Categoria: Física Artigos |
Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino |
Versão: Atualização: 8/10/2008 |
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de; NARDI, Roberto
Relatamos aqui resultados parciais de um estudo que analisou o desempenho de futuros professores quando, durante o desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de Física, foram solicitados a planejar, elaborar e ministrar, em situações reais de sala de aula, tópicos de ensino de eletromagnetismo a uma turma de estudantes, dentre os quais se incluíam alunos com deficiência visual. Os dados coletados mostram que as principais dificuldades apresentadas pelos futuros professores referem-se à abordagem do conhecer fenômenos físicos como dependente do ver e o não rompimento com alguns elementos da pedagogia tradicional. Esses resultados podem indicar algumas alternativas ao ensino de Física para alunos com deficiência visual centradas na superação de atitudes passivas relativas à problemática educacional considerada, na elaboração de estratégias metodológicas destituídas da relação conhecer/ver, bem como, no trabalho com a oralidade no contexto do ensino de Física.
Palavras-chave: Ensino de Física. Deficiência Visual. Atividades de Ensino de Eletromagnetismo. Formação de Professores de Física.
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1511 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(1), 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Discussão Conceitual para o Equilíbrio Térmico |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CINDRA, José Lourenço; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl
Neste trabalho, pretendemos realizar uma análise conceitual envolvendo o equilíbrio térmico. Ainda que, no contexto do estudo da Termologia, tanto nos livros didáticos quanto no cotidiano escolar, os conceitos de calor e temperatura sejam priorizados, o equilíbrio térmico acaba sendo relegado a um segundo plano. Contudo, várias pesquisas têm apontado a importância de um melhor entendimento do equilíbrio térmico, que acabaria possibilitando a compreensão de uma série de outros conceitos que estariam ligados aos fenômenos térmicos. Destacamos alguns tópicos que julgamos relevantes com relação ao entendimento conceitual do equilíbrio térmico. Faremos considerações sobre o ponto de vista epistemológico, sobre a relação do equilíbrio térmico com os conceitos de calor e temperatura, sobre o desenvolvimento histórico das noções relacionadas ao calor, temperatura e equilíbrio térmico, sobre os obstáculos epistemológicos, e finalmente, salientamos algumas similaridades entre teorias e as concepções espontâneas relacionadas aos fenômenos térmicos.
Palavras-chave: Ensino de Física. Calor e temperatura. Equilíbrio térmico.
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2880 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Discussão e Re-estruturação Conceitual Através da Interação de estudantes com as Visitas Guiadas do |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
REZENDE, Flávia; BARROS, Susana de Souza
Pesquisas realizadas ao longo de mais de duas décadas mostram que a instrução convencional em física, que prioriza o formalismo matemático, não facilita aos alunos a compreensão qualitativa dos conceitos. Contrariamente ao esperado, foi também observado que os alunos têm dificuldades para extrair informações relevantes de situações experimentais. Desta forma, a simulação de fenômenos físicos no computador, que leva em conta as concepções dos alunos, apresenta-se como uma alternativa, que tanto pode facilitar a identificação dos conceitos e relações entre eles como também ajudar à compreensão conceitual a partir do controle de variáveis e da discussão. Aproveitando o potencial educacional da hipermídia, um sistema denominado “Força & Movimento” (“F&M”, Rezende, 1996) foi desenvolvido a partir de um levantamento das dificuldades conceituais em mecânica de calouros universitários. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a interação de um grupo de calouros com as visitas guiadas do sistema “F&M”. São discutidas algumas das dificuldades conceituais dos alunos já identificadas na literatura, que reaparecem na interação, assim como a possibilidade do sistema contribuir para sua superação. Os resultados apontam para a mudança de pontos de vista na maioria dos estudantes. E, mesmo que esta não possa ser considerada como o equivalente à reestruturação conceitual, mostram que há um componente na direção do desenvolvimento conceitual, que é mais lento e gradual, (diSessa, 1988) do que apenas a comparação entre o teste e a entrevista poderia evidenciar. O fato de existirem mudanças de ponto de vista dos alunos indicou que as visitas guiadas do sistema “F&M” podem facilitar a reestruturação conceitual, servindo principalmente como um espaço de reflexão e integração de suas concepções ao conhecimento científico.
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703 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 2, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Discutindo Modelos de Visão Utilizando a História da Ciência |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz Embora perguntar o porquê enxergamos um objeto venha a nos parecer uma pergunta tão trivial, em determinadas situações é bastante comum as explicações advindas do público escolarizada ou não serem totalmente contraditórios a explicação científica atual. Em alguns casos, as respostas dadas, por exemplo, em sala de aula, são encaradas como erros grosseiros, sendo repelidos e rechaçados pelos professores de ciências. O objetivo deste trabalho é mostrar que, em muitas situações, existe uma correlação entre os erros apresentados pelos alunos em sala de aula com modelos desenvolvidos por cientistas em épocas passadas. Portanto, ciente desta correlação, o docente poderá desenvolver práticas que aproximem às respostas dos alunos a explicação científica atual. Objetivamos mostrar uma possibilidade de se trabalhar um conceito científico bastante discutido, tomando como ponto de partida a vivência dos alunos.
Palavras-chave: História da Ciência. Óptica. Modelos de visão. Ensino de Física.
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544 0 bytes Holos, Ano 25, Vol. 3 - 2009 http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/index |
Categoria: Física Artigos |
Do relativismo no ensino de Física ao objetivismo na Física |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LABURU, Carlos Eduardo; SILVA, Marcos Rodrigues da
Analisaremos, neste trabalho, o contraste entre o construtivismo no ensino de física e o objetivismo metodológico da física. Faremos ver que muitas das perspectivas pedagógicas, epistemológicas e ontológicas construtivistas encontram-se no centro das críticas de parte da literatura em educação científica. Mostraremos também que as críticas, particularmente, epistemológicas e ontológicas são sustentadas por eminentes físicos. Nossa preocupação principal, concentrar-se-á nos aspectos construtivistas que transferem pressuposições de caráter epistêmico e ontológico do processo de ensino-aprendizagem, de estatuto relativista, para a compreensão da própria natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Por final, tentaremos ver em que medida não é necessário o comprometimento com uma epistemologia realista a fim de tornar a postura objetivista na física sustentável.
Palavras-chave: Construtivismo. Relativismo. Objetivismo. Ensino de Física.
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706 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V5(2), 2000 http:// |
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