Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Easy Java simulations: modelagem computacional para o ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
FIGUEIRA, Jalves S.

Neste trabalho é apresentada a ferramenta de software Easy Java Simulations-Ejs.

Palavras-chave: Ejs. java. Ensino. Modelagem. Applets. Aprendizagem. Simulações.

Downloads 1646  1646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Dez. 2005, v.27, n.4, p.61  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Eclipses Solares e Lunares Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
LIMA, Flávia Pedroza; ROCHA, Jaime F. Villas da

Este artigo apresenta uma proposta de abordagem dos eclipes junto aos alunos, comentando esse fenômeno astronômico muito interessante e que vem cativando a humanidade desde seu nascimento.

Downloads 427  427  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Educação Científica na Perspectiva Bachelardiana: Ensino Enquanto Formação Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CARVALHO Filho, José Ernane Carneiro

A problemática do ensino-aprendizagem aparece na epistemologia bachelardiana com um enfoque próprio, ao defender que aprender é uma mudança na constituição psíquica do sujeito. Isto é, aprender é superar os obstáculos que se interpõem no processo de aquisição do conhecimento. Bachelard argumenta que para que haja aprendizagem é importante que o estudante rompa com os obstáculos que impedem
a compreensão dos conceitos científicos. Desta forma, o objetivo central do ensino de ciências não deve ser a exposição de aulas para a aquisição de uma grande quantidade de conteúdos, mas a superação dos obstáculos que impedem a compreensão do pensar e fazer ciência, na atualidade.

Palavras-chave: Formação. Obstáculo epistemológico e Perfil epistemológico.

Downloads 1585  1585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio, V. 8, N. 1, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e a Filosofia Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DAHMEN, Sílvio R.

Albert Einstein teve, ao longo de sua vida, um intenso envolvimento com a Filosofia e com filósofos da ciência, fato que marcou de maneira profunda seu modo de fazer Física. Discutimos neste artigo alguns pontos basilares deste seu envolvimento e de seu texto “Física e Realidade”.

Palavras-chave: Fíısica geral. História da ciência. Filosofia da ciência.

Downloads 331  331  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e a sua Concepção de Educação Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2008
Descrição:
MEDEIROS, Cleide Farias de; MEDEIROS, Alexandre

Albert Einstein (1879-1955) é comumente conhecido como um dos maiores cientistas de todos os tempos e como o criador da Teoria da Relatividade, a qual completa 100 anos neste ano de 2005. Entretanto, Einstein foi bem mais que um cientista; ele foi também um verdadeiro humanista e, fundamentado neste seu humanismo, desenvolveu vários pensamentos importantes sobre a Educação. É sobre essa face menos conhecida de Einstein, esse seu vínculo com a Educação, que este presente artigo lança um breve olhar.

Downloads 1264  1264  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e o Eclipse de 1919 Popular Versão: 
Atualização:  27/8/2008
Descrição:
VIDEIRA, Antonio Augusto Passos

O presente trabalho descreve o famoso eclipse solar total de 1919, importante para confirmar uma das predições da teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1879-1955), aquela que afirmava a existência de um desvio da trajetória dos raios luminosos. Em particular, são descritos os eventos acontecidos durante o período de organização das duas expedições inglesas responsáveis pela obtenção dos dados empíricos. Comenta-se também a participação brasileira, bem como a preocupação com o comportamento da população da cidade de Sobral.

Downloads 1426  1426  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e o Prazer da Física: Passados Cem Anos, a Física Continua Divertida Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
FIOLHAIS, Carlos

Apresenta-se o lado informal e divertido de Einstein, que é revelado tanto pelas suas famosas imagens como pelas suas notáveis frases. E descreve-se sumariamente o método que ele usou para atingir um melhor conhecimento do mundo.

Downloads 1622  1622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein, o Atomismo e a Teoria do Movimento Browniano Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
SALINAS, Silvio R.A.

Apresentamos os principais ingredientes da teoria de Einstein para o movimento browniano: o balanço entre atrito viscoso e pressão osmótica, que fornece o coeficiente de difusão das partículas numa solução diluída; a dedução estatística da equação da difusão, que conduz à expressão famosa para o desvio quadrático médio das posições das partículas em suspensão, cabalmente verificada pelas experiências de Perrin.

Downloads 1524  1524  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ensinando física com consciência ecológica e com materiais descartáveis Popular Versão: 
Atualização:  29/7/2008
Descrição:
DAMASIO, Felipe; STEFFANI, Maria Helena

Neste trabalho descrevemos uma atividade interdisciplinar realizada em uma escola pública da cidade de Criciúma, SC, cujo objetivo principal foi conscientizar alunos e pais sobre o aquecimento global, além de proporcionar os primeiros passos para que a comunidade local contribuísse para sua diminuição. Para atingir este objetivo envolvemos toda comunidade escolar do ensino médio na construção de aquecedores solares caseiros com materiais descartáveis. Os professores utilizaram o projeto para a exploração de conceitos científicos envolvidos durante sua execução.

Palavras-chave: Aquecimento global. Ensino de física. Interdisciplinaridade. Física térmica. Material de baixo custo.

Downloads 1565  1565  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ensino de Conceitos Físicos de Termologia para Alunos com Deficiência Visual: dificuldades e alterna Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; NARDI, Roberto

Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de termologia a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver. Por outro lado, como alternativas, os futuros professores mostraram criatividade em superar atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada e a elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver.

Palavras-chave: Educação. Educação especial. Meios de ensino. Deficiência visual.

Downloads 316  316  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, Mai.-Ago. 2006, v.12  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »