino de Física.

Downloads 1328  1328  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V12(2), 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Repensando o papel do trabalho experimental, a aprendizagem da Física em sala de aula - um estudo ex Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2008
Descrição:
NEVES, Margarida Saraiva-; CABALLERO, Concesa; MOREIRA, Marco Antonio

Apresentam-se os resultados de um estudo exploratório integrado numa investigação mais ampla que visa a promoção de Aprendizagem Significativa na área da Física, centrada em Trabalho Experimental, com recurso a instrumentos metacognitivos. Com o presente estudo procurou fazer-se um levantamento de situações promotoras de aprendizagem em sala de aula, no domínio da Física, baseadas em Trabalho Experimentais, em quatro escolas portuguesas, da área da Grande Lisboa. Para fazer uma recolha de opiniões aplicaram-se questionários a alunos do Ensino Secundário e respectivos professores e entrevistaram-se dois docentes e cinco alunos. Com base nas respostas dadas, pode afirmar-se que, nas escolas pesquisadas, o Trabalho Experimental realizado em sala de aula tem uma frequência pequena e assume, quase sempre, a forma de demonstração feita pelo docente, para toda a turma. Professores e alunos, reconhecem as potencialidades do Trabalho Experimental, na promoção de aprendizagem. As situações em que os alunos se limitam a seguir instruções ou a observar a experiência realizada pelo professor são as que menos contribuem para a aprendizagem. Quer docentes quer alunos reconhecem ser essencial que estes disponham de uma boa fundamentação teórica que suporte a compreensão do Trabalho Experimental. Apesar dos professores apontarem vários problemas que, do seu ponto de vista, afecta a promoção de aprendizagem centrada em Trabalho Experimental, registam-se poucas referência a estratégias e metodologias, como o recurso a computadores para aquisição e tratamento de dados ou a propostas de tarefas com questões abertas, que a investigação em Educação em Ciências tem referenciado como potenciadoras de aprendizagem.

Palavras-chave: Trabalho experimental. Ensino secundário. Física. Aprendizagem.

Downloads 1292  1292  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V11(3), 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Física e a concepção freireana da educação Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DELIZOICOV NETO, Demétrio
O assunto é palpitante quando analisado sob os mais variados aspectos: entre eles a própria concepção de educação de Paulo Freire, cuja prática mais intensa tem se verificado em programas de educação de adultos em vários países, bem como a busca de uma inserção da educação formal num contexto concebido a partir da concepção freireana. (...)

Downloads 1289  1289  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBEF  Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/pesquisa.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Novos Usos para Componentes de um Velho Disco Rígido de Computador Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PIMENTEL, Jorge Roberto; SAAD, Fuad Daher; YAMAMURA, Paulo; FURUKAWA, Claudio Hiroyuki

Neste artigo, sugerem-se algumas aplicações didáticas para os potentes ímãs permanentes existentes no interior dos drives de discos rígidos de computador que não estejam mais sendo utilizados. São descritas quatro montagens fáceis de serem preparadas e que podem ser apresentadas em salas de aula ou feiras de ciências. Elas permitem a observação e a verificação qualitativa de leis de mecânica e de eletromagnetismo, normalmente discutidas no ensino médio. Além do seu inerente enfoque didático, as montagens e seus efeitos associados objetivam despertar o potencial criativo dos alunos, instigando-os a proporem novos usos para os ímãs e discos rígidos desses drives.

Palavras-chave: Ensino de Física. Magnetismo. Eletromagnetismo. Mecânica.

Downloads 1284  1284  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.3, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »