Categoria: Física Artigos |
Desafios para a formação presencial e a distância do físico educador |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
ANGOTTI, José André Peres
Apresentamos e discutimos iniciativas e participações em projetos inovadores para formação do educador em Física nos regimes padrão-presencial e no novo necessário - a distância, comprometido com escala mais ampla no contingente de matriculados e egressos. A partir dos registros de matriculados e egressos na graduaçãoo em Física e áreas afins em 2003 e de projeções da demanda para os próximos dez anos de diversas frentes e distintos níveis de escolaridade, concluímos pela necessidade da plena expansão dos cursos de licenciatura em Física na modalidade a distância, sob responsabilidade dos consórcios de IES públicas, visando, dentre outros aspectos de relevância social, contribuir para a interiorização do conhecimento científico, ainda muito deficitário no país.
Palavras-chave: Licenciatura em Física. Presencial e a distância. Formação docente e novas alternativas. Professor de Física e demanda do exercício docente.
|
1601 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2006, v.28, n.2, p.14. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Desenvolvimento Histórico da Dinâmica: Referente para a Evolução das Concepções dos Estudantes sobre |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira
Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas ideias. Estas, denominadas de ́concepções intermediárias ́ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.
Palavras-chave: História da ciência. Dinâmica. Força e movimento.
|
807 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002 http:// |
|