Categoria: Física Artigos |
As licenciaturas em Física das universidades brasileiras: um diagnóstico da formação inicial de prof |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
GOBARA, Shirley Takeco; GARCIA, João Roberto Barbosa
Este artigo apresenta os resultados preliminares de um projeto que teve como objetivo geral realizar um levantamento sobre os cursos de Licenciatura do Brasil. As informações que compõem esse levantamento foram obtidas inicialmente de um banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, que disponibiliza informações sobre as instituições que oferecem os diferentes cursos de graduação do Brasil. A partir desses dados, levantaram-se as instituições que oferecem cursos de Licenciatura em Física e utilizando-se de um questionário, buscou-se as informações sobre as condições de oferta e do número de egressos, dos últimos cinco anos, dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil. Esse projeto foi proposto tendo em vista o quadro complexo da formação de professores para o ensino médio, em particular, o problema que tem sido objeto de debate na esfera educacional que é o déficit de professores de física para atuar nas escolas de ensino médio. Finalmente, discute-se sugestões de organização institucional e possíveis percursos de formação desses profissionais que apontem alternativas para uma mudança do quadro atual.
Palavras-chave: Licenciaturas. Formação docente. Ensino de física.
|
1706 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Construção do conceito de ‘momento de uma força’ a partir de experimentos relacionados ao cotidiano |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Raphael de Carvalho; SANTOS, Wilma Machado Soares; DIAS, Penha Maria Cardoso
Nas escolas, nas quais o enfoque de ensino é o tradicional, poucos estudantes desenvolvem uma razoável capacidade de abstração; como consequência, uma boa parte deles apresenta dificuldade em acompanhar certos tópicos dos cursos de física, mesmo no nível do ensino médio. A utilização de experimentos e animações é potencial aliada na exposição de fenômenos, pois exibem uma manifestação do caso abstrato que se deseja transmitir ao aluno.
|
1646 0 bytes Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008 http://www.sbfisica.org.br/fne/ |
Categoria: Física Artigos |
Transformação de coordenadas aplicada à construção da maquete tridimensional de uma constelação |
Versão: Atualização: 31/5/2010 |
Descrição:
SILVA, Guilherme Marques dos Santos; RIBAS, Felipe Braga; FREITAS, Mário Sérgio Teixeira de
Neste trabalho descrevemos uma atividade teórico-experimental, destinada a alunos de graduação em ciências exatas ou do ensino médio, cujo objetivo principal consiste em aplicar conceitos físicos e matemáticos para resolver problemas decorrentes da construção de uma maquete tridimensional da constelação do Cruzeiro do Sul. O aparato é feito com material de custo moderado como LED's brancos adaptados a potenciômetros para o ajuste de brilho. O conteúdo teórico é composto de conceitos básicos sobre astronomia de posição, transformação de coordenadas e geometria e trigonometria elementares. Neste artigo, discutem-se aspectos da execução da atividade, tendo sido incluída uma listagem dos materiais utilizados. Também são mostradas algumas imagens fotográficas do resultado obtido.
Palavras-chave: Astronomia de posição. Maquete. Constelação. Transformação de coordenadas.
|
1623 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
|