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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teor Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GASPAR, Alberto; MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro

Neste trabalho apresentamos algumas características das atividades de demonstração que permitem fundamentar o seu uso em sala de aula a partir da teoria de Vygotsky. Tal fundamentação traz, a nosso ver, orientações relevantes para a otimização do processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de tais atividades em sala de aula. A seguir, são descritos alguns dados resultantes da aplicação efetiva dessa proposta em sala de aula, seguidas de algumas reflexões a eles relacionadas.

Palavras-chave: Atividades de demonstração. Teoria de Vygotsky. Ensino de Física.

Downloads 802  802  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), 2005  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!As primeiras investigações de Marie Curie sobre elementos radioativos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MARTINS, Roberto de Andrade

Durante os primeiros anos de investigação do fenômeno que chamamos de “radioatividade”, ainda não havia uma teoria propriamente dita desses fenômenos. Durante essa fase pré-teórica, o trabalho de investigação científica era guiado por analogias e conjeturas. As técnicas experimentais utilizadas tinham também grande influência, limitando aquilo que podia ser observado ou testado. O trabalho inicial de Marie Curie, em 1898, dependeu fortemente do método elétrico de medida da radiação que ela utilizava. No entanto, o prosseguimento de seu trabalho dependeu basicamente da adoção da nova hipótese de que a emissão de radiação pelo urânio era um fenômeno atômico. Este artigo apresenta uma reconstrução do caminho seguido por Marie Curie nessa fase, discutindo especialmente as hipóteses e conjeturas orientadoras de sua pesquisa.

Downloads 1392  1392  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA DA SBHC No I/2003   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Hipermídia e a Aprendizagem de Ciências: Exemplos na Área de Física Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
REZENDE, Flavia; BARROS, Susana de Souza

A hipermídia é uma ferramenta muito poderosa e deve ser usada no ensino. Discutimos aqui alguns sistemas desenvolvidos e como é a interação dos estudantes com tais sistemas.

Downloads 2593  2593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e o Eclipse de 1919 Popular Versão: 
Atualização:  27/8/2008
Descrição:
VIDEIRA, Antonio Augusto Passos

O presente trabalho descreve o famoso eclipse solar total de 1919, importante para confirmar uma das predições da teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1879-1955), aquela que afirmava a existência de um desvio da trajetória dos raios luminosos. Em particular, são descritos os eventos acontecidos durante o período de organização das duas expedições inglesas responsáveis pela obtenção dos dados empíricos. Comenta-se também a participação brasileira, bem como a preocupação com o comportamento da população da cidade de Sobral.

Downloads 1805  1805  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Entrevista com Einstein: Dos Mistérios da Física Clássica ao Nascimento da Teoria Quântica Popular Versão: 
Atualização:  27/8/2008
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Prosseguindo com a série de bem humoradas entrevistas com celebridades da Física, nosso autor-repórter e seus companheiros batem um rápido papinho com Albert Einstein.

Downloads 2000  2000  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Podem Molas em Queda Livre Ter Aceleração Maior do que a da Gravidade? Popular Versão: 
Atualização:  27/8/2008
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da; AXT, Rolando

Na queda livre de uma mola podem acontecer acelerações muito diferentes da aceleração gravitacional em regiões diversas da mola. Mostra-se que, surpreendentemente para a nossa intuição, ao se iniciar a queda livre de uma mola, uma das suas extremidades permanece em repouso durante algum tempo enquanto a outra extremidade desce com acelerações maiores do que a aceleração gravitacional. Acelerações maiores do que a da gravidade ocorrem também no bungee jumping.

Downloads 1546  1546  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tsunami: Que Onda é Essa? Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
SANTOS, Marcus Lacerda

Este pequeno artigo visa ajudar estudantes a compreender um pouco do fenômeno tsunami, à luz de conceitos básicos da física geral, ondulatória e de fluídos.

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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Seções eficazes numa colisão inelástica entre duas esferas Popular Versão: 
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
SILVA, M.F. Ferreira da

No estudo das colisões, os conceitos de seção eficaz e coeficiente de restituição são bem conhecidos; no entanto, muito raramente eles são aplicados no mesmo contexto. Neste trabalho usa-se o coeficiente de restituição para obter a seção eficaz diferencial de uma colisão inelástica entre duas esferas. Conclui-se que a descrição envolve um único parâmetro, e confirma-se por integração direta o valor da secção eficaz total.

Palavras-chave: Colisão inelástica. Seção eficaz. Coeficiente de restituição.

Downloads 1580  1580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O aproveitamento da energia eólica Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
F.R. Martins, R.A. Guarnieri e E.B. Pereira

Diversos estudos realizados nos últimos anos têm apontado as implicações e impactos sócioambientais do consumo de energia. As fontes renováveis de energia são apresentadas como a principal alternativa para atender as demandas da sociedade com relação a qualidade e segurança do atendimento da demanda de eletricidade com a redução dos danos ambientais decorrentes do consumo de energia. Este artigo apresenta uma revisão dos conceitos físicos relacionados ao emprego da energia cinética dos ventos na geração de eletricidade. Inicialmente, o artigo descreve a evolução do aproveitamento da energia eólica, incluindo dados e informações sobre a situação atual do uso desse recurso para geração de energia elétrica. O artigo apresenta uma descrição dos aspectos dinâmicos dos ventos e circulação atmosférica na Terra, incluindo a descrição dos fatores que influenciam a velocidade e direção dos ventos nas proximidades da superfície de nosso planeta. A modelagem e previsões dos ventos são discutidas apresentando os principais resultados obtidos com as metodologias empregadas no Brasil. Os aspectos relacionados à estimativa e previsão da potência eólica são abordados ressaltando a importância de uma base de dados de vento de qualidade para a determinação da confiabilidade dos resultados fornecidos pelos modelos numéricos.

Palavras-chave: Energia eólica. Circulação atmosférica. Modelos numéricos. Modelagem atmosférica.

Downloads 1953  1953  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma simples análise do equilíbrio do monociclista Popular Versão: 
Atualização:  15/7/2010
Descrição:
FIGUEIRA, Jalves S.; DOFF, Adriano

Neste trabalho, discutimos o movimento de um monociclo. Em particular analisamos as condições para manter o equilíbrio do monociclista. Considerando um modelo baseado em um pêndulo invertido, determinamos as frequências que proporcionam ao monociclista uma posição de equilíbrio. Esta situação corresponde ao mínimo da energia potencial.

Palavras-chave: Monociclo. Pêndulo invertido. Função potencial. Oscilações harmônicas.

Downloads 1460  1460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
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