Categoria: Física Artigos |
Ensino de Física e deficiência visual: atividades que abordam o conceito de aceleração da gravidade |
Versão: Atualização: 13/10/2008 |
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; SILVA, Dirceu da; BARROS, Jomar de Filho
Apresentamos a análise de duas atividades de ensino de física elaboradas e aplicadas a um grupo de alunos com deficiência visual. O conteúdo das referidas atividades abordou o conceito de aceleração da gravidade. Na primeira atividade, trabalhou-se o conceito gravitacional por meio do movimento de um objeto em um plano inclinado, e na segunda, por meio do movimento de queda de um disco metálico dentro de um tubo. Tanto o plano inclinado quanto o disco forneciam referenciais observacionais auditivos. A estrutura prática das atividades fundamentou-se na observação auditiva do fenômeno gravitacional, discussões em pequenos grupos e debate geral sobre as conclusões obtidas. A análise dos dados apoiou-se em uma categoria denominada “compreensão”, categoria esta que procurou explicitar em relação aos significados trabalhados as seguintes atitudes dos alunos: compartilhou, defendeu, questionou e reformulou significados. Concluiu-se que as atividades foram capazes de motivar os alunos e proporcionar-lhes condições para: (1) Realizar experimentos sobre a aceleração da gravidade; (2) observar por meio do referencial auditivo o movimento de queda de um disco; (3) coletar e analisar dados relacionados à variação de velocidade; e (4) expor, compartilhar, questionar e reformular hipóteses e propriedades físicas durante as discussões estabelecidas.
Palavras-chave: Ensino de física. Deficiência visual. Inclusão. Aceleração. Gravidade.
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1400 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V11(3), 2006 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
ROSA, Cleci Werner da; PEREZ, Carlos Ariel Samudio; DRUM, Carla
O trabalho apresentado buscou investigar o ensino de ciências desenvolvido de primeira a quarta série no ensino fundamental, dando ênfase a identificação da presença da física nos conteúdos curriculares nesse nível de escolarização. Para isso foram realizadas entrevistas com trinta e quatro professores dessas séries de modo a permitir um mapeamento sobre o atual ensino de ciências diante da amostra selecionada para a pesquisa. Além da identificação dos conteúdos abordados em ciências, a pesquisa possibilitou investigar de forma mais específica à presença da física nos programas curriculares das séries iniciais e a forma como essa disciplina esteve presente durante o processo de formação dos professores investigados. Os resultados da investigação apontaram as seguintes questões: os conteúdos da disciplina curricular de Ciências para o nível investigado envolvem tópicos quase que exclusivos de biologia; a ausência de atividades experimentais; um ensino amarrado aos conceitos e metodologias presentes nos cursos de formação dos docentes; a conscientização desses docentes de que a legislação nacional lhe confere liberdade de planejamento e de organização curricular, mas que mesmo assim, se sentem presos a programas preestabelecidos por secretarias de Educação ou por roteiros de livros didáticos; e, ainda, que as dificuldades para discutir física nas séries iniciais estão associadas ao seu processo formativo.
Palavras-chave: Ciências. Professores. Séries iniciais.
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1635 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Equilíbrio no espaço: experimentação e modelagem matemática |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
BORGES, P.A. Pereira; TONIAZZO, N.A.; SILVA, J.C. da
A elaboração e realização de experimentos, associadas à interpretação dos resultados, construção e aplicação de conceitos e uso de recursos da informática, constituem uma opção metodológica desafiadora no ensino de física dos dias atuais, considerando as necessidades de conhecimento, habilidades e criatividade que as novas gerações devem ter para enfrentar os problemas científicos e tecnológicos. Este trabalho tem como objetivos apresentar o problema de cálculo das forças atuantes em cabos e hastes que sustentam massas no espaço, desenvolver um modelo matemático geral, como um estudo de modelagem fortemente integrador dos conteúdos das disciplinas de Mecânica Geral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico de cursos de engenharia, física ou matemática. O modelo foi testado com verificação experimental para várias situações, sendo três delas descritas no artigo: casos simétrico e assimétrico com forças de tração e um caso assimétrico com força de compressão. Foi realizada a análise de incerteza das medidas de comprimento dos cabos e posicionamento dos apoios. O trabalho evidenciou a riqueza de situações de aprendizagem e aplicação de conceitos, técnicas de tratamento de dados de medida e desafios matemáticos, ao associar ações teóricas e experimentais para a validação do modelo, além de apresentar outras investigações relacionadas com o tema abordado.
Palavras-chave: mecânica, ensino de física, experimentação, tecnologia e ensino.
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539 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/10.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Estereogramas e Op Art: ilusão de óptica em sala de aula |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Fabiana Cristina; NASCIMENTO, Carla Emilia
Esse artigo é resultado de uma oficina ministrada para acadêmicos dos cursos de bacharelado e Licenciatura em Física e Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promovido em 2009 no II Workshop Paranaense de Arte e Ciência. Nessa oficina os acadêmicos puderam discutir e apresentar ideias para se trabalhar a ilusão de óptica em sala de aula em diferentes disciplinas, como Física, Arte, Matemática, Biologia, Geometria e História. Dentre os diversos tipos de ilusão de óptica é dado um maior enfoque nos estereogramas e na Op art.
Palavras-chave: Prática docente. Ilusão óptica. Estereogramas. Op art.
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945 0 bytes Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a04.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Estudo da simetria de translação e de suas consequências: uma proposta para o ensino médio |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
CARUSO, F.
Neste artigo discute-se a importância de se explorar o conceito de simetria no programa de física básica do ensino médio. A partir do exame de um conjunto significativo de livros didáticos de Física, constata-se que nenhuma alusão é feita à ideia de simetria e ao papel deste conceito no desenvolvimento da ciência. Argumenta-se que, do ponto de vista pedagógico, não há qualquer tipo de impedimento a que se fale de simetria para alunos do ensino médio. Discute-se, a partir daí, a importância do ensino do conceito geral de simetria nesse nível de escolaridade e apresentam-se três situações, como proposta de uma primeira abordagem concreta do problema, envolvendo a relação entre o movimento retilíneo uniforme e a simetria de translação, vista sob vários aspectos.
Palavras-chave: Simetria de translação. Livro didático. Física conceitual.
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1110 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
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