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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Calculando o coeficiente de atrito entre superfícies com material alternativo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ROCHA, Maristela do Nascimento; SABINO, Aline Ribeiro; MURAMATSU, Mikiya

Este artigo tem como principal objetivo propiciar aulas interativas através da construção de um experimento simples de colisão inelástica, com o qual é possível calcular o coeficiente de atrito entre superfícies utilizando as leis da conservação de energia e da quantidade de movimento, além do conceito de trabalho e forças dissipativas. Para isso construiu-se um aparato experimental com materiais de baixo custo, a fim de viabilizar a sua aplicação em escolas públicas. Após efetuar as medidas e aplicar os conceitos envolvidos, compararam-se os valores obtidos com os esperados teoricamente para o coeficiente de atrito entre duas superfícies de madeira. O resultado foi próximo do esperado, o que valida o método experimental e o torna uma boa opção a ser desenvolvida e discutida em sala de aula.

Palavras-chave: Prática docente. Ensino Médio. Coeficiente de atrito.

Downloads 1067  1067  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a03.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um modelo para o movimento anual do sol a partir de uma perspectiva geocêntrica Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Fernando Siqueira da Silva, Francisco Catelli, Odilon Giovannini

O presente trabalho tem como objetivo principal a construção de um modelo que permita identificar o movimento aparente do Sol (MAS), bem como estimar o intervalo de tempo em que este fica acima do horizonte ("dia claro"), em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da gênese da astronomia e de alguns de seus conceitos básicos, a partir dos quais é explanada a construção do modelo. Este consiste basicamente de um cilindro transparente, no qual aparecem as trajetórias do MAS ao longo do ano. A partir do modelo são apresentados alguns exemplos, nos quais é estimada a duração do "dia claro" em diferentes locais do globo terrestre. Esse modelo, além do baixo custo e fácil exequibilidade, possibilita uma boa compreensão do MAS.

Palavras-chave: Movimento aparente do Sol; período de luz solar; modelos didáticos.

Downloads 1068  1068  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 7-25, abr. 2  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13505
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Construção de um gerador eletrostático gotejante: chuva elétrica de Kelvin Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CAMILLO, J.; ASSIS, A.K.T.

Construímos um gerador eletrostático gotejante de Kelvin que funciona através de uma queda de gotas de água eletrizadas. Ele chega a gerar descargas elétricas causadas por diferenças de potencial da ordem de milhares de volts. Este instrumento é razoavelmente simples e barato de ser construído. Com ele podem ser explorados em sala de aula diversos aspectos relacionados com a eletrostática.

Downloads 1082  1082  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Estudo da simetria de translação e de suas consequências: uma proposta para o ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CARUSO, F.

Neste artigo discute-se a importância de se explorar o conceito de simetria no programa de física básica do ensino médio. A partir do exame de um conjunto significativo de livros didáticos de Física, constata-se que nenhuma alusão é feita à ideia de simetria e ao papel deste conceito no desenvolvimento da ciência. Argumenta-se que, do ponto de vista pedagógico, não há qualquer tipo de impedimento a que se fale de simetria para alunos do ensino médio. Discute-se, a partir daí, a importância do ensino do conceito geral de simetria nesse nível de escolaridade e apresentam-se três situações, como proposta de uma primeira abordagem concreta do problema, envolvendo a relação entre o movimento retilíneo uniforme e a simetria de translação, vista sob vários aspectos.

Palavras-chave: Simetria de translação. Livro didático. Física conceitual.

Downloads 1127  1127  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Segunda Lei da Termodinâmica: um estudo de seu entendimento por professores do ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
CASTRO, Reginaldo; FERRACIOLI, Laércio

A Segunda Lei da Termodinâmica está intrinsecamente relacionada a fenômenos do cotidiano tais como um gás em expansão, a geração de Calor pelo atrito ou um objeto quente esfriando ao ar livre. No entanto, como mostra a literatura, alunos e professores nem sempre têm o real entendimento desta relação. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar como a Segunda Lei da Termodinâmica é entendida por professores de Ensino Médio, uma vez que estes são os responsáveis pelo ensino deste tópico e a maneira de entenderem essa lei reflete diretamente na maneira de ensiná-la. O estudo foi realizado por professores participantes do programa Pró-Ciências/ES durante o segundo semestre de 2001. Dessa forma, este Trabalho inicialmente apresentará, a descrição de algumas ideias sobre a Segunda Lei da Termodinâmica, uma breve revisão de literatura sobre este tema, seguido do relato do estudo realizado.

Downloads 1135  1135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EP  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Demonstre em Aula: imagens dentro de lâmpadas Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CATELLI, Francisco; REIS, Carine dos

Ao manusear uma lâmpada incandescente transparente (desligada), um estudante observa imagens brilhantes dentro dela. De onde elas surgem? Uma análise mais cuidadosa leva a uma resposta curiosa: a parte inferior da lâmpada funciona como um espelho côncavo e a parte superior, como um espelho convexo. Neste artigo, além de demonstrar experimentalmente a resposta acima, o professor tira proveito desse dispositivo simples para tornar o estudo da óptica geométrica (espelhos côncavos e convexos) mais atraente e provocante.

Palavras-chave: Laboratório de Física. Óptica geométrica. Espelhos esféricos.

Downloads 1149  1149  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de Calor Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do; MORTIMER, Eduardo Fleury

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de perfil conceitual para a noção de calor, a partir dos dados de algumas das várias pesquisas já feitas acerca deste tema (Erickson, 1985; Silva, 1995; Barbosa Lima e Barros, 1997 e Mortimer e Amaral, 1998). Para a análise das ideias foram usados os trabalhos de Bachelard (1996), que se refere à noção de obstáculo epistemológico ao desenvolvimento do conhecimento, e o trabalho de Chi (1992), onde são apresentadas algumas das dificuldades de aprendizagem dos conceitos em ciências a partir de uma categorização ontológica básica do conhecimento. Ao final da análise, uma estruturação das ideias foi feita considerando a noção de perfil conceitual como proposta por Mortimer (1995) com a determinação de cincos zonas para o perfil conceitual de calor: realista, animista, substancialista, empírica e racionalista.

Palavras-chave: Calor. Ideia animista. Ideia substancialista. Ideia empírica. Ideia racionalista.

Downloads 1201  1201  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 3, 2001  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2012
Descrição:
Apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o apoio da hipermıdia, que envolveu a produção e avaliação de um software educacional. A proposta didática fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem de Ausubel, em orientaçõoes para implementação de sistemas hipermıdia educacionais e em abordagens derivadas da pesquisa em Ensino de Ciências, dentre as quais o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, ponderações quanto importância pedagógica da História e Filosofia da Ciência e considerações sobre a inserção de Física Moderna no Ensino Médio.
Palavras-chave: Ausubel, construtivismo, ensino Ciência-Tecnologia-Sociedade, ensino de Física; hipermıdia; Física Moderna.

Downloads 1234  1234  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.fisica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/artigos_hai/construcaofmodernahipermidia.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Software para Experimentos sobre Batimento de Ondas Sonoras Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Wilton Pereira da; SILVA Cleide M. D. P. S. e; SILVA, Diogo D. P. S. e; SILVA, Cleiton D. P. S. e

Este artigo procura enfatizar a importância da experimentação na compreensão de um fenômeno físico sobre interferência, denominado batimento de ondas sonoras. Algumas alternativas para a realização do experimento são apresentadas e as limitações de cada uma delas são apontadas. O artigo apresenta, também, um software desenvolvido especificamente para este experimento, denominado Batimento , e o disponibiliza através da internet. A experiência foi realizada com a utilização desse software, e os resultados obtidos, tanto qualitativos quanto quantitativos, foram bastante satisfatórios.

Palavras-chave: Batimento. Ondas sonoras. Iinterferência.

Downloads 1252  1252  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Concepções de calor e temperatura de alunos cegos Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
SANTOS, Máira Costa; SILVA, Fabiana Fernandes da; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição

Inicia-se este artigo comentando sobre a tradição de pesquisa de mudança conceitual e sua modificação positiva para a evolução conceitual, baseada no perfil epistemológico bachelardiano, atualmente estudada. Comentamos a obrigatoriedade da inclusão de alunos portadores de deficiências visuais em classes regulares e do conhecimento que o professor de física deve adquirir para trabalhar com estes estudantes. Por este motivo julga-se necessário estudar as concepções espontâneas que trazem alunos cegos, recentemente matriculados em escolas regulares, por força de Lei, para as salas de aula . Um problema ainda enfrentado é quanto à capacidade e possibilidade de pessoas cegas aprenderem a física. Problema este que foi respondido através de exemplos de cientistas deficientes visuais que muito contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da ciência . Este trabalho, realizado em um colégio federal do Rio de Janeiro com quatro estudantes do ensino médio, portadores de deficiência visual severa (cegueira), sobre os conceitos de calor e temperatura . Um deles, matriculado no primeiro ano e os demais inscritos no segundo ano do ensino médio, teve como objetivo conhecer suas concepções espontâneas e compará-las com as de estudantes que enxergam. Os quatro alunos foram submetidos a uma entrevista semi-estruturada, aplicada em seu colégio na sala de Educação Especial, um por vez. Conclui-se, como esperado, que os alunos cegos estudados apresentam os mesmos conceitos encontrados na literatura que estuda alunos videntes. Influenciam-se pela linguagem cotidiana, usam calor e temperatura como sinônimos e calor é sempre relacionado a algo de temperatura elevada. Sendo assim, apesar de haver a necessidade de adaptações e metodologias próprias estes sujeitos são tão aptos para a aprendizagem de física que quaisquer outros.

Palavras-chave: Deficiente visual. Calor e temperatura. Ensino médio. Concepções espontâneas.

Downloads 1257  1257  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF  Site 
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