Categoria: Física Artigos |
Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê? |
Versão: Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio
A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.
Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia. Sociedade.
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513 0 bytes Ensaio - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Equilíbrio no espaço: experimentação e modelagem matemática |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
BORGES, P.A. Pereira; TONIAZZO, N.A.; SILVA, J.C. da
A elaboração e realização de experimentos, associadas à interpretação dos resultados, construção e aplicação de conceitos e uso de recursos da informática, constituem uma opção metodológica desafiadora no ensino de física dos dias atuais, considerando as necessidades de conhecimento, habilidades e criatividade que as novas gerações devem ter para enfrentar os problemas científicos e tecnológicos. Este trabalho tem como objetivos apresentar o problema de cálculo das forças atuantes em cabos e hastes que sustentam massas no espaço, desenvolver um modelo matemático geral, como um estudo de modelagem fortemente integrador dos conteúdos das disciplinas de Mecânica Geral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico de cursos de engenharia, física ou matemática. O modelo foi testado com verificação experimental para várias situações, sendo três delas descritas no artigo: casos simétrico e assimétrico com forças de tração e um caso assimétrico com força de compressão. Foi realizada a análise de incerteza das medidas de comprimento dos cabos e posicionamento dos apoios. O trabalho evidenciou a riqueza de situações de aprendizagem e aplicação de conceitos, técnicas de tratamento de dados de medida e desafios matemáticos, ao associar ações teóricas e experimentais para a validação do modelo, além de apresentar outras investigações relacionadas com o tema abordado.
Palavras-chave: mecânica, ensino de física, experimentação, tecnologia e ensino.
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539 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/10.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Discutindo Modelos de Visão Utilizando a História da Ciência |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz Embora perguntar o porquê enxergamos um objeto venha a nos parecer uma pergunta tão trivial, em determinadas situações é bastante comum as explicações advindas do público escolarizada ou não serem totalmente contraditórios a explicação científica atual. Em alguns casos, as respostas dadas, por exemplo, em sala de aula, são encaradas como erros grosseiros, sendo repelidos e rechaçados pelos professores de ciências. O objetivo deste trabalho é mostrar que, em muitas situações, existe uma correlação entre os erros apresentados pelos alunos em sala de aula com modelos desenvolvidos por cientistas em épocas passadas. Portanto, ciente desta correlação, o docente poderá desenvolver práticas que aproximem às respostas dos alunos a explicação científica atual. Objetivamos mostrar uma possibilidade de se trabalhar um conceito científico bastante discutido, tomando como ponto de partida a vivência dos alunos.
Palavras-chave: História da Ciência. Óptica. Modelos de visão. Ensino de Física.
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544 0 bytes Holos, Ano 25, Vol. 3 - 2009 http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/index |
Categoria: Física Artigos |
Apresentação e avaliação de material de sustentação e experimentação em ensino de Física |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Valderez Marina do Rosário; HARRES, João Batista Siqueira; BORGES, Regina Maria Rabello; ROCHA FILHO, João Bernardes da
Este artigo descreve e avalia o uso de um conjunto didático modular não-comercial destinado ao ensino de Física, no Ensino Médio, desenvolvido tanto para sustentação de experimentos gerais quanto para aplicação exclusiva em certos experimentos próprios do ensino da Mecânica. O material foi avaliado em sala de aula, em um curso de Licenciatura em Física, por licenciandos que utilizaram o conjunto ao longo de seus estudos. O artigo apresenta os resultados da pesquisa, a partir da análise das respostas dos licenciandos a um questionário. Os resultados sugerem que o material se constitui em um bom incentivo à proposição de atividades de laboratório no ensino de Física porque facilita a realização de experimentos de Mecânica e também de outros tópicos que exigem meios de sustentação. Os estudantes também assinalaram que o conjunto confere praticidade e ludicidade à experimentação, é de utilização simples e de fácil reprodução, sendo disseminado de forma livre, permitindo que professor e escola evitem os custos elevados de produtos comerciais destinados ao mesmo fim.
Palavras-chave: ensino de Física, experimentação, material de sustentação.
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558 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID69/v4_n1_a2009.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Abordando o conceito de física quântica no ensino médio |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
IRAMAIA, Jorge Cabral de Paulo; MOREIRA, Marco Antônio.
A componente experimental do trabalho foi realizada em duas escolas de Ensino Médio da rede particular da cidade de Cuiabá, Brasil, envolvendo cerca 100 alunos, para os quais foram ministrados conteúdos sobre os conceitos fundamentais da MQ na Interpretação de Copenhagen (não determinismo e complementaridade), sendo que, numa das escolas, isso ocorreu após o ensino do tópico “ondulatória”, na perspectiva do ensino da Física Clássica, e na outra escola, antes do ensino deste tópico. Os instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem dos alunos, foram avaliações escritas com questões objetivas e questões abertas. Os dados obtidos foram interpretados através de análise fenomenográfica. Os resultados obtidos indicam que os alunos não apresentaram dificuldades em aprender os conceitos quânticos abordados que sejam maiores que as dificuldades em aprender conceitos clássicos. Foram também identificadas algumas concepções com relação aos conceitos de complementaridade e não determinismo que podem fornecer subsídios sobre como os aprendizes constróem uma aprendizagem potencialmente significativa sobre os conceitos fundamentais da MQ.
Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica no ensino médio, interpretação de Copenhagen, aprendizagem significativa crítica.
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