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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Natureza da Ciência pelos alunos do ensino médio: um estudo exploratório Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz

Este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos do ensino médio onde se investigou as concepções dos discentes sobre a natureza da ciência. Dentre os resultados iniciais obtidos, este estudo aponta que tanto os alunos ingressantes como os concluintes do ensino médio, participantes da pesquisa, apresentam as mesmas concepções, algumas equivocadas, sobre a natureza da ciência. Este fato mostra que novas metodologias devem ser repensadas no intuito de alcançar melhores resultados nesse sentido.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Ensino Médio.

Downloads 1023  1023  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Latin-American Journal of Physics Education, Vol.   Site http://www.journal.lapen.org.mx/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A natureza da luz e o ensino da óptica: uma experiência didática envolvendo o uso da história e da f Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz; MARTINS, André Ferrer Pinto

Este trabalho apresenta uma experiência que compreendeu a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática que propõe a introdução de elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio como subsídios à aprendizagem de conceitos da óptica, de forma geral, e de aspectos relativos à natureza da ciência, de forma específica. Valendo-nos de episódios históricos sobre a controvérsia existente acerca da natureza da luz, principalmente nos séculos XVII e XVIII, como também de recortes da história da óptica no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos explicativos do processo da visão, elaboramos e aplicamos uma unidade didática a duas turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Parnamirim (RN). A análise dos dados apontou para aspectos favoráveis das estratégias idealizadas, bem como mostrou indícios de dificuldades inerentes ao processo. Apesar disso, entendemos que a unidade didática logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão da ciência como também de conceitos da óptica.

Palavras-Chave: História da Ciência; Óptica; Natureza da Ciência; Ensino de Ciências.

Downloads 959  959  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 2, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID110/v5_n2_a2010.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A órbita da Lua vista do Sol Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
AGUIAR, C.E.; BARONI, D.; FARINA, C.

O movimento da Lua tem aspectos pouco intuitivos quando observado de um referencial fixo no Sol. Existem muitas concepções errôneas sobre esse movimento, encontradas em vários textos de referência e aceitas pela maioria das pessoas como parte do senso comum. Neste trabalho nós discutimos porque as noções usuais sobre a trajetória da Lua em torno do Sol estão erradas, e apresentamos uma descrição simples da geometria da órbita lunar. As órbitas dos demais satélites planetários do sistema solar também são analisadas.

Palavras-chave: ensino de física, movimento orbital, concepções intuitivas.

Downloads 521  521  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=31&num=4
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de
Este texto busca mostrar o trabalho desenvolvido no LaPEF (Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física), no qual professores do ensino fundamental e médio que vêm trabalhando conosco no contexto dos projetos Fapesp/Escola Pública, pesquisadores que fazem seus mestrados e doutorados e professores da Faculdade de Educação da USP desenvolvem pesquisas no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos, isto é, sobre formação de professores. Essas três modalidades de pesquisa foram se desenvolvendo a partir da seguinte questão: como o ensino que planejamos, com os pressupostos teóricos que escolhemos, baseados em resultados de pesquisas que já realizamos, estão modificando os alunos? Os problemas que dão origem às pesquisas no ensino são percebidos pelos professores durante as aulas nas escolas públicas e depois são debatidos e transformados em questões de investigação, por esse mesmo grupo, em discussões coletivas no LaPEF. As pesquisas sobre o ensino estão sendo elaboradas por mestrandos e doutorandos a fim de verificar algumas variáveis importantes para o desenvolvimento desse ensino. A diferença fundamental entre esses dois tipos de pesquisas não está em quem a faz, mas nos objetivos que pretendem alcançar. As pesquisas sobre a reflexão dos professores sobre o ensino abordam a problemática da formação continuada dos professores.

Esse artigo pretende enfocar como esses três níveis de investigações se inter-relacionam, quais as semelhanças e diferenças entre eles, descrevendo principalmente os objetivos de cada um dos grupos e como esses definem diferentes problemas com distintas estruturas de coleta e análise de dados.

Palavras-chave: Pesquisa no ensino e sobre o ensino. Pesquisa na formação de professores, Interação universidade/escola pública.

Downloads 548  548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.2, p. 57-6  Site 
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A tecnologia como referência dos saberes escolares: perspectivas teóricas e concepções dos professor Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
RICARDO, Elio Carlos; CUSTÓDIO, José Francisco; REZENDE Junior, Mikael Frank

Este trabalho trata do ensino da tecnologia no nível escolar médio e apresenta a percepção dos professores, da área das ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, sobre o tema. Observa-se que suas compreensões não são claras e há uma confusão entre a ciência aplicada e a tecnologia. Antes disso, discute-se uma abordagem teórica da tecnologia como o estudo científico do artificial.

Palavras-chave: Ensino de Tecnologia. Ensino de Ciências. Saberes Escolares.

Downloads 1916  1916  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis. v.29 n.1 São Paulo 2007.  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Temática Ambiental e o Ensino de Física na Escola Média: Algumas Possibilidades de Desenvolver o T Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo de

Diversos setores organizados da sociedade têm chamado a atenção para as alterações provocadas pelo homem na natureza e, dentre estas, destacamos aquelas diretamente relacionadas à produção de energia elétrica em larga escala.

Downloads 1726  1726  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Set 2002, vol.24, no.3, p.34  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A termometria nos séculos XIX e XX Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
PIRES, Denise Prazeres Lopes; AFONSO, Júlio Carlos; CHAVES, Francisco Artur Braun

Este trabalho descreve alguns aspectos da evolução da medida da temperatura. No século XIX a concepção do zero absoluto rompeu com a arbitrariedade das escalas termométricas então em uso, que eram baseadas na dilatação volumétrica de líquidos como mercúrio e etanol. Novos métodos de medição de temperatura foram desenvolvidos, sendo a base do funcionamento de termopares e pirômetros. A construção e o uso do termômetro foram reconhecidos como etapas fundamentais no ensino da física experimental em escolas e universidades. A associação do termômetro com o densímetro foi de grande importância no controle de processos industriais e como ferramenta de ensino. Novos formatos foram propostos para novas aplicações na ciência e na indústria. A contribuição mais importante ao longo do século XX foi o estabelecimento das escalas internacionais de temperatura. O formato do termômetro clássico baseado na expansão térmica de um líquido se manteve essencialmente o mesmo nos últimos 300 anos. Contudo, existe uma clara tendência à substituição dos termômetros de mercúrio por modelos digitais.

Palavras-chave: Termometria. Termômetro. Escala termométrica.

Downloads 755  755  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A utilização de diagramas conceituais no ensino de física em nível médio: um estudo em conteúdos de  Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; SUZA, Célia Maria Soares Gomes de

Neste artigo tratamos de um estudo realizado com o objetivo de utilizar diagramas conceituais no ensino da física, incorporados às aulas expositivas e demonstrativas, visando promover a aprendizagem significativa de conteúdos de ondulatória, acústica e óptica em nível de ensino médio. Foram elaborados "Diagramas de Referência", embasados na estratégia dos mapas conceituais propostos por Joseph Novak. Participaram do estudo duas turmas com vinte e cinco alunos cada, uma submetida às atividades com mapas conceituais, outra submetida às atividades tradicionais tais como: resenhas, resolução de problemas e exercícios formais em física. A análise qualitativa dos diagramas elaborados pelos alunos possibilitou identificar deficiências conceituais e também verificar que os diagramas conceituais elaborados pelos alunos no final do semestre foram superiores em relação aos primeiros diagramas no sentido de que evidenciaram maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas ideias, elaborar proposições e conclusões. Um questionário de opinião mostrou que os alunos aprovaram a utilização desse recurso didático.

Palavras-chave: diagramas conceituais, aprendizagem significativa, ensino de física.

Downloads 454  454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/070811.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BERNARDES, Tamara O. et al.

A proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção.

Palavras-chave: Astronomia. Telescópios. Ensino de Física.

Downloads 1770  1770  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.3, p.391-39  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê? Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.

Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia. Sociedade.

Downloads 478  478  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001  Site http://
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