Categoria: Física Artigos |
A relação com o saber profissional do professor de Física e o fracasso da implementação de atividade  |
Versão: Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; KANBACH, Bruno Gusmão
Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de Física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de Física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das ideias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.
Palavras-chave: Física. Ensino médio. Aulas experimentais. Relação com o saber.
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1542 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente  |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
ROSA, Cleci Werner da; PEREZ, Carlos Ariel Samudio; DRUM, Carla
O trabalho apresentado buscou investigar o ensino de ciências desenvolvido de primeira a quarta série no ensino fundamental, dando ênfase a identificação da presença da física nos conteúdos curriculares nesse nível de escolarização. Para isso foram realizadas entrevistas com trinta e quatro professores dessas séries de modo a permitir um mapeamento sobre o atual ensino de ciências diante da amostra selecionada para a pesquisa. Além da identificação dos conteúdos abordados em ciências, a pesquisa possibilitou investigar de forma mais específica à presença da física nos programas curriculares das séries iniciais e a forma como essa disciplina esteve presente durante o processo de formação dos professores investigados. Os resultados da investigação apontaram as seguintes questões: os conteúdos da disciplina curricular de Ciências para o nível investigado envolvem tópicos quase que exclusivos de biologia; a ausência de atividades experimentais; um ensino amarrado aos conceitos e metodologias presentes nos cursos de formação dos docentes; a conscientização desses docentes de que a legislação nacional lhe confere liberdade de planejamento e de organização curricular, mas que mesmo assim, se sentem presos a programas preestabelecidos por secretarias de Educação ou por roteiros de livros didáticos; e, ainda, que as dificuldades para discutir física nas séries iniciais estão associadas ao seu processo formativo.
Palavras-chave: Ciências. Professores. Séries iniciais.
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1695 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Caracterizando a autoria no discurso em sala de aula  |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; SANTOS, Daniella de Almeida; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl
Nosso trabalho visa discutir como o discurso do professor pode interferir na construção de argumentos por parte dos alunos, quando estes se encontram envolvidos com um problema experimental em aulas de ciências. Assim, buscamos compreender como professor e alunos se interrelacionam num movimento discursivo para a estruturação de sentidos dos dados experimentais obtidos. Com essa preocupação, focamos nosso olhar nos processos de autoria dos discursos, tanto dos alunos quanto dos professores, nos episódios em que os atores do processo de ensino e de aprendizagem organizam suas falas, mediados pela atividade experimental.
Palavras-chave: Análise do discurso. Interações dialógicas. Ensino de Física.
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1409 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(2), 2007 http:// |
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