Categoria: Física Artigos |
A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
SILVA, Fabio W. O. da
O tratamento habitualmente dado em livros-texto de Física à evolução da teoria ondulatória da luz, a partir do modelo de Christiaan Huygens, pode ser considerado uma reconstrução a posteriori (whiggismo), que impõe uma interpretação atual a conceitos enunciados no Século XVII. A leitura do texto original de Huygens, todavia, revela diferenças profundas com as concepções mais recentes da luz e uma afinidade maior com a mecânica do que com a óptica moderna ou o eletromagnetismo. Essa análise sugere a necessidade da utilização de fontes primárias no ensino de ciências, não se restringindo aos livros-texto que, muitas vezes, contêm uma leitura histórica cristalizada.
Palavras-chave: Teoria ondulatória. Óptica. Whiggismo. Huygens.
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1419 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis. v.29, n.1, São Paulo, 2007 http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=29&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
A Evolução de um Grupo de Aprendizagem num Curso de Física de Ensino Médio |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto
O objetivo desse trabalho consiste em investigar a dinâmica de funcionamento de um grupo de aprendizagem em física e as relações com as intervenções do professor. Os dados coletados, mediante gravação das aulas em vídeo, referem-se a uma situação didática que ocorreu num curso regular de física do ensino médio. A análise dos dados focalizou três aspectos: as dificuldades encontradas pelos grupos de alunos para se estruturarem como grupo de trabalho, a ação efetiva colocada em prática pelo professor e a evolução dos eventos ao longo de dois semestres. O referencial teórico para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente o trabalho de Didier Anzieu sobre organizadores psíquicos inconscientes de grupo. Entre os principais resultados encontrados podemos destacar a mudança do grupo de uma configuração inicial em que predominou a indiferenciação e a fusão para uma posição final marcada pela subjetivação e individuação do grupo.
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657 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 2, 2001 http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/ |
Categoria: Física Artigos |
A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Marli Cardoso; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de
Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio.
Palavras-chave: Jogos. Ensino Médio. Avaliação formativa. Professora reflexiva.
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2618 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2004, vol.26, no.1, p.57-61. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=26&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
A física determinando como o golfinho pesca |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
COIMBRA, Débora; VALLE, Anderson Luis do; MELO, Franciele C. C.; MARLETTA, Alexandre.
Através da observação meticulosa da atividade dos golfinhos tucuxi, em Pipa, RN, houve uma discussão sobre como conceitos simples de mecânica, como a adição galileana de velocidades, concorrem para a eficácia das estratégias de caça realizadas por esses mamíferos.
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2543 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol8/Num1/ |
Categoria: Física Artigos |
A física do violino |
Versão: Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
DONOSO, José Pedro; TANNUS, Alberto; GUIMARÃES, Francisco; FREITAS, Thiago Corrêa de
Neste artigo apresentamos uma descrição ao geral da física do violino, analisando os conceitos que lhes dão sustentação física e que revelam toda a riqueza e o potencial pedagógico do assunto. Destacamos as contribuições de físicos como Helmholtz, Savart, Raman e Saunders no esforço para descrever a vibração produzida pelo arco nas cordas, e por compreender as propriedades acústicas do instrumento. Descrevemos a função de cada uma das componentes do instrumento e discutimos a importância dos modos normais de vibração dos tampos e do cavalete na resposta acústica do violino. A ressonância acústica da caixa do violino (ressonância de Helmholtz) será discutida fazendo-se um paralelo entre osciladores mecânico, elétrico e acústico. Discutiremos a resposta acústica do violino e descreveremos a produção de seu som caraterístico, que resulta da forma de onda originada pela excitação das cordas pelo arco, influenciada pelas vibrações e ressonâncias do corpo do violino, seus tampos e o cavalete.
Palavras-chave: Violino. Acústica. Ressonância. Instrumentos musicais. Helmholtz.
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740 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
A física dos quarks e a epistemologia |
Versão: Atualização: 9/8/2010 |
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio
O objetivo deste trabalho é o de apresentar, conceitualmente, a física dos quarks como um assunto acessível e motivador que ilustra, de maneira inequívoca, a relação teoria e experimentação em física. Conta-se a história dos quarks e utiliza-se essa história para exemplificar questões epistemológicas. Ao longo dessa narrativa, em nenhum momento faz-se uso de imagens de partículas elementares porque acredita-se que, nessa área da física, as imagens apenas reforçam obstáculos representacionais mentais que, praticamente, impedem a aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Física dos quarks. Epistemologia. Ensino de Física.
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2148 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
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