Categoria: Física Artigos |
A resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica |
Versão: Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
FÁVERO, Maria Helena; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa em resolução de problemas de Física, baseada nos trabalhos publicados nos principais periódicos da área do final dos anos 70 até 1999. A partir da categorização das publicações segundo o tipo de questão estudada, o aporte teórico utilizado, o método de pesquisa adotado, seus resultados e conclusões, é apresentado um perfil da pesquisa na área. Em seguida, esse é discutido e analisado apontando-se os aspectos convergentes que caracterizam a área. A partir dessa análise, é defendida a tese, baseada na proposta de Fávero (2000) segundo a qual, para que se possa gerar subsídios para a prática de ensino da Física por meio do estudo da resolução de problemas, esse deve ser desenvolvido de acordo com um método que ultrapasse a ideia de transmissão nos processos comunicacionais da situação de sala de aula, para adotar a ideia de interlocução (Vion, 2000) o que implica, portanto, que seja centrado numa situação de interação social, de modo a evidenciar as regulações cognitivas dos sujeitos e sua tomada de consciência, em função de um campo conceitual (Vergnaud, 1990b) particular -no caso, a Física- e a análise destes processos, a partir da produção e dos processos comunicacionais (Bromberg & Chabrol, 1999) desenvolvidos nessa interação. Essa tese se apoia na articulação de conceitos particulares da Psicologia, incluindo sua interface com a linguística, tais como “campo conceitual”, “tomada de consciência“ e “atos da fala” , que são retomados para dar-lhe sustentação.
Palavras-chave: Resolução de problemas e ensino de Física. Tomada de consciência. Campo conceitual. Processos comunicacionais.
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781 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V6(2), 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
O estudo da energia: uma experiência de ensino na perspectiva CTS e o uso de mídias |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
ANDRADE JUNIOR, José Adauto; DANTAS, Cláudio Rejane da Silva; NOBRE, Francisco Augusto Silva
O conteúdo de energia na disciplina de Física no nível médio é transmitido para os alunos de uma forma que estes assimilem mecanicamente, quando muito, o que não leva a uma aprendizagem significativa deste conteúdo. Nosso trabalho tem como objetivo propor o estudo deste conteúdo relacionado com a temática CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e uso de mídias, para investigarmos possíveis mudanças no entendimento dos educandos sobre o conceito de energia. Neste sentido pretendemos relatar uma experiência de intervenção didática realizada com uma turma do 3º ano do nível médio de uma escola pública da cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde abordamos: o conteúdo energia; sua conservação e como se manifesta em uma abordagem CTS. A escolha do conteúdo energia foi pelo fato de que este assunto já foi discutido em séries anteriores, logo, para eles, não seria o primeiro contato com tal conteúdo. Apresentamos o conceito sobre energia, enfatizado o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas atividades de ensino de física, como a utilização de mídias tais como: vídeos, laboratório conectado a internet e textos de revistas científicas. Aplicamos para análise dos dados dois questionários, um antes e o outro após a realização das aulas do trabalho de pesquisa proposto. Em nossa análise inferimos que ocorreu uma aprendizagem significativa dos conceitos de energia. O estudo apontou também à importância da abordagem CTS no ensino de física no nível médio. Entendemos que é necessário inserir esta abordagem nas aulas dos professores de Ciências, refletindo a necessidade de se contextualizar os tópicos presentes nos livros didáticos de física relacionando-os com os diversos tipos de mídias que estão presentes no dia a dia dos alunos, como o computador, jornais, revistas e noticiários jornalísticos.
Palavras-chave: Física, mídias, energia, CTS.
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793 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID94/v5_n1_a2010.pdf |
Categoria: Física Artigos |
A relação com o saber profissional do professor de Física e o fracasso da implementação de atividade |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; KANBACH, Bruno Gusmão.
Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de Física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de Física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de Física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das ideias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.
Palavras-chave: Física, ensino médio, aulas experimentais, relação com o saber.
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797 0 bytes UFRGS http://www.if.ufrgs.br |
Categoria: Física Artigos |
Desenvolvimento Histórico da Dinâmica: Referente para a Evolução das Concepções dos Estudantes sobre |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
HARRES, João Batista Siqueira
Tomando como referência o desenvolvimento histórico da dinâmica, realiza-se um contraste entre uma escala evolutiva das concepções de estudantes (futuros professores) sobre força e movimento. Os dados mostram que, adotando-se algumas posturas epistemológicas e metodológicas recomendadas a partir de trabalhos de revisão da pesquisa sobre o que os estudantes sabem sobre força e movimento, encontra-se uma realidade mais complexa dessas ideias. Estas, denominadas de ́concepções intermediárias ́ identificam-se fortemente com os modelos explicativos construídos posteriores à física aristotélica e anteriores à visão newtoniana, caracterizando o que alguns autores chamam de “física da força impressa”. Ao final, discute-se as implicações dos resultados para o ensino e, especialmente, a formação de professores.
Palavras-chave: História da ciência. Dinâmica. Força e movimento.
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798 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos
Nesse trabalho foi analisada a produção recente na área de investigações sobre a utilização da experimentação como estratégia de ensino de Física, com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão sobre as diferentes possibilidades e tendências dessas atividades tendo em vista subsidiar o trabalho de professores e pesquisadores do ensino no nível médio. A análise dos dados teve como referência os trabalhos publicados entre 1992 e 2001 na Revista Brasileira de Ensino de Física (SBF), em seu encarte Física na Escola e também no Caderno Catarinense de Ensino de Física (UFSC). Foram investigadas a área temática das publicações e diversos aspectos metodológicos relacionados com as propostas de atividades experimentais, como a ênfase matemática empregada, o grau de direcionamento das atividades, o uso de novas tecnologias e a relação com o cotidiano. Os resultados obtidos revelaram que a experimentação continua sendo tema de grande interesse dos pesquisadores apresentando essa estratégia ampla gama de enfoques e finalidades para o ensino de Física.
Palavras-chaves: Atividades experimentais, ensino de física, laboratório de física.
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802 0 bytes SBFísica http://www.sbfisica.org.br |
Categoria: Física Artigos |
Condições de Produção no Funcionamento da Leitura na Educação em Física |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P. M. de; SILVA, Henrique César da; MACHADO, José Luís Michinel
São apresentados aspectos do funcionamento da leitura em aulas de física, a partir de estudos nos quais o desafio foi se pensar a mediação do texto como meio privilegiado para que, cada vez mais, indivíduos tenham maior acesso à cultura científica, entendida como compreensão da própria ciência, seus modos de produção e suas relações com a sociedade e a tecnologia. É analisada a leitura em situações de ensino, na escola média e na universidade; o principal suporte dos estudos é a análise de discurso na linha francesa, como tem sido divulgada por M. Pêcheux e E. Orlandi, com destaque para as condições de produção da leitura; aspectos como memória e ideologia possibilitam a superação de uma visão apenas instrumental dessa atividade e permitem identificar deslocamentos em relação ao funcionamento da leitura e aos conhecimentos dos estudantes relativos ao saber científico.
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817 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001 http:// |
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