Categoria: Física Artigos |
A popularização na ciência: a óptica de newton no século XVIII |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2010 |
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz
As atuais aulas de Ciências, geralmente, não apresentam discussões referentes à aspectos da natureza da ciência, por exemplo, como uma teoria se desenvolve com o tempo e a influência de fatores não-racionais na sua construção. Tais aspectos são relevantes na hora do aluno desenvolver uma visão mais adequada na sua compreensão de como uma teoria ou modelo é construído. Além disso, as abordagens mais tradicionais, também, já não garantem a aprendizagem de teorias físicas. Com a inserção de discussões, que envolvam a História e a Filosofia da Ciência (HFC), os alunos poderão vivenciar o desenvolvimentos de teorias físicas e, também, realizar estudos sobre a natureza da ciência, colocando em evidência aspectos não abordados nas práticas mais tradiconais. Este estudo é baseado em uma pesquisa bibliográfica, que contempla a história da óptica, e, em especial, a controvérsia existente em relação a natureza da luz com destaque a influência newtoniana para a aceitação da teoria corpuscular no século XVIII. Neste trabalho problematizaremos uma visão ingênua do desenvolvimento histórico da ciência, onde, geralmente, ela é vista de forma contínua e fatores não-racionais são excluídos da construção de teorias físicas.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Popularização na Ciência. Isaac Newton.
|
18289 0 bytes Revista Holos http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/192/166 |
Categoria: Física Artigos |
A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Marli Cardoso; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de
Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio.
Palavras-chave: Jogos. Ensino Médio. Avaliação formativa. Professora reflexiva.
|
2574 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2004, vol.26, no.1, p.57-61. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=26&num=1 |
|