Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sugestão de Experimento para a Verificação de Troca de Calor por Convecção Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
STUCHI, Adriano M.

Apresentamos uma sugestão para a construção de um experimento com material de baixo custo para a verificação do fenômeno da convecção. O ensaio é simples e pode ser utilizado por professores do Ensino Médio.

Downloads 918  918  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 1, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Resolução de problemas III: fatores que influenciam na resolução de problemas em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marco Antonio

Trata-se de uma revisão de literatura na área de resolução de problemas, particularmente em Física, enfocando o estudo de fatores que influenciam na resolução de problemas em sala de aula. Foram analisados 57 artigos em termos de base teórica - fatores investigados/metodologia - resultados/fatores relevantes, os quais foram organizados em uma tabela que serviu de base para uma síntese feita pelos autores. Este trabalho é o terceiro de uma série de quatro artigos de revisão abordando diferentes aspectos do tema resolução de problemas.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Física. Fatores em sala de aula.

Downloads 927  927  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V2(2), 1997  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Modelagem Matemática como Metodologia para o Ensino-Aprendizagem de Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de

Neste artigo procuraremos mostrar uma proposta de ensino de Física utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível é necessário que o professor de Física conheça as principais características dessa metodologia, pois é durante a dinâmica da modelagem matemática que os conceitos físicos vão sendo introduzidos na bagagem cognitiva do aluno. Essa proposta de ensino de Física, além de torná-lo significativo, possui um caráter interdisciplinar e contextualizado. Concluímos que a modelagem matemática aplicada ao ensino de Física pode dar mais motivação aos alunos, além de se conseguir um ponto de convergência entre essas duas disciplinas.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Constextualização.

Downloads 938  938  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI EPAEM  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Como o corpo humano mantém sua temperatura durante a atividade física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LUZ, Fernanda; AZEVEDO, Marina; OLIVEIRA, Raíza; PIMENTEL, Roberto

O corpo humano troca calor com o ambiente através de três processos básicos: condução, irradiação e transpiração. Este último processo constitui a ferramenta básica do organismo para a manutenção de uma temperatura corporal aproximadamente constante. Ele é disparado não apenas quando a temperatura externa é maior do que a temperatura corporal, mas também quando o calor gerado internamente devido à realização de atividades físicas demanda um aumento da taxa com que o corpo perde calor para o ambiente. Monitorou-se não só o aumento da temperatura corporal com a intensidade da atividade física realizada por uma pessoa, mas também a relação entre a frequência cardíaca e a temperatura, destacando uma defasagem que ocorre entre a diminuição da primeira e da segunda à medida em que a intensidade da atividade física é reduzida. Para realizar as medições, usou-se um termômetro eletrônico construído e calibrado pelas autoras dentro do curso de física da 2ª série do ensino médio.

Downloads 938  938  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma descrição da forma do pensamento dos alunos em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURU, Carlos Eduardo; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.

Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 17, no 3, setembro, 1995

Downloads 942  942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 17, n  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Segunda Lei da Termodinâmica: um estudo de seu entendimento por professores do ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
CASTRO, Reginaldo; FERRACIOLI, Laércio

A Segunda Lei da Termodinâmica está intrinsecamente relacionada a fenômenos do cotidiano tais como um gás em expansão, a geração de Calor pelo atrito ou um objeto quente esfriando ao ar livre. No entanto, como mostra a literatura, alunos e professores nem sempre têm o real entendimento desta relação. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar como a Segunda Lei da Termodinâmica é entendida por professores de Ensino Médio, uma vez que estes são os responsáveis pelo ensino deste tópico e a maneira de entenderem essa lei reflete diretamente na maneira de ensiná-la. O estudo foi realizado por professores participantes do programa Pró-Ciências/ES durante o segundo semestre de 2001. Dessa forma, este Trabalho inicialmente apresentará, a descrição de algumas ideias sobre a Segunda Lei da Termodinâmica, uma breve revisão de literatura sobre este tema, seguido do relato do estudo realizado.

Downloads 947  947  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A natureza da luz e o ensino da óptica: uma experiência didática envolvendo o uso da história e da f Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz; MARTINS, André Ferrer Pinto

Este trabalho apresenta uma experiência que compreendeu a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática que propõe a introdução de elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio como subsídios à aprendizagem de conceitos da óptica, de forma geral, e de aspectos relativos à natureza da ciência, de forma específica. Valendo-nos de episódios históricos sobre a controvérsia existente acerca da natureza da luz, principalmente nos séculos XVII e XVIII, como também de recortes da história da óptica no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos explicativos do processo da visão, elaboramos e aplicamos uma unidade didática a duas turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Parnamirim (RN). A análise dos dados apontou para aspectos favoráveis das estratégias idealizadas, bem como mostrou indícios de dificuldades inerentes ao processo. Apesar disso, entendemos que a unidade didática logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão da ciência como também de conceitos da óptica.

Palavras-Chave: História da Ciência; Óptica; Natureza da Ciência; Ensino de Ciências.

Downloads 955  955  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID110/v5_n2_a2010.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O Desenvolvimento Histórico da Escala Fahrenheit e o Imaginário de Professores e de Estudantes de Fí Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

No presente trabalho mostra-se o desencontro entre a complexa história do desenvolvimento da escala Fahrenheit e o pouco caso que dela fazem livros textos, professores e estudantes de Física. Inicialmente, foi feito um apanhado dos posicionamentos de vários livros textos de Física, dirigidos ao ensino médio. Um levantamento da opinião de um conjunto de professores de Física do ensino médio e de estudantes de licenciatura em Física foi feito através de uma série de entrevistas semiestruturadas que buscavam mapear suas compreensões a respeito da utilidade da escala Fahrenheit e da razão de ser dos valores 32 e 212, nela assinalados respectivamente para os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água. Os resultados das nossas análises revelam um enorme desconhecimento histórico aliado a uma capacidade de engendrar ou simplesmente reproduzir, versões pseudo-históricas que pareçam plausíveis. Mostramos, ainda, que uma análise histórica mais acurada do desenvolvimento da escala Fahrenheit pode ser bastante instrutiva no que diz respeito à compreensão do que vem a ser uma pesquisa histórica. Em particular, a necessidade de reconstruções racionais e os papéis atribuídos aos contextos da descoberta e da justificativa são claramente ressaltados nesta investigação.

Palavras-chave: Fahrenheit. História da Física.

Downloads 958  958  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O pêndulo de Newton: uma abordagem desafiadora para alunos de Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Mauro Costa da

Este artigo propõe uma prática docente para os estudantes de ensino médio como forma de comprovação dos princípios de conservação. A prática prevê a utilização do pêndulo de Newton como forma de instigar os alunos à observação crítica das múltiplas possibilidades de colisão nesse pêndulo, e motivá-los a encontrar uma explicação baseada nos conhecimentos adquiridos sobre mecânica.

Palavras-chave: Prática docente. Ensino Médio. Pêndulo de Newton.

Downloads 975  975  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a12.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um modelo para o movimento anual do sol a partir de uma perspectiva geocêntrica Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Fernando Siqueira da Silva, Francisco Catelli, Odilon Giovannini

O presente trabalho tem como objetivo principal a construção de um modelo que permita identificar o movimento aparente do Sol (MAS), bem como estimar o intervalo de tempo em que este fica acima do horizonte ("dia claro"), em qualquer lugar do planeta e em qualquer época do ano. Inicialmente é feita uma breve reflexão acerca da gênese da astronomia e de alguns de seus conceitos básicos, a partir dos quais é explanada a construção do modelo. Este consiste basicamente de um cilindro transparente, no qual aparecem as trajetórias do MAS ao longo do ano. A partir do modelo são apresentados alguns exemplos, nos quais é estimada a duração do "dia claro" em diferentes locais do globo terrestre. Esse modelo, além do baixo custo e fácil exequibilidade, possibilita uma boa compreensão do MAS.

Palavras-chave: Movimento aparente do Sol; período de luz solar; modelos didáticos.

Downloads 1001  1001  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 7-25, abr. 2  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13505
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »