Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica: um novo “paradigma”? Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
AULER, Décio.
Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Abordagem Conceitual. Abordagem temática.

Downloads 360  360  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio - Volume 05 / Número 1 – março de 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise das ideias dos alunos sobre hidrostática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SEBASTIANY, Ana Paula; DIEHL, Ivan Francisco; HARRES, João Batista Siqueira; PIZZATO, Michelle Camara

Este trabalho apresenta a análise das ideias de futuros professores de ciências quanto a temática de hidrostática, em específico sobre o processo de funcionamento de um sifão. As ideias foram coletadas a partir da aplicação de duas perguntas elaboradas com o intuito de caracterizá-las para posterior análise. Esta análise aponta para a existência de algumas concepções distintas sobre o tema. São apontados também obstáculos associados a estas concepções em relação à compreensão do ponto de vista científico dos fenômenos estudados.

Downloads 332  332  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a05.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de Situações de Controvérsias e Conflitos Cognitivos Através de uma Leitura Lakatiana Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo

Este trabalho propõe observar a construção dos pensamentos dos alunos em sala de aula, em momentos em que são estimulados conflitos cognitivos e controvérsias. Para isso, sugere-se o emprego de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa leitura dos programas de pesquisa de Lakatos. A ideia é empregar essa leitura para qualificar o pensamento dos alunos e estruturá-los como se fossem programas. Em seguida, aplicam-se as condições de Posner et al. para entender a razão do comprometimento dos pensamentos dos alunos aos programas.

Palavras-chave: Conflito cognitivo. Programas de pesquisa. Aprendizagem de cinemática angular.

Downloads 324  324  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V8(1), pp. 7-30, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de um estilingue e espirais de caderno: Um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Pablo; RINO, José Pedro

As constantes de mola de espirais de caderno e de tubos de látex foram determinadas utilizando procedimentos experimentais acessíveis à maioria dos laboratórios. Mostramos que as espirais de caderno seguem a lei de Hooke enquanto o tubo de látex tem uma força de restauração não linear com a deformação. Determinou-se a velocidade que um projétil de alguns gramas pode atingir ao ser arremessado por um estilingue feito com tubos de látex. A quantidade de movimento adquirida por pequenos projéteis arremessados desta maneira pode ser fatal.

Palavras-chave: Constante elástica. Estilingue. Lei de Hooke.

Downloads 410  410  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site 
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de uma situação de resolução de problemas de Física, em situação de interlocução entre um es Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena

Este trabalho faz parte de um estudo mais amplo cujo objeto é a resolução de problemas (RP) em Física, tratada do ponto de vista da Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e com vistas ao seu papel no ensino de Física. Neste trabalho, nos centramos, na proposta de um procedimento de estudo para a RP que privilegiasse as trocas verbais entre um especialista e um novato em situação de interação social, de modo que se evidenciassem as regulações cognitivas em relação a um campo conceitual particular. Foram investigados dois casos: dois alunos de um curso pré-vestibular. Cada um desses alunos foi submetido a cinco sessões individuais de resolução de problema. que se desenvolveram em torno de conceitos de Eletricidade. Os resultados das análises das sessões de interação frente à RP indicaram que: um dos sujeitos possuía mais esquemas de ação para dar sentido às situações dentro de campos conceituais da Eletricidade do que o outro; o papel do especialista na interação com o sujeito é muito importante na condução de tal interação; o domínio do especialista em relação aos campos conceituais abordados é imprescindível na situação de interlocução estabelecida nas sessões de interação; a teoria dos campos conceituais mostrou-se adequada para referenciar pesquisas sobre resolução de problemas em Física.

Palavras-chave: Resolução de problemas. Situação de nterlocução. Campos conceituais. Conceitos-em-ato. Teoremas-em-ato.

Downloads 442  442  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Analogia eletrônica no ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ROCHA, Ronilson; MARTINS-Filho, Luiz S.; MACHADO, Romuel F.

Este artigo introduz um procedimento para o projeto de circuitos eletrônicos analógicos simples que emulam o comportamento dinâmico de sistemas físicos e matemáticos.

Palavras-chave: Sistemas dinâmicos. Simulação analógica. Laboratório de ensino.

Downloads 1548  1548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Jun 2005, v.27, n.2, p.21.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Analogias e Metáforas nos Livros Didáticos de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Cláudia Adriana Sousa; MARTINS, Maria Inês Martins

Este artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo NLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem.

Palavras-chave: Analogias e metáforas; livro didático; ensino de
Física; PNLEM.

Downloads 948  948  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 255-287, ago  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/14812
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Apresentação e avaliação de material de sustentação e experimentação em ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LIMA, Valderez Marina do Rosário; HARRES, João Batista Siqueira; BORGES, Regina Maria Rabello; ROCHA FILHO, João Bernardes da

Este artigo descreve e avalia o uso de um conjunto didático modular não-comercial destinado ao ensino de Física, no Ensino Médio, desenvolvido tanto para sustentação de experimentos gerais quanto para aplicação exclusiva em certos experimentos próprios do ensino da Mecânica. O material foi avaliado em sala de aula, em um curso de Licenciatura em Física, por licenciandos que utilizaram o conjunto ao longo de seus estudos. O artigo apresenta os resultados da pesquisa, a partir da análise das respostas dos licenciandos a um questionário. Os resultados sugerem que o material se constitui em um bom incentivo à proposição de atividades de laboratório no ensino de Física porque facilita a realização de experimentos de Mecânica e também de outros tópicos que exigem meios de sustentação. Os estudantes também assinalaram que o conjunto confere praticidade e ludicidade à experimentação, é de utilização simples e de fácil reprodução, sendo disseminado de forma livre, permitindo que professor e escola evitem os custos elevados de produtos comerciais destinados ao mesmo fim.

Palavras-chave: ensino de Física, experimentação, material de sustentação.

Downloads 315  315  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID69/v4_n1_a2009.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Argumentação e o ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de Física do Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
VILLANI, Carlos Eduardo Porto; NASCIMENTO, Silvania Sousa do

Neste artigo discutimos a argumentação de alunos do ensino médio, visando compreender a influência dos dados empíricos na aprendizagem de alunos que trabalham em grupos em um laboratório didático. Investigamos um laboratório no qual os alunos tiveram a oportunidade de argumentar para produzir respostas às questões propostas em um roteiro, com base em dados empíricos obtidos através das atividades experimentais. Nossos resultados evidenciam a importância do planejamento da atividade experimental e dos dados empíricos nos laboratórios didáticos de ciências como mediador de significado.

Palavras-chave: Dados empíricos. Argumentação. Laboratório didático.

Downloads 579  579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V8(3), 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Articulações entre o Enfoque CTS e a Pedagogia de Paulo Freire como Base para o Ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
TEXTO EM PORTUGUÊS

NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von
Resumen: En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.

Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.

Downloads 536  536  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Convergencia, núm. 42, septiembre-diciembre 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »