Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GOMES, Luciano Carvalhais; BELLINI, Luzia Marta

Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.

Palavras-chave: ensino de física, epistemologia, empirismo, inatismo e construtivismo.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/02.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
PEREIRA, Alexsandro P.; OSTERMANN, Fernanda

O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o ensino de física moderna e contemporânea realizada através da consulta a artigos publicados nas principais revistas de ensino de ciências do Brasil e do exterior no período de 2001 a 2006. A pesquisa concentrou-se nos trabalhos direcionados ao ensino e resultou numa amostra de 102 artigos. Os trabalhos consultados foram classificados em quatro grandes categorias: propostas didáticas testadas em sala de aula, levantamento de concepções, bibliografia de consulta para professores, análise curricular.

Palavras-chave: ensino de física moderna e contemporânea, pesquisa em ensino de física, revisão da literatura.

Downloads 576  576  Tamanho do arquivo 232 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Metáforas na Física Popular Versão: pdf
Atualização:  28/5/2013
Descrição:
ARRUDA, Sergio M.

A interpretação de uma teoria física: regras semânticas ou
semelhanças de família?
É razoavelmente difundida no meio científico a idéia de que o discurso científico, por estar comprometido com a descrição objetiva da realidade, deve tanto quanto possível ser claro, construído a partir de termos com significado preciso e estável. Não deve haver lugar na linguagem científica para as ambigüidades provenientes do uso de metáforas, alegorias e outras figuras características da linguagem comum e poética.

Palavras-chave: Einstein, efeito fotoelétrico, radiação, Teoria Quântica.

Downloads 578  578  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad.Cat.Ens.Fís., Florianópolis, v.10,n.1: p.25-37  Site http://www.fsc.ufsc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Equilíbrio no espaço: experimentação e modelagem matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
BORGES, P.A. Pereira; TONIAZZO, N.A.; SILVA, J.C. da

A elaboração e realização de experimentos, associadas à interpretação dos resultados, construção e aplicação de conceitos e uso de recursos da informática, constituem uma opção metodológica desafiadora no ensino de física dos dias atuais, considerando as necessidades de conhecimento, habilidades e criatividade que as novas gerações devem ter para enfrentar os problemas científicos e tecnológicos. Este trabalho tem como objetivos apresentar o problema de cálculo das forças atuantes em cabos e hastes que sustentam massas no espaço, desenvolver um modelo matemático geral, como um estudo de modelagem fortemente integrador dos conteúdos das disciplinas de Mecânica Geral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico de cursos de engenharia, física ou matemática. O modelo foi testado com verificação experimental para várias situações, sendo três delas descritas no artigo: casos simétrico e assimétrico com forças de tração e um caso assimétrico com força de compressão. Foi realizada a análise de incerteza das medidas de comprimento dos cabos e posicionamento dos apoios. O trabalho evidenciou a riqueza de situações de aprendizagem e aplicação de conceitos, técnicas de tratamento de dados de medida e desafios matemáticos, ao associar ações teóricas e experimentais para a validação do modelo, além de apresentar outras investigações relacionadas com o tema abordado.

Palavras-chave: mecânica, ensino de física, experimentação, tecnologia e ensino.

Downloads 588  588  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n.   Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/10.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Updating the Physics Curriculum in High Schools: a Teaching Unit About Superconductivity Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Ostermann, Fernanda ; Moreira, Marco Antônio

O artigo trata da implementação em uma unidade didática sobre supercondutividade em turmas de duas escolas de ensino médio através da disciplina de Estágio supervisionado. Os autores buscaram estabelecer analogias com a física clássica à luz da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.

Palavras-chave: ensino médio, física contemporânea.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Discutindo Modelos de Visão Utilizando a História da Ciência Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz
Embora perguntar o porquê enxergamos um objeto venha a nos parecer uma pergunta tão trivial, em determinadas situações é bastante comum as explicações advindas do público escolarizada ou não serem totalmente contraditórios a explicação científica atual. Em alguns casos, as respostas dadas, por exemplo, em sala de aula, são encaradas como erros grosseiros, sendo repelidos e rechaçados pelos professores de ciências. O objetivo deste trabalho é mostrar que, em muitas situações, existe uma correlação entre os erros apresentados pelos alunos em sala de aula com modelos desenvolvidos por cientistas em épocas passadas. Portanto, ciente desta correlação, o docente poderá desenvolver práticas que aproximem às respostas dos alunos a explicação científica atual. Objetivamos mostrar uma possibilidade de se trabalhar um conceito científico bastante discutido, tomando como ponto de partida a vivência dos alunos.

Palavras-chave: História da Ciência. Óptica. Modelos de visão. Ensino de Física.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Holos, Ano 25, Vol. 3 - 2009  Site http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/index
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Simulação computacional e maquetes na aprendizagem de circuitos elétricos: um olhar sobre a sala de  Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
REBELLO, Ana Paula; RAMOS, Maurivan Güntzel

O artigo apresenta um relato de investigação sobre o processo de aprendizagem de circuitos elétricos, no Ensino Médio, contando, principalmente, com o auxílio de simulação computacional e de maquetes. Para avaliar a aprendizagem foram comparados desempenhos dos alunos em testes aplicados antes e depois das atividades e para compreender o processo vivenciado pelos alunos foram realizadas entrevistas. Os resultados quantitativos mostram que a aprendizagem dos alunos foi significativa e a análise qualitativa das entrevistas permite compreender os motivos dessa diferença, de modo que uma análise serve para potencializar a outra.

Palavras-chave: Ensino de Física. Circuitos elétricos. Maquetes. Recursos computacionais. Unidade de aprendizagem.

Downloads 614  614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID70/v4_n1_a2009.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de Situações de Controvérsias e Conflitos Cognitivos Através de uma Leitura Lakatiana Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo

Este trabalho propõe observar a construção dos pensamentos dos alunos em sala de aula, em momentos em que são estimulados conflitos cognitivos e controvérsias. Para isso, sugere-se o emprego de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa leitura dos programas de pesquisa de Lakatos. A ideia é empregar essa leitura para qualificar o pensamento dos alunos e estruturá-los como se fossem programas. Em seguida, aplicam-se as condições de Posner et al. para entender a razão do comprometimento dos pensamentos dos alunos aos programas.

Palavras-chave: Conflito cognitivo. Programas de pesquisa. Aprendizagem de cinemática angular.

Downloads 619  619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI - V8(1), pp. 7-30, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Apresentação e avaliação de material de sustentação e experimentação em ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LIMA, Valderez Marina do Rosário; HARRES, João Batista Siqueira; BORGES, Regina Maria Rabello; ROCHA FILHO, João Bernardes da

Este artigo descreve e avalia o uso de um conjunto didático modular não-comercial destinado ao ensino de Física, no Ensino Médio, desenvolvido tanto para sustentação de experimentos gerais quanto para aplicação exclusiva em certos experimentos próprios do ensino da Mecânica. O material foi avaliado em sala de aula, em um curso de Licenciatura em Física, por licenciandos que utilizaram o conjunto ao longo de seus estudos. O artigo apresenta os resultados da pesquisa, a partir da análise das respostas dos licenciandos a um questionário. Os resultados sugerem que o material se constitui em um bom incentivo à proposição de atividades de laboratório no ensino de Física porque facilita a realização de experimentos de Mecânica e também de outros tópicos que exigem meios de sustentação. Os estudantes também assinalaram que o conjunto confere praticidade e ludicidade à experimentação, é de utilização simples e de fácil reprodução, sendo disseminado de forma livre, permitindo que professor e escola evitem os custos elevados de produtos comerciais destinados ao mesmo fim.

Palavras-chave: ensino de Física, experimentação, material de sustentação.

Downloads 622  622  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID69/v4_n1_a2009.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre o EAD no Ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
CUNHA, Silvio Luiz Souza

São apresentadas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do Ensino a Distância (EAD) no ensino da Física. Em particular discorremos sobre as motivações, as condições e o potencial da contribuição da EAD a melhoria do ensino de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. TIC. EAD. Educação a distância. Formação de professores.

Downloads 625  625  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »