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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Condições de Produção no Funcionamento da Leitura na Educação em Física  Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P. M. de; SILVA, Henrique César da; MACHADO, José Luís Michinel

São apresentados aspectos do funcionamento da leitura em aulas de física, a partir de estudos nos quais o desafio foi se pensar a mediação do texto como meio privilegiado para que, cada vez mais, indivíduos tenham maior acesso à cultura científica, entendida como compreensão da própria ciência, seus modos de produção e suas relações com a sociedade e a tecnologia. É analisada a leitura em situações de ensino, na escola média e na universidade; o principal suporte dos estudos é a análise de discurso na linha francesa, como tem sido divulgada por M. Pêcheux e E. Orlandi, com destaque para as condições de produção da leitura; aspectos como memória e ideologia possibilitam a superação de uma visão apenas instrumental dessa atividade e permitem identificar deslocamentos em relação ao funcionamento da leitura e aos conhecimentos dos estudantes relativos ao saber científico.

Downloads 768  768  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos

Nesse trabalho foi analisada a produção recente na área de investigações sobre a utilização da experimentação como estratégia de ensino de Física, com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão sobre as diferentes possibilidades e tendências dessas atividades tendo em vista subsidiar o trabalho de professores e pesquisadores do ensino no nível médio. A análise dos dados teve como referência os trabalhos publicados entre 1992 e 2001 na Revista Brasileira de Ensino de Física (SBF), em seu encarte Física na Escola e também no Caderno Catarinense de Ensino de Física (UFSC). Foram investigadas a área temática das publicações e diversos aspectos metodológicos relacionados com as propostas de atividades experimentais, como a ênfase matemática empregada, o grau de direcionamento das atividades, o uso de novas tecnologias e a relação com o cotidiano. Os resultados obtidos revelaram que a experimentação continua sendo tema de grande interesse dos pesquisadores apresentando essa estratégia ampla gama de enfoques e finalidades para o ensino de Física.

Palavras-chaves: Atividades experimentais, ensino de física, laboratório de física.

Downloads 772  772  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SBFísica  Site http://www.sbfisica.org.br
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Estudo a Respeito das Concepções Alternativas sobre Calor e Temperatura Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Köhnlein, Janete F. Klein; PEDUZZI, Sônia S.

Neste trabalho, foi realizada uma investigação que teve por objetivo verificar se um planejamento de ensino, tendo como ponto de partida as concepções alternativas dos alunos da 2ª série do Ensino Médio, resultava em uma aprendizagem mais eficiente. Também foram identificadas, através de um teste, as similaridades entre as concepções alternativas apresentadas por estes alunos com as de três cursos de formação de professores (Magistério, Licenciatura Plena em Matemática e Licenciatura Plena em Física). No trabalho desenvolvido, foi possível perceber que apesar do estudo das concepções alternativas ter praticamente se esgotado em termos de pesquisa, pouco chegou até hoje na sala de aula.

Palavras-chave: Concepções alternativas. Calor e temperatura. Formação de professores.

Downloads 776  776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Usando um LED como fonte de energia Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ALVES, Esdras Garcia; SILVA, Andreza Fortini da

Com a crescente demanda de energia elétrica e a atual preocupação com a preservação ambiental, as energias limpas se transformaram em necessidades urgentes. A energia solar é uma excelente alternativa. As células fotovoltaicas - dispositivos construídos com materiais semicondutores - podem transformar a energia solar diretamente em energia elétrica.

Downloads 784  784  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz em um currículo recursivo Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
COELHO, Geide Rosa; BORGES, Oto

Relatamos um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento dos estudantes no campo da óptica e física moderna (natureza da luz) em um ambiente curricular no qual os conteúdos são organizados de forma recursiva e em espiral. Investigamos: (i) a mudança no entendimento dos estudantes sobre a natureza da luz, ao longo da terceira série do Ensino Médio e (ii) o patamar de entendimento dos estudantes sobre essa temática, ao final da terceira série. Para avaliar o entendimento dos estudantes, desenvolvemos um instrumento qualitativo e criamos um sistema categórico hierarquizado constituído de cinco modelos sobre a natureza da luz. O instrumento qualitativo se baseou na aplicação de uma questão de explicitação sobre a natureza da luz. O mesmo instrumento foi aplicado em duas ocasiões distintas em um intervalo de 10 meses,o que proporcionou o acesso ao entendimento dos estudantes ao iniciar e ao encerrar o terceiro nível do currículo recursivo. Os resultados indicam que os estudantes possuíam um alto conhecimento prévio e as experiências que eles vivenciaram nesse período produziram efeitos significativos para o progresso nos modelos dos estudantes, mas esses efeitos não são igualmente verificados em todas as turmas que fizeram parte da nossa análise. Em relação ao patamar de entendimento dos estudantes, ao encerrar a terceira série, a maior parte deles mobiliza os modelos eletromagnético, corpuscular (com a hipótese do quantum de energia) ou dual, mas com alguns estudantes apresentando inconsistências em suas explicações.

Palavras-chave: Ensino de Física; currículo recursivo; desenvolvimento
conceitual; entendimento sobre a natureza da luz.

Downloads 785  785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 63-87, abr.   Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/13513
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Julgamento no Ensino Médio - Uma Estratégia para Trabalhar a Ciência sob o Enfoque Histórico - Fi Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GUERRA, Andreia; REIS, José Claudio; BRAGA, Marco

Este artigo apresenta uma atividade realizada ao longo dos últimos cinco anos em escolas da cidade do Rio de Janeiro, que tem por propósito introduzir nos cursos de física de nível médio discussões histórico-filosóficas sobre a ciência.

Downloads 787  787  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 3, n. 1, 2002  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Temperatura do universo: uma proposta de conteúdo para estudantes do nível fundamental utilizando ma Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Tamila Marques; MILTÃO, Milton Souza Ribeiro

Temos conhecimento, através das atuais pesquisas na área de Ensino de Física, que não é necessário os docentes se concentrarem em memorizações de fórmulas durante suas aulas, eles devem interagir com seus estudantes de forma criativa, com experimentações, melhores recursos metodológicos e boas estratégias avaliativas, a fim de garantir o possível aprendizado do aluno, fazendo-o associar os assuntos dados em sala de aula com o seu cotidiano. Os mapas conceituais, por exemplo, podem ajudar tanto o docente como o estudante a organizar melhor os conteúdos abordados e facilitar na aprendizagem. Conciliando os mapas com conceitos e curiosidades de Astronomia (especificamente a Temperatura do Universo, que engloba quase todos os conteúdos da Física) pode ser uma forma criativa de atrair os estudantes para as aulas de Física, tornando-as mais interessante. Apesar da complexidade dos assuntos de Astronomia, eles podem ser apresentados para uma turma de nível fundamental com uma linguagem mais apropriada e de forma conceitual. O importante é mostrar analogias/comparações com o cotidiano. Para tanto, nesse trabalho foi criado um esquema conceitual, que serviu como ponta-pé inicial para a construção de mapas conceituais para o ensino fundamental, sendo estes construídos com o auxílio de desenhos e figuras, para despertar o interesse do público alvo pela disciplina. Após todas as construções e re-análises, os mapas foram aplicados em duas escolas do município de Feira de Santana - Bahia, Brasil, possibilitando com que os estudantes da 9º ano, que estavam tendo o primeiro contato com assuntos dessa disciplina, pudessem também construir seus próprios mapas de acordo com os conteúdos abordados pelo docente. Assim, esses estudantes puderam buscar nos mapas conceituais uma forma interativa de produzir conhecimentos.

Palavras-chave: mapas conceituais, ensino fundamental, ensino de física.

Downloads 798  798  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID100/v5_n1_a2010.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O processo de construção e uso de um material potencialmente significativo visando a aprendizagem si Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
LARA, Anna Elisa de; SOUZA, Célia Maria Soares Gomes de

A experiência relatada neste trabalho trata da construção e da aplicação de um material instrucional sobre o tópico Colisões, elaborado com o objetivo de promover o processo de aprendizagem significativa, utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Participou desse trabalho uma turma da primeira série do ensino médio, no segundo semestre de 2006, do Centro Educacional Dimensão, na cidade satélite do Guará, em Brasília-DF. Para o desenvolvimento dessa experiência nos fundamentamos nos resultados de pesquisas já realizadas na área e especialmente na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Fazem parte do material produzido uma série de aulas em slides e um conjunto de atividades que podem ser utilizadas em um ambiente virtual Moodle. Juntamente com a construção deste material foram produzidas algumas animações também visando facilitar o processo de aprendizagem significativa. Estas animações fazem parte de alguns slides e de atividades do ambiente virtual. O objetivo deste trabalho foi o de explorar a hipótese de que as novas tecnologias da informação e da comunicação, utilizadas como recurso instrucional, elaborado tendo em vista o processo da aprendizagem significativa, seriam capazes de viabilizar tal tipo de aprendizagem, de forma mais eficaz do que os recursos tradicionais. Os resultados encontrados, após a análise dos dados coletados por meio da aplicação de pré e pós teste e teste complementar de retenção, aplicado aos mesmos alunos um ano após o tratamento, nos permitem inferir que houve aprendizagem significativa. A receptividade dos alunos, analisada por meio de seus depoimentos, com relação ao novo material instrucional também foi considerada satisfatória.

Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação, aprendizagem significativa, material potencialmente significativo, colisões.

Downloads 805  805  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 2, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID82/v4_n2_a2009.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Nobel 2004: Interação Colorida no Mundo dos Quarks: Quanto Mais Próximos, Mais Livres Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PLEITEZ, Vicente

Corria a década de 1960, e, de repente, as notícias a respeito de novas partículas tornou-se tão parte do cotidiano que os jornais estranhavam a falta da descoberta de uma partícula diferente em uma dada semana. Deste então a proposta da existência de quarks já era seriamente considerada pelos cientistas, mas uma questão permeceu por décadas: Por que léptons não sentiam a interação forte? A resposta a essa questão foi esclarecida pela descoberta da liberdade assintótica e rendeu a seus propositores o Prêmio Nobel de Física de 2004.

Downloads 808  808  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio" Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio

Neste trabalho é apresentada uma revisão da literatura sobre a linha de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio” realizada com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão. A pesquisa concentrou-se em publicações direcionadas ao ensino da Física e engloba os primeiros trabalhos publicados nessa linha (final da década de 70). Os trabalhos encontrados foram classificados em seis grandes grupos. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande concentração de publicações que apresentam temas de FMC, em forma de divulgação, ou como bibliografia de consulta para professores do ensino médio. Por outro lado, existe uma escassez de trabalhos sobre concepções alternativas de estudantes acerca de tópicos de FMC, bem como pesquisas que relatam propostas testadas em sala de aula com apresentação de resultados de aprendizagem.

Palavras-chave: Física no ensino médio. Física Moderna e Contemporânea.

Downloads 814  814  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V5(1), 2000  Site http://
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