Categoria: Física Artigos |
Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; NARDI, Roberto
Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de eletromagnetismo a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver e o não rompimento com alguns elementos da pedagogia tradicional. Esses resultados podem indicar algumas alternativas ao ensino de Física para alunos com deficiência visual centradas na superação de atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada, na elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver, bem como, no trabalho com a oralidade no contexto do ensino de Física.
Palavras-chave: Ensino de Física. Deficiência Visual. Atividades de Ensino de Eletromagnetismo. Formação de Professores de Física.
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1511 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
A relação com o saber profissional do professor de Física e o fracasso da implementação de atividade |
Versão: Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; KANBACH, Bruno Gusmão
Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de Física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de Física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das ideias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.
Palavras-chave: Física. Ensino médio. Aulas experimentais. Relação com o saber.
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1499 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Uma Exposição Didática de como Newton Apresentou a Força Gravitacional |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
FREIRE, Olival Junior; MATOS, Manoel Filho; VALLE, Adriano Lucciola do
Apresenta-se a “Proposição IV”, do Livro III, dos Princípios Matemáticos da Filosofia Natural e seu Sistema do Mundo. É nessa proposição que, pela primeira vez, se expressa o que hoje denominamos de síntese newtoniana, isto é, a ideia de que a física dos corpos celestes em suas órbitas é a mesma do movimento dos corpos na superfície da Terra. Para verificar sua proposição, Newton faz uma “experiência de pensamento”, a da “queda da Lua”. Sugerimos que esta proposição pode, e deveria, ser introduzida nos cursos de Licenciatura em Física e no ensino de Física no Ensino Médio. Ao fazê-lo, estaremos ensinando um bom conteúdo de Física, de modo atrativo, e contextualizando-o nos marcos do conhecimento científico da época. Usando as palavras de Matthews [6], estaremos ensinando tanto o conhecimento em Física como sobre a Física.
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1459 0 bytes Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004 http:// |
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