Categoria: Física Artigos |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica d |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; LINHARES, Marília Paixão; REIS, Ernesto Macedo
Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Voo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos demonstravam a compreensão sobre o voo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas ideias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, mapas conceituais, ensino de Física.
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578 0 bytes Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N. http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a3.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Interferência da Luz: Uma Versão Simplificada do Espelho de Lloyd |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; LAZZARI, Fernanda
Uma das várias formas possíveis para demonstrar a interferência da luz é o conhecido “espelho de Lloyd”, o qual pode ser usado para ilustrar uma curiosa transição da óptica geométrica para a Óptica Física. Neste trabalho é descrita uma versão deste dispositivo de simples execução e de muito baixo custo. A fonte de luz é um laser de diodo sem a lente colimadora, e o espelho, uma lâmina de vidro comum. Os resultados obtidos são empolgantes: o contraste das franjas claras e escuras é surpreendente e, adicionalmente, é muito fácil verificar que as franjas observadas são devidas à interferência da luz oriunda dos dois feixes. Provavelmente, trata-se de uma das demonstrações diretas mais simples de interferência da luz. Adicionalmente, esta montagem oferece a vantagem de uma transição bastante natural da Óptica Geométrica para a Óptica Física: os alunos descobrem que as franjas de interferência resultam da sobreposição de duas fontes: uma real e a outra virtual. Nos testes feitos até o momento em sala de aula, os alunos manifestaram grande interesse e motivação pelo assunto.
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615 0 bytes Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Iniciação Técnologica: uma forma lúdica de aprender Física |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LEMES, Maurício Ruv; PINO JÚNIOR, Arnaldo Dal
Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Física e aprimorar o processo de avaliação, introduzimos a Iniciação Tecnológica. Ela consiste no desenvolvimento de um protótipo relacionado com o tema da grade curricular do aluno. Em seu desenvolvimento, buscamos aproveitar os aspectos favoráveis das competições. Os pontos negativos das mesmas foram bastante reduzidos através da inclusão de uma tarefa mínima. Mostraremos que as Iniciações Tecnológicas aumentam o interesse dos alunos pela disciplina, melhorando o desempenho dos mesmos, permitem também uma avaliação mais ampla do processo de aprendizagem e promovem a integração de alunos veteranos com alunos atuais. Para exemplificar, mostraremos resultados obtidos em 10 anos de trabalho.
Palavras-chave: Competição; aprendizado cooperativo; práticas educacionais.
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874 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 2: p. 355-370, ago http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/14813 |
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