Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Demonstre em Aula: imagens dentro de lâmpadas Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CATELLI, Francisco; REIS, Carine dos

Ao manusear uma lâmpada incandescente transparente (desligada), um estudante observa imagens brilhantes dentro dela. De onde elas surgem? Uma análise mais cuidadosa leva a uma resposta curiosa: a parte inferior da lâmpada funciona como um espelho côncavo e a parte superior, como um espelho convexo. Neste artigo, além de demonstrar experimentalmente a resposta acima, o professor tira proveito desse dispositivo simples para tornar o estudo da óptica geométrica (espelhos côncavos e convexos) mais atraente e provocante.

Palavras-chave: Laboratório de Física. Óptica geométrica. Espelhos esféricos.

Downloads 1135  1135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Densímetro de Baixo Custo Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; DOMINGOS, João Batista Júnior; FERREIRA, Norberto Carlos

Este artigo mostra como pode-se construir um densímetro de baixo custo a partir de materiais simples e realizar experimentos com substâncias facilmente encontráveis no mercado.

Downloads 672  672  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 3, n. 1, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desafios para a formação presencial e a distância do físico educador Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres

Apresentamos e discutimos iniciativas e participações em projetos inovadores para formação do educador em Física nos regimes padrão-presencial e no novo necessário - a distância, comprometido com escala mais ampla no contingente de matriculados e egressos. A partir dos registros de matriculados e egressos na graduaçãoo em Física e áreas afins em 2003 e de projeções da demanda para os próximos dez anos de diversas frentes e distintos níveis de escolaridade, concluímos pela necessidade da plena expansão dos cursos de licenciatura em Física na modalidade a distância, sob responsabilidade dos consórcios de IES públicas, visando, dentre outros aspectos de relevância social, contribuir para a interiorização do conhecimento científico, ainda muito deficitário no país.

Palavras-chave: Licenciatura em Física. Presencial e a distância. Formação docente e novas alternativas. Professor de Física e demanda do exercício docente.

Downloads 1601  1601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2006, v.28, n.2, p.14.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento de um grupo de licenciandos numa disciplina de prática de ensino de Física e Biologi Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2008
Descrição:
VILLANI, Alberto; FRANZONI, Marisa; VALADARES, Juarez Melgaço

Este trabalho analisa o desenvolvimento de um grupo de licenciandos numa disciplina de Prática de Ensino de Física e de Biologia, na qual os alunos deviam propor um planejamento coletivo e interdisciplinar para um conjunto de aulas a ser ministrado no ensino fundamental da rede pública. Procuraremos mostrar a evolução do grupo e as contribuições das professoras, interpretando-as a partir dos referenciais de Bion (1970), Kaës (1997) e Winnicott (1975). Concluiremos com algumas considerações sobre a formação inicial de professores.

Palavras-chave: Ensino interdisciplinar. Formação de professores. Projetos. Grupos de aprendizagem.

Downloads 1460  1460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências. V13(2), 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento de um software para o ensino de fundamentos de física quântica Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2012
Descrição:
Neste trabalho apresentamos um software livre do tipo “bancada virtual”, desenvolvido no âmbito de um projeto sobre tópicos de física moderna e contemporânea na formação de professores, que simula o fenômeno da interferência em um aparato denominado de interferômetro de Mach-Zehnder (IMZ).
Palavras-chave: Interferômetro, software

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia que integra conceitos básicos de mecânica, biom Popular Versão: 
Atualização:  13/10/2008
Descrição:
REZENDE, Flavia; GARCIA, Marco Antonio Cavalcanti; COLA, Cláudio dos Santos Dias

Este trabalho descreve a modelagem de um sistema hipermídia de aprendizagem que integra conceitos físicos, biomecânicos e anatômicos envolvidos no movimento humano (denominado de “Biomec”) e um estudo realizado a partir de sua utilização por estudantes universitários. O desenho instrucional do sistema hipermídia “Biomec” foi elaborado de maneira a aproximar suas características a um referencial teórico que articula Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) à abordagem interdisciplinar do conhecimento. O sistema foi avaliado a partir de sua utilização por estudantes das disciplinas de Biomecânica I e Cinesiologia de um curso de licenciatura em Educação Física, visando a responder as seguintes questões: (i) qual o seu impacto sobre a atitude dos alunos em relação à Física? (ii) em que medida a abordagem do conteúdo segundo a estrutura hipertextual do sistema favorece a visão interdisciplinar do movimento humano? (iii) em que medida os perfis de navegação dos alunos se adaptam a necessidades conceituais dos alunos de diferentes disciplinas do curso? Os alunos responderam a instrumentos que avaliaram aspectos afetivos e cognitivos antes e após a interação com o sistema, além de terem suas navegações registradas e analisadas. O conjunto de dados obtidos permitiu concluir que o sistema desenvolvido é um material educativo relevante, capaz de influenciar positivamente a atitude dos alunos em relação à Física e favorecer a abordagem interdisciplinar do movimento humano e que parece atender melhor aos estudantes de Biomecânica I do que os de Cinesiologia.

Palavras-chave: Hipermídia. Interdisciplinaridade. Física. Biomecânica. Anatomia.

Downloads 1474  1474  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V11(2), 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento Histórico da Dinâmica: Referente para a Evolução das Concepções dos Estudantes sobre Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira

Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas ideias. Estas, denominadas de ́concepções intermediárias ́ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.

Palavras-chave: História da ciência. Dinâmica. Força e movimento.

Downloads 807  807  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Determinação da Pressão Interna de Lâmpadas Fluorescentes (Um Experimento de Baixo Custo) Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Mourada

Este trabalho apresenta um experimento simples para o ensino básico, cujo objetivo é determinar a pressão interna das lâmpadas fluorescentes.

Palavras-chave: Lâmpada fluorescente. Experimento de baixo custo. Física. Ensino básico.

Downloads 3171  3171  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Dez a vinte e três Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MENON, M. J.

Neste artigo mostramos que o volume ocupado pelo planeta Terra no espaço é equivalente, em ordem de grandeza, ao volume de dez a vinte e três bolas de futebol. O cálculo, que é simples, é feito considerando-se todas as aproximações fisicamente justificáveis. Essa coincidência curiosa fornece uma ideia a respeito de quão grande é o número de Avogadro.

Downloads 1717  1717  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Diálogos Sobre o Tempo Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
MARTINS, André Ferrer Pinto

Esse texto, na forma de diálogos, apresenta algumas sugestões para se trabalhar o conceito de tempo em aulas de Física do Ensino Médio. Também pretende ser um estímulo à criação de atividades ou projetos interdisciplinares que tenham esse conceito em foco.

Downloads 1528  1528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »