Categoria: Física Artigos |
O Gostar e o Aprender no Ensino de Física: uma proposta metodológica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
BONADIMAN, Helio; NONENMACHER Sandra E. B.
No presente texto, descrevemos uma metodologia de ensino de Física que vem sendo implementada no Curso de Licenciatura da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí e em escolas de Ensino Médio. A proposta, que tem um perfil construtivista, valoriza a compreensão da ciência como produção humana e fundamenta o processo ensino-aprendizagem na atividade experimental, de modo a articular o conhecimento formal da ciência com os saberes do aluno. Em comparação com o chamado ensino tradicional, o que se propõe é um ensino mais atraente para os alunos, com ênfase na compreensão dos conceitos físicos e na relação destes com coisas e fatos do dia a dia.
Palavras-chave: Metodologia do ensino. Aprendizagem de Física.
|
910 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Iniciação Técnologica: uma forma lúdica de aprender Física |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LEMES, Maurício Ruv; PINO JÚNIOR, Arnaldo Dal
Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Física e aprimorar o processo de avaliação, introduzimos a Iniciação Tecnológica. Ela consiste no desenvolvimento de um protótipo relacionado com o tema da grade curricular do aluno. Em seu desenvolvimento, buscamos aproveitar os aspectos favoráveis das competições. Os pontos negativos das mesmas foram bastante reduzidos através da inclusão de uma tarefa mínima. Mostraremos que as Iniciações Tecnológicas aumentam o interesse dos alunos pela disciplina, melhorando o desempenho dos mesmos, permitem também uma avaliação mais ampla do processo de aprendizagem e promovem a integração de alunos veteranos com alunos atuais. Para exemplificar, mostraremos resultados obtidos em 10 anos de trabalho.
Palavras-chave: Competição; aprendizado cooperativo; práticas educacionais.
|
916 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 355-370, ago http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/14813 |
Categoria: Física Artigos |
Estereogramas e Op Art: ilusão de óptica em sala de aula |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Fabiana Cristina; NASCIMENTO, Carla Emilia
Esse artigo é resultado de uma oficina ministrada para acadêmicos dos cursos de bacharelado e Licenciatura em Física e Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promovido em 2009 no II Workshop Paranaense de Arte e Ciência. Nessa oficina os acadêmicos puderam discutir e apresentar ideias para se trabalhar a ilusão de óptica em sala de aula em diferentes disciplinas, como Física, Arte, Matemática, Biologia, Geometria e História. Dentre os diversos tipos de ilusão de óptica é dado um maior enfoque nos estereogramas e na Op art.
Palavras-chave: Prática docente. Ilusão óptica. Estereogramas. Op art.
|
944 0 bytes Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a04.pdf |
Categoria: Física Artigos |
A História da Ciência no ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de Física |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
HÜLSENDEGER, Margarete J. V. C.
Este texto é uma reflexão crítica sobre elementos que emergiram de um projeto realizado em sala de aula, cuja proposta era analisar como a História da Ciência podia ser utilizada no ensino da Física para favorecer a aprendizagem dos conceitos estudados na Termodinâmica. Para que o projeto pudesse ser realizado, as atividades ocorreram num período aproximado de 120 dias e envolveram professores das áreas de Física, História e Redação e 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir da realização de atividades pelos estudantes, aos quais foi solicitada uma pesquisa escrita sobre o surgimento e desenvolvimento da máquina a vapor, a leitura e interpretação de textos e a resolução de questões objetivas e dissertativas sobre os conceitos abordados em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da História da Ciência contribui significativamente para melhorar a compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na Física.
Palavras-chave: Termodinâmica, História da Ciência, Ensino Médio.
|
962 0 bytes Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/130 |
|